70 Comidas Africanas: Salgadas e Doces
70 comidas africanas com sabores fortes e marcantes: vale a pena experimentar as comidas típicas africanas, como arroz jollof, chakalaka, bobotie e qumbe, entre outros pratos espalhados pelo continente, temperados principalmente com pimenta, gengibre, açafrão, óleo de palma, canela e cardamomo, entre outras especiarias.
Muitas comidas de origem africana têm o milho e a farinha de mandioca em sua composição e consistem em massas, ensopados e pratos feitos com carne de cordeiro, peixe e frango com modos de preparos que traduzem a riqueza cultural e a influência de outras regiões na culinária.
Confira 70 comidas africanas e surpreenda-se!
Comidas africanas salgadas
Fufu
Fufu é uma massa típica africana feita com milho, mandioca ou inhame cozidos, a depender da região – é como se fosse um angu ou pirão bem grosso que é moldado e acompanha ensopados, carnes e peixes. É só ir pegando os pedacinhos do bolo formado e mergulhar no molho para saborear.
Arroz Jollof
O Arroz Jollof é mais consumido na costa atlântica africana. É um prato picante de arroz com tomate que leva pasta de tomate, pimenta vermelha e temperos diversos com sabores marcantes, como a noz-moscada, gengibre, cominho e cebola.
Ekó ogi
O ekó ogi africano deu origem ao acaçá baiano. É uma massa feita com cereais, que pode ser o milho branco, sorgo ou milho da Guiné, que ficam de molho por alguns dias, depois é processado, volta ao molho por mais um dia, então é coado, cozido e está pronto para ser embalado em uma folha verde chamada guedu.
Àkarà nigeriano (acarajé)
O àkarà nigeriano é a comida típica africana que deu origem ao que conhecemos como acarajé. É um bolinho de feijão com o formato de uma colher de sopa, frito em óleos vegetais, que pode ser o de dendê.
Na África Ocidental, principalmente na Nigéria e em Benin, o àkarà faz parte do café da manhã, acompanhado por moin-moin (abará), pão de trigo e ekó, um mingau à base de milho branco.
Chakalaka
Chakalaka é um prato picante típico da África do Sul com consistência de molho (ou não) feito com feijões e legumes, como repolho, tomate e cenoura. É um ótimo acompanhamento para carnes e pão, servido frio.
Bobotie
Nelson Mandela era fã de bobotie, uma das comidas africanas mais famosas, mas com origem na Indonésia. O prato é preparado com carne moída, damasco, passas e curry, entre outras especiarias, e vai ao forno com uma cobertura de ovo e leite. Para acompanhar, arroz amarelo e vinho!
Bunny Chow
O bunny chow é um ensopado sul-africano feito com carne de carneiro ou frango em pedacinhos, temperado com erva-doce, gengibre, cúrcuma e canela em pau, alho e cebola, cardamomo e folhas de louro, entre outras ervas e condimentos.
O ensopado é servido no pão partido ou como uma cesta.
Pap en vleis
Pap en vleis é uma comida africana familiar que combina o pap, uma espécie de polenta ou mingau de milho (na verdade, qualquer preparo com amido de milho) com a carne cozida ou assada. Um prato popular muito apreciado.
Koki – Bolo de Feijão
Feito com feijão caupi esmagado e enrolado em folhas de bananeira, cozido no vapor. Acompanha óleo de palma vermelho ou molho de nozes, peixes, pimenta, entre outros temperos, uma comida africana bastante popular em Camarões.
Samosas
Entre as comidas de origem africana, estão as samosas ou samoosas, mini pastéis na forma triangular com massa bem fininha, recheados com carne ou vegetais com molho picante, fritos em azeite de oliva.
Matapa
E olha só como é o visual da matapa! A comida típica africana, especial de Moçambique, é feita com folhas de mandioca ou de couve, amendoim, leite de coco e camarões pré-cozidos.
Muzongué
Em Angola, o Muzongué é um cura ressaca tiro e queda! O prato é feito com peixe, cacusso ou caranguejo em cubos, temperados e cozidos, servido com batata-doce e mandioca e óleo de palma vermelho.
B’stilla ou pastilla
Em Marrocos, no Norte da África, a pastilla ou b’stilla é indispensável nas comemorações dos marroquinos. É uma torta de frango com massa folhada (filo) que leva coentro e canela no preparo.
Ful medames
O ful medames é preparado e consumido no Egito desde os tempos do Faraó. O prato combina feijões cozidos e vários condimentos, como pimentas e ervas aromáticas. Um bom azeite de oliva não pode faltar.
Nyama na irio
Nyama na irio é uma combinação cheia de energia: purê de batata, milho e ervilha com carne picante ensopada. É uma comida africana bem popular no Quênia.
Cuscuz marroquino (Cuscuz Royale)
O cuscuz marroquino ou cuscuz royale não poderia estar de fora da lista, uma comida africana difundida em todo o país, presente, também, no Brasil. Ele leva carne de cordeiro, frango e legumes e tem toda uma técnica especial de preparo para o cuscuz chegar ao ponto de cozimento perfeito.
Mufete
Mufete é um prato completo, o segundo mais popular em Angola. Ele combina feijão com azeite de dendê ou azeite vermelho, peixe grelhado, banana-da-terra e batata-doce cozida, cebola picada e farinha. Ótimo para comer no fim da tarde e descansar.
Koshari
Koshari é um prato vegetariano presente nas mesas das famílias egípcias comuns. A receita leva arroz, lentilhas, grão-de-bico, macarrão e alho, que são recheados com cebola frita e regados com molho de tomate picante.
Ginguba Torrada
Ginguba torrada é o amendoim torrado, que pode ser comido como um lanche rápido ou servido com banana assada ou mandioca grelhada e kissanguá.
Tomate Bredie
Outra comida de origem africana é o tomate bredie, um ensopado com gosto especial, típico da África do Sul, feito com espinafre oriental, tomates e os condimentos que fazem toda a diferença: canela, gengibre e pimenta, além, é claro, do feijão, cardamomo e nenúfares.
Kizac – Cozido de Folhas de Mandioca
Kizac é outra comida típica africana na forma de um cozido de folhas de mandioca com peixe, carne ou frango consumido na Angola, perfeito para comer com funge.
Alloco – Lanche de Banana Frita
O alloco é um lanche prático comum na Costa do Marfim, feito com banana frita servida com ovo ou cebola e pimenta, tudo regado com molho de tomate.
Funge de ovo e chouriço
O funge de ovo e chouriço é uma receita típica de Angola. O funge é um pirão que, neste prato, acompanha um refogado de alho, tomate e chouriço, cozinhado por alguns minutos molho de tomate e cebola e os ovos cozidos partidos ao meio são acrescentados no final.
Moin moin
O Moin moin pode ser chamado de pudim de feijão cozido no vapor. É uma comida de rua popular na Nigéria e sua massa é feita à base de feijão fradinho demolhado, sem pele, triturado e temperado com cebola, pimenta vermelha, noz-moscada, camarão de água doce seco e moído, gengibre, caldo de carne, ovo cozido, entre outros condimentos.
Ele pode ser servido como pudim ou enrolado em folhas para cozinhar, chamado de moin-moin elewe quando servido cozido, muito semelhante ao abará.
Calulu
Calulu é um ensopado de carne seca ou peixe seco com vários vegetais, como quiabo, batata-doce, abobrinha, espinafre, além de tomate, óleo de palma, entre outros. No Brasil, essa receita foi adaptada e é chamada de caruru.
Kapenta com sadza
O nome kapenta se refere a duas espécies de peixes de água doce, que são fritos, secos ou frescos, e também podem ser cozidos, servidos com o sadza no Zimbábue, como é chamada a montanha de mingau de milho.
A maneira tradicional de apreciar a comida típica africana é pegar o sadza com a mão e enrolá-la no peixe e nos temperos que acompanham o prato.
Cachupa
A cachupa nasceu em Cabo Verde e é uma comida africana feita à base de feijões e milhos demolhados em água ou caldo de legumes, batata ou banana cozida e carnes, que pode ser o peixe (na cachupa pobre) ou chouriço, galinha, vaca ou porco (na cachupa rica).
O prato é servido quente, logo após o cozimento, mas também pode ser frito.
Kitcha fit-fit
O kitcha fit-fit combina pão local com manteiga temperada e berbere, um tempero vermelho quente da região do Chifre da África, especialmente na Eritréia, onde é servido no café da manhã.
Couscous
O couscous da África não tem nada a ver com o cuscuz brasileiro. Ele é feito com semolina, um grão de trigo duro que é cozido no vapor e acompanha legumes e carnes, um prato básico que faz parte da alimentação do norte da África, como em Marrocos, Líbia e Tunísia.
Sopa de Egusi
A sopa de egusi é apreciada na parte oriental da Nigéria, uma sopa feita com sementes de melão, que leva folhas de espinafre, carnes, peixes e temperos variados.
Curry Cape Malay
Um prato de influência holandesa na África do Sul, o curry cape malay é um frango com tempero especial e acentuado, com os gostos da canela, açafrão e pimenta. Ele é servido com arroz doce ou arroz amarelo.
Ugali
O ugali é outro prato típico africano, especialmente do Quênia, feito com fubá ou farinha de milho branca e água para formar a massa que fica semelhante a uma polenta. Ele também pode ser encontrado com os nomes de sima ou posho a depender da região, e acompanha um refogado de carne e peixe defumado.
Tagine de frango marroquino
Esse é um prato que representa o Marrocos, mas presente em outros países da África. A receita pode ser feita, também, com carne, peixe ou legumes na panela de barro com uma chaminé em cima (cujo nome é tagine). Os temperos variam de acordo com a região, mas ao azeite, cebola, azeitonas e pimentas não podem faltar!
Cuscuz de Cabo Verde
O cuscuz de Cabo Verde é feito no binde de barro com buracos para cozer. A receita leva farinha de milho fina, água, fécula de batata, açúcar e canela e pó, além da farinha de trigo para colocar no binde.
Vetkoek
O vetkoek significa, literalmente, bolo gordo. É um bolo de massa, um pão frito que fica crocante por fora e macio por dentro e que pode ser recheado com carnes picadas e grelhadas, boerewors ou frios ou comido puro.
Arroz amarelo
O arroz amarelo sul africano é feito com açafrão-da-terra, canela, açúcar e uvas-passas escuras, ingredientes que dão cor e sabor especiais ao prato.
Salada de abacate com amendoins
A salada de abacate típica de Ruanda é temperada com páprica picante, canela em pó, pimenta caiena e sal, servida com amendoim torrado e picado e salsinha picada para decorar.
Feijoada angolana
A feijoada angolana é feita com feijão branco ou feijão castanho, perna de frango, carne de porco, incluindo a pata de porco, e carne de vaca, chouriço, vegetais e condimentos, como cenoura, couve, alho, gengibre e pimentão.
Mungunzá
O mungunzá, feito com milho cozido, também veio da África, acrescido de ingredientes como leite de coco e canela. Ele pode ser salgado ou doce também.
Sopa de Lentilha Marroquina
A sopa de lentilha marroquina leva gengibre em pó, páprica doce ou picante, salsa e outros condimentos típicos. A carne também não pode faltar e é uma ótima pedida para uma noite de inverno.
Molho Dersa
O molho dersa é picante, típico da Argélia, uma pasta feita com azeite, pimenta caiena, pimenta-do-reino, pimenta vermelha, páprica e cominho.
Chikuanga
A chikuanga é uma espécie de pão de mandioca com massa fervida e enrolado em folhas de bananeira.
Fumbua
Fumbua são folhas nutritivas vendidas principalmente nas ruas de Angola que dão um cozido delicioso, feito com água fervente e sal, óleo de palma, amendoim torrado e os temperos típicos locais.
Carnes
Braai/Shisa Nyama
Braai é o autêntico churrasco africano, mais que um prato – um evento! O churrasco tem todo tipo de carne, peito de frango, toasties, sanduíches de queijo, linguiça de porco, boerewors, entre outros.
Biltong e droewors
Biltong e droewors é um aperitivo feito de carnes secas. O biltong é uma carne cortada em fatias e o droewors tem formato de salsicha. As carnes são temperadas com coentro, pimenta, vinagre, sal, açúcar e outras especiarias, depois são colocadas ao Sol para secar.
Boerewors
Boerewors é uma linguiça temperada com especiarias feita com carnes misturadas, como a bovina, suína e de cordeiro, tradicional da África do Sul. Ela é servida no formato espiral, mas também pode ser comida com pão, como se fosse um cachorro-quente, com pap ou no braai (churrasco).
Biryanis
Uma carne temperada com iogurte, gengibre e ervas, servida com arroz amarelo colorido com açafrão, muito comum no Arquipélago de Zanzibar.
Potjiekos
mjjjjjjjjnnnnnnnnnnnnnnnbado de carne cozido em camadas em uma panela de ferro fundido, típico da África do Sul. Ele pode ser feito com cabeça de ovelha e até mesmo pés de galinha, servido com vegetais e pães.
Nyama choma
Nyama choma é outro tipo de churrasco típico da África onde a especialidade é a carne de cabra grelhada.
Venison
O Venison é feito com carne de cervo, servido com cerveja e salsichas bem temperadas. A versão mais popular do prato é servida na Namíbia.
Moamba de galinha
A moamba de galinha é a comida africana mais tradicional de Angola, feita com molho apimentado e óleo de dendê e quiabo, é servida com purê de diversos vegetais.
Frango piri-piri
O frango grelhado com pimenta piri-piri, da família das malaguetas, fica divino! Ele é servido com matapa, uma receita típica de Moçambique, servida como acompanhamento.
Kebabs de frango
Comum no norte da África, os kebabs de frango são muito consumidos em Cairo e no Egito. O toque especial do prato fica por conta do tempero com cardamomo e pimentas, entre outros.
Kingklip
Kingklip é um peixe rosado muito comum no litoral sul-africano, servido inteiro, em postas ou acompanhado de batatas fritas.
Frango africano
O frango africano é uma iguaria que leva amendoim torrado e moído no preparo, gengibre ralado, leite de coco e azeitonas pretas, entre outros ingredientes, ressaltando que o preparo pode variar a depender da região.
Sosatie
Sosatie é um espetinho de carne de cordeiro com damasco típico da África do Sul, um aperitivo delicioso para receber os amigos.
Comidas africanas doces
Qumbe
Qumbe significa dengo. É um docinho africano enrolado como o nosso brigadeiro, feito com leite de coco, farinha de trigo, açúcar refinado caramelizado e coco ralado seco.
Melktert
O melkert é feito com massa de pastel, recheado com creme de ovos, farinha, leite e açúcar. É um doce crocante e levado pelos holandeses para o continente.
Puff Puff
Puff puff é um bolinho frito muito consumido em Serra Leoa, Nigéria e Gana. Os ingredientes da massa são a farinha de trigo, manteiga, ovos, fermento, sal e açúcar. Depois de frito, é polvilhado com açúcar.
Pudim de malva
O pudim de malva é muito comum na África do Sul, servido quente, no inverno, ou gelado. A receita leva geleia de damasco, manteiga, açúcar refinado, leite e vinagre, entre outros ingredientes, e o pudim fica bem consistente.
Mandazi
Mandazi é um bolinho frito em óleo vegetal que pode ser servido como entrada ou lanche da tarde. A massa leva farinha, leite de coco e canela, entre outros ingredientes.
Xalwo
O xalwo geralmente é servido apenas em ocasiões especiais. Alguns de seus ingredientes são o amido de milho, noz-moscada e manteiga ghee.
Koeksisters
O koeksisters é como se fosse um bolinho de chuva no Brasil, mas em formato diferente. Ele parece uma trança , a massa é feita com farinha de trigo, sal, fermento, manteiga, ovos e água. O doce é frito e passado em uma calda de açúcar com canela e especiarias.
Bolo africano
O bolo africano é feito com nozes, ameixas e uvas-passas, a receita também leva vinho do porto, cidra cristalizada em pedaços, canela e noz-moscada.
Cocada angolana
A cocada angolana é feita com coco, açúcar e especiarias, como canela, cravo-da-índia, anis estrelado.
Receita de Hertzoggies
Hertzoggies koekies é outra torta doce da África do Sul, de origem holandesa. Ela é feita com massa folhada, geleia de damasco, açúcar refinado, fermento, ovo e coco desidratado.
Brinholas (bolinhos de chuva de banana)
Receita moçambicana, muito praticada em Cabo Verde também.
Bebidas africanas
Vinho Pinotage
O vinho Pinotage da África do Sul é produzido com a uva pinotage, uma variedade criada em 1925 através da junção das uvas “Pinot” de Pinot Noir e “Age” de Hermitage.
Amarula
E você já deve ter ouvido falar ou até mesmo ter apreciado a amarula. Trata-se de uma bebida típica da África do Sul, cremosa e doce com notas de caramelo, com um toque cítrico leve. Quem prova se apaixona!
Kissanguá
Kissanguá é uma bebida alcoólica caseira do sul de Angola, mas também consumida em outros países. É feita com fubá de milho e pode ter a adição de polpa de abacaxi.