Doces típicos do Nordeste
O Nordeste é uma região rica em cultura, deixando diversas heranças para todo o nosso país, inclusive no que diz respeito a sua culinária. Então, nesse post trouxemos os principais Doces típicos do Nordeste para que possa conhecê-los, olha só:
Torta Búlgara
Apesar do nome, a Torta búlgara surgiu no Nordeste, mais especificamente na Bahia. A Torta leva poucos ingredientes e pode ser feita rapidamente, além de que é comum que seja servida com uma deliciosa bola de sorvete de creme para acompanhar a sobremesa que por si só já é deliciosa.
Cocada
Como o próprio nome já é capaz de nos sugerir, a Cocada é um doce feito a partir do uso do coco e é bem tradicional em diversas cidades do Nordeste. Inclusive, na Bahia é comum que faça parte das bancas de baianas de Acarajé, que normalmente também preparam essa receita.
Bolo de Rolo
Típico principalmente em Pernambuco, ainda que também possa ser encontrado em outros estados como a Paraíba, o bolo de rolo tem camadas finas de massa intercaladas com uma deliciosa goiaba.
Diante da sua popularidade, é possível encontrar bolo de rolo também em outros sabores como o doce de leite, mas esse é de fato o tradicional,
Cartola
Seguindo com os deliciosos doces que Pernambuco nos dá como herança cultural e gastronômica, temos a Cartola. Basicamente, são utilizadas bananas e queijo manteiga, além de canela e açúcar para polvilhar. Sou suspeita para falar, pois essa é certamente uma das minhas sobremesas preferidas.
Rapadura
Presente no Nordeste brasileiro desde o século XVI, talvez seja a rapadura um dos doces que melhor simboliza a região. Ela é feita com cana-de-açúcar e estando por lá, não será difícil encontrar em mercados e feiras, sendo bastante popular.
Pé de moleque
A partir do uso da rapadura também podemos preparar outros doces, como é o caso do pé de moleque. Como diferencial, ele é repleto de pedaços de amendoim, garantindo crocância e um sabor único para a receita que é muito consumido durante os festejos juninos.
Pamonha
Outra receita típica das festas juninas no Nordeste é a Pamonha, prato feito a base do milho e que também conta com a presença do coco em seu preparo. É comum que ela seja enrolada na própria casca do milho, não sendo difícil encontrar para experimentar.
Arroz-doce
Alguns chamam essa receita de Mugunzá, mas acredite, o nome dela é Arroz-doce. E o nome em si já nos evidencia do que ela se trata, sendo um doce com arroz, leite e pitadinhas de canela que finalizam a sobremesa e a tornam ainda mais saborosa.
Lelê
O Milho é bastante utilizado para diversas receitas nordestinas, como acontece com a pamonha, que já mencionamos, e também com o Lelê. Seu preparo é uma herança africana que perdura ainda hoje em estados como a Bahia, além de ser bem simples de fazer e ter a opção de usar até mesmo o flocão de milho para facilitar ainda mais.
Cajuzinho
Presente tanto no Nordeste quanto no Norte, em ambas as regiões o Cajuzinho é um doce popular em festas de aniversário, tendo uma aparência que remete ao coju, incluindo um pedaço de castanha ou amendoim no topo.
Para que seja feito, é comum o uso da polpa do caju, mas em alguns lugares a receita passou por adaptações e conta com o uso de amendoim torrado como principal ingrediente.
Bolo Souza Leão
O aspecto bem amarelo do Bolo Souza Leão reflete bem a presença do seu principal ingrediente: O Ovo, mais especificamente a gema. Para cada bolo, são utilizadas cerca de 10 gemas, fazendo com que ganhe uma aparência leve bem parecida com a de um pudim.
Caju em Calda
Caju em calda é o famoso doce de caju, feito com a caramelização do fruto, além de incluir ingredientes como limão e o próprio suco de caju, fazendo com que a receita adquira um sabor acentuado que a torna deliciosa.
Pudim de Tapioca
Podendo ser chamado tanto de Cuscuz de Tapioca quanto Pudim de tapioca, essa receita doce faz parte da mesa dos nordestinos em diferentes momentos, mas principalmente para um café da manhã caprichado.
Ainda é comum que ele seja servido com leite condensado por cima, e fica realmente muito gostoso assim!
Balinha de Jenipapo
Já a Balinha de Jenipapo é feita a partir da própria fruta, formando uma massinha que pode ser enrolada até que vire uma bola. Para finalizar, ainda passamos no açúcar do tipo cristal para equilibrar o sabor e torná-las mais doces.