21 Comidas Típicas do Centro-Oeste: Do Arroz com Pequi ao Furrundum!
As comidas típicas do Centro-Oeste têm forte influência indígena e ingredientes típicos da natureza da região. Confira os pratos típicos de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que trazem os sabores da terra e as misturas de ingredientes simples que resultam em pratos calorosos e marcantes!
1. Arroz com pequi
Outro prato não poderia ser o número 1: o arroz com pequi é símbolo da culinária da região! O arroz é recheado e ganha cor com a fruta e a cúrcuma. O pequi tem sabor marcante e sua semente é envolvida por espinhos, por isso não deve ser mordido por inteiro.
A fruta dá um toque adocicado ao prato, sem esquecer dos outros temperos que dão mais sabor e cor, como o louro e cheiro verde.
2. Pamonha
Pouca gente sabe, mas a pamonha é original do Centro-Oeste, um prato presente no dia a dia dos moradores da região. A massa feita com milho verde ralado ou batido no liquidificador junto com outros ingredientes, como coco ralado, água, açúcar e sal, é enrolada na palha de milho e vai ao fogo para cozinhar.
Ela fica bem molinha e pode ser servida com canela em pó, queijo, entre outros acompanhamentos.
3. Bolinho de arroz cuiabano
Os bolinhos de arroz de Cuiabá são famosos! A receita leva coco, erva doce, arroz, mingau de mandioca com açúcar e queijo ralado – já dá pra perceber que ele tem um gostinho diferenciado.
4. Pacu assado recheado
O prato típico do Pantanal não poderia ficar de fora dessa lista. O pacu assado é partido ao meio e recheado com uma mistura de dar água na boca: farofa de mandioca, ovos cozidos e azeitonas.
5. Galinhada com pequi
E é claro que não poderia faltar pequi na galinhada do Centro-Oeste, dando um sabor especial à mistura da galinha caipira cozida com arroz. Os temperos fazem toda a diferença, incluindo o açafrão-da-terra que dá cor ao cozido.
6. Mojica de pintado
Tem mojica no Norte e no Centro-Oeste também! A mojica de pintado une o sabor do peixe com a mandioca em pedaços que derrete na boca. Não pode faltar açafrão nem pimenta, cebolinha e cheiro verde!
Veja também: 50 Comidas Indígenas: Conheça o Hîhi, Jiquitaia, Buré e Mais!
7. Carnes exóticas
As carnes exóticas são relativamente comuns no Centro-Oeste, na região pantaneira e nos principais restaurantes de Brasília! Lá você experimenta carne de capivara, javali, paca, avestruz, marreco e jacaré!
8. Empadão Goiano
Em Goiás você experimenta o empadão goiano que vale por uma refeição completa! A massa é bem fofinha e derrete na boca, enquanto as combinações de recheio podem variar. O tradicional é o de palmito guariroba, mais amargo, já o de frango com carne de porco e linguiça é o mais popular!
9. Caribéu pantaneiro
O caribéu pantaneiro é um prato simples e de substância! A receita pantaneira é de origem indígena e portuguesa, e une carne seca com mandioca cozida em pedaços. Para temperar e refogar a carne, utiliza-se colorau, pimenta bode, coentro, salsinha e cebolinha, entre outros temperos.
10. Caldo de piranha
Quem não dispensa um bom caldo também vai se deliciar com o caldo de piranha – pode ficar tranquilo(a) que ela não vai te morder! A carne da piranha tem um sabor especial, é refogada com sal e pimenta, tomate, pimentão, cebola, cebolinha e coentro, e incorpora o caldo do cozimento. O prato é servido bem quente com uma boa pimenta-malagueta para dar uma apimentada!
11. Sopa paraguaia
Na fronteira entre Paraguai e Brasil, a sopa paraguaia faz sucesso. Mas não se trata de uma sopa tradicional e, sim, de uma torta salgada feita com farinha de milho e queijo, ideal para o café da manhã ou para o lanche da tarde.
12. Arroz boliviano
A proximidade com a Bolívia também trouxe influências estrangeiras para a culinária da região. O prato é simples, feito a partir da mistura do arroz cozido com carne moída e banana-da-terra frita, linguiça calabresa, cenoura, entre outros.
13. Vaca atolada
O prato típico do Mato Grosso do Sul é uma comida caipira de respeito! A carne e mandioca são refogadas e cozinham juntas, servidas com cheiro-verde e uma boa pimenta, é claro!
14. Arroz Maria Isabel
O arroz Maria Isabel, típico do Piauí, também é muito consumido no Centro-Oeste, considerado um prato clássico do Mato Grosso do Sul, que mistura arroz com carne seca, alho, louro, cheiro verde e pimentas, principalmente a pimenta bode, que é típica da região!
15. Tereré
O tereré é muito consumido no Mato Grosso do Sul. Entre ele e o chimarrão, a diferença é que o tereré é preparado com água fria, ao invés de quente. Ambos são preparados com erva-mate!
Doces
16. Furrundum
O furrundum é um doce típico de Cuiabá com sabor diferenciado, feito com mamão verde ralado, rapadura, gengibre, cravo e canela. Tudo vai ao fogo e deve ser mexido até soltar do fundo da panela. Para acompanhar, queijo fresco é ideal!
17. Mané pelado
O mané pelado é um bolo de mandioca de tabuleiro super cremoso que também leva coco e queijo na receita, ganhando um toque salgado à receita!
18. Trufa de paçoca com baru
Um doce típico de Goiás, a trufa ganha o gostinho especial do baru, uma amêndoa típica do cerrado, amendoim moído e torrado, leite condensado, margarina e açúcar.
19. Trufa de pequi
O pequi também é utilizado na receita de uma deliciosa trufa feita com chocolate amargo, leite condensado e creme de leite.
20. Cuca Goiâna
A cuca goiâna é uma espécie de pão doce cuja receita se assemelha bastante a um bolo. Seus principais ingredientes são banana e canela!
21. Doce de mangaba
O doce de mangaba é mais um doce típico da região, feito no fogo com o suco extraído naturalmente da fruta, açúcar, água, cravo-da-índia e canela em pau.