Plantas da Mata atlântica: Conheça as principais
Um dos mais extensos e mais ricos biomas presentes no Brasil é, sem dúvidas, a Mata Atlântica. Marcado por uma fauna e flora singular, é ele quem nos reserva diversas espécies únicas a serem conhecidas.
Assim, para que tenha uma melhor noção sobre, reunimos abaixo Plantas da Mata atlântica que são as principais e você precisa conhecer, olha só:
Pau-Brasil
Começamos esse post falando do Pau-Brasil, espécie que deu nome à nossa nação. Essa foi a primeira madeira de lei brasileira, tendo sido alvo da exploração portuguesa e também dos cuidados desses colonizadores para que não houvesse contrabando por parte de outros povos como os espanhóis.
Hoje, o Pau-Brasil é utilizado principal na etapa de fabricação de móveis, tendo uma ótima qualidade. Além disso, pode estar presente também na fabricação de violinos, por exemplo.
Ipê
Encontrados com diversas cores e sempre diante de uma beleza sem igual, o Ipê é uma outra espécie nativa da Mata Atlântica, sendo considerada a flor nacional pelo destaque que possui entre as espécies da nossa flora.
Atualmente, é uma planta muito utilizada para fins ornamentais, mas além disso sua madeira é bastante densa, podendo ser utilizada até mesmo na fabricação de pontes.
Jacarandá
Outra espécie de planta que nos chama atenção pela sua beleza é o Jacarandá, que inclusive possui algumas semelhanças com o Ipê lilás. Ele é utilizado para ornamentação e quando floresce, nos encanta pela mescla de tons que variam entre o roxo e o azul.
Urucum
O Urucum é uma planta que faz surgir o fruto de mesmo nome, tendo sido ele muito utilizado pelos indígenas para pinturas corporais e também como elemento fundamental para o desenvolvimento da medicina popular.
A espécie é considerada de grande porte e pode alcançar a marca de seis metros de altura, servindo hoje para tratamentos naturais, o que se deve principal a sua ação antioxidante já reconhecida.
Orquídea
Já a Orquídea pode ser encontrada em diferentes tamanhos e tonalidades, tendo como principal uso atrelado a si a decoração, visto que é muito bonita e a delicadeza de suas flores ganham muito destaque nesse sentido.
Monjoleiro
Essa é uma espécie bastante densa da Mata Atlântica, podendo chegar a extensões bastante consideráveis incluindo desde a própria altura até a robustez dos seus troncos e folhagens.
Atualmente, se destacam em iniciativas ligadas a preservação ambiental, visto que a espécie é muito requisitada quando pensamos em ações voltadas ao reflorestamento.
Bromélia
De aparência exótica e chamativa, a Bromélia é uma planta reconhecida principalmente pela disposição de suas folhas em formato de rosas, gerando um visual bem diferente e que tem agradado no que diz respeito a ornamentações.
Outro ponto positivo é que pode ser mantida tanto em espaços internos quanto externos, se tornando uma ótima opção para projetos de paisagismo.
Araçá
O Aracá, por sua vez, é uma planta que gera um fruto de mesmo nome, sendo similar à goiaba. Dessa forma, ele pode ser consumido tanto em seu estado natural quanto se tornar ingrediente para sucos e tantas outras receitas.
Inclusive, existem muitos benefícios ligados ao seu consumo, visto que tem um grande teor nutritivo.
Peroba
Podendo chegar acerca de 40 metros de altura, a Peroba é uma planta extensa e bastante robusta encontrada na Mata Atlântica. Sua principal utilização diz respeito a fabricação de peças em madeira, sendo muito frequente sua presença em carpintarias.
Café de Bugre
Encontrada com certa facilidade, o Café de Bugre é uma planta também conhecida como Guaçatonga. Seu fruto é normalmente consumido por pássaros que também habitam a Mata Atlântica, podendo ser inclusive consumido por humanos e trazendo benefícios como o auxílio ao emagrecimento.
Cedro
Com copa alta e tronco bastante alongado, o Cedro pode ser utilizado de múltiplas maneiras, incluindo desde a ornamentação até a utilização da sua madeira para fabricação de itens diversos, tendo uma excelente qualidade.
Fedegoso
Dona de uma beleza sem igual, a planta Fedegoso pode alcançar uma extensão considerável, fazendo com que seja recorrente o seu uso em projetos de paisagismo que possuem como foco a ornamentação de espaços externos.
Outro ponto interessante é que conta com propriedades medicinais, estando sendo cada vez mais popular o Chá de Fedegoso.
Saboeiro
Saboeiro é a planta capaz de produzir sabão de modo natural, o que ocorre graças aos seus frutos que contam com propriedades bem interessantes nesse sentido, sendo uma opção para a lavagem de roupas, dentre outros itens.
Pau Ferro
Presente em muitos dos estados brasileira, essa espécie ligada a Mata Atlântica é uma planta frutífera que também apresenta flores entre os meses de fevereiro e maio. Além disso, serve regularmente como alimentação para animais.
Tucaneiro
Alcançando cerca de 20 metros de altura em seu estágio de maior desenvolvimento, o Tucaneiro é uma planta popular quando analisamos projetos de reflorestamento, estando também presente em projetos de paisagismo.