Artesanato do Nordeste: Os mais Famosos
Muitos dizem que um nordestino não nasce, mas sim estreia. E é com todo esse talento que surge naturalmente a muitos deles que a região se tornou um grande símbolo da arte e cultura do nosso país, o que é reconhecido inclusive internacionalmente.
Sendo assim, para que você também possa conhecer melhor essas produções, logo abaixo te falamos sobre o Artesanato do Nordeste por meio de alguns dos seus itens mais característicos. Siga dando uma olhadinha:
Bonecas de cerâmica
A cerâmica é utilizada para a confecção de diferentes artesanatos, mas em especial podemos salientar sua presença em bonecas como as mostradas acima, que costumam ser retratadas com características como a boca carnuda, além do uso de roupas coloridas e chapéu de couro.
Essa é uma bela maneira de homenagear a mulher nordestina, que no geral é muito forte. Em sinal disso, vemos também uma das bonecas amamentando o seu filho, simbolizando a forte ligação que costumam possuir com a família.
Cesto de palha
A palha, de maneira geral, é outro material bastante usado. Mas vamos dar um destaque especial para os cestos, que além de serem funcionais e serem parte do cotidiano local, também são belos itens decorativos.
Eles são produzidos a partir de um trabalho manual bastante detalhado e são mais resistentes do que se pode imaginar, sendo comum o uso dos mesmos para o transporte dos mais diversos itens.
Renda
Já a renda, técnica que costuma passar entre gerações e é desenvolvida principalmente por mulheres, é um tipo de acabamento delicado e muito bonito que é capaz de formar diversas peças, dando a elas uma aparência que encanta.
Entre os itens que mais são encontrados com a renda, estão toalhas de mesa e cortidas, mas também são parte de algumas peças de roupa, incluindo blusas, vestidos e saias. Ou seja, dá para levar muito itens de renda para casa quando estiver visitando o Nordeste!
Pote de barro
Outro item de grande usabilidade são os potes de barro, que nesse caso se refere desde os menores que podem ser chamados de muringa e servem para o armazenamento de água, até os maiores que podem ser utilizados para plantas de forma decorativa.
Além de resistentes, o acabamento deixa o barro aparente, mas também inclui detalhes coloridos como faixas em todo o seu comprimento. Sendo assim, há um fator estético bem interessante a ser percebido.
Bordado
Quem mora no Nordeste ou já fez passeios pela região sabe como as redes são populares, seja para substituir a cama ou como um local para relaxar e tirar um cochilinho. E são nelas que costumamos ver a presença do bordado.
Esse é um trabalho bastante delicado e cheio de cor que costuma formar desenhos específica como os de flores, além de funcionar para a escrita de nomes, por exemplo. E é claro, além da rede pode estar presente de outras formas em itens variados.