32 Comidas Típicas do México: Guacamole, Chili, Nachos e Mais!

Comidas típicas do México: guacamole, chili, pozole, quesadilla, feijão no café da manhã e abacate em pratos salgados deliciosos! Confira comidas típicas do México e suas curiosidades gastronômicas com influências astecas, dos colonizadores espanhóis e outros povos pré-colombianos.
 
No México existe, também, a influência dos Estados Unidos na culinária local, com pratos considerados da culinária Tex-Mex, fazendo alusão ao Texas (EUA) e ao México, que fazem fronteira entre si. O sabor marcante da comida mexicana é inesquecível, assim como os pratos multicoloridos!

Pratos mexicanos mais conhecidos

Muitas comidas mexicanas são conhecidas internacionalmente. O país, inclusive, tem um prato que já ganhou o título de melhor comida do mundo!

1. Guacamole

O guacamole é um dos pratos mexicanos mais difundidos e apreciados ao redor do mundo. Ele é feito com abacate e vários temperos, resultando em uma espécie de purê com um gosto peculiar e refrescante que é só dele.
 
No México, diferente do Brasil, o abacate é usado em pratos salgados! O guacamole é perfeito para comer com nachos e tacos e pode acompanhar vários pratos, como hambúrgueres, tortas, pães, saladas e carnes.

2. Chili mexicano


Quatro ingredientes principais se unem para dar origem ao chili: carne moída, pimenta e feijão. Bem versátil, pode servir de lanche junto com nachos ou ser o prato principal da refeição, já que é bastante encorpado. Registros históricos apontam que o prato tradicional foi criado pelos astecas por volta do século XV.

3. Pozole


Tem que respeitar o pozole: ele é o segundo mais popular do país para os mexicanos. Criado pelos astecas, a sopa mexicana tradicional é feita com um tipo específico de milho, o da variedade cacahuacintle nixtamalizado (ou choclo), que tem grãos maiores, com carne de porco ou de galinha.
 
Pode-se utilizar pimenta chili, chili esmagado ou em pó para dar um toque picante à receita e servir a sopa com ingredientes frescos, como queijo, cebola e alface.

4. Tacos al Pastor


Os tacos al pastor já foram considerados a melhor comida do mundo, seguida da pizza napolitana, na Itália. Eles são recheados com porco cozido que desmancha na boca e servidos com rodelas de abacaxi, cebola e coentro, apresentando variações nos demais ingredientes: com ou sem limão e legumes, molho vermelho ou verde.
 
Veja também: 51 Comidas Italianas: Risotto, Ravioli, Tiramisù e mais!

5. Quesadilla


As quesadillas vêm desde a época do México Colonial. O nome é a junção de duas outras palavras: queso e tortilla, de modo que são tortilhas grelhadas recheadas com queijo (o ingrediente principal), carne moída, frango ou camarão, outro prato famoso internacionalmente!

6. Tortillas


E chegamos, finalmente, às tortillas: um tipo de pão folha feito com farinha de milho ou de trigo, assado em forma de discos, que são utilizados para fazer burritos, tacos, enchiladas e muitos outros pratos.

Comidas mexicanas com tortillas

E agora você confere as inúmeras comidas mexicanas feitas com as tortillas!

7. Enchiladas


As enchiladas são feitas com as tortillas de milho recheadas com a tradicional combinação de carne e queijo acompanhadas de chili ou mesmo vegetais frescos e guacamole. As enmoladas são enchiladas com um molho específico, o mole, que você vai conferir mais abaixo.

8. Nachos Tex-Mex


Os nachos fazem parte da culinária Tex-Mex e são feitos com as tortillas cortadas em formato triangular, fritos e servidos, geralmente, com molho cheddar ou mesmo com guacamole ou chili mexicano. A criação é do maître mexicano Ignacio Anaya, no restaurante Victory Club, por volta de 1943.

9. Tacos


Mais um prato Tex-Mex, dessa vez, feito com tortillas fritas dobradas em formato de concha em volta do recheio: geralmente alface em tiras, pico de gallo e queijos variados, além de guacamole e sour cream.

10. Fajitas


Originalmente, a palavra fajita se refere a um tipo específico de corte de carne, o skirt steak ou entraña, que é enrolada nas tortillas.
 
O recheio varia hoje em dia: pode ser qualquer outro corte de carne de boi, carne de frango ou de porco, camarão, cordeiro e os vegetais, como pimentões e cebolas grelhados. As fajitas também são encontradas com o nome arrachera no norte do México.

11. Burritos


Os burritos, típicos da culinária Tex-Mex, são maiores que as fajitas, feitos com as tortillas enroladas como panquecas e com um recheio generoso de carne, queijo, tomate, chile (pimenta), entre outros ingredientes.
 
No México você encontra burritos em todos os cantos: nas barraquinhas de rua até nos restaurantes mais chiques. O recheio mais tradicional é o de carne com feijão frito.

Pratos mexicanos tradicionais

E tem mais pratos tradicionais do México que fazem parte da história, do povo e da cultura ancestral do país.

12. Cochinita Pibil


Uma comida típica entre os povos indígenas, a cochinita Pibil tem um modo de preparo peculiar: a carne de porco com molho de laranja-azeda, cebola roxa, achiote e especiarias, como canela e pimenta-preta, são enrolados em folhas de banana-da-terra para ir ao forno nada natural: em um buraco improvisado na terra — o pibil.

13. Mixiote com carne


O mixiote chama atenção pelo modo de preparo: a carne, que pode ser de qualquer variedade, como boi, frango, porco, peixe ou mariscos, por exemplo, é temperada com ingredientes como malaguetas, cebola, alho, canela, purê de tomates grelhados, orégano, gergelim, tomilho, sal e pimenta, e enrolada no xiotl, uma película retirada das folhas da planta maguey pulquero (Agave salmiana).
 
Hoje em dia, folhas de bananeira, papel-de-forno e até mesmo papel-alumínio substituiem o xiotl, cuja retirada das plantas foi considerada ilegal por ameaçar a espécie. Era a película que dava o gosto peculiar ao prato que é cozido no vapor, originalmente em um buraco na terra.

14. Chiles en Nogada


Esse é um prato que chama atenção pela apresentação, levando as cores da bandeira do México. Levemente picante, é feito com pimentas poblano recheadas com cozido de carnes variadas, geralmente de porco de ou boi, especiarias e molho de nozes com crema por cima, sendo um prato de temporada, feito de julho a setembro.

15. Tamales


Outro prato tradicional à base de milho, dessa vez com origem no povo maia e asteca, e bastante parecidos com a pamonha (a diferença é que é salgado).
 
A massa é feita com farinha de milho e recheada geralmente com carne de porco e molho apimentado, envolta na palha de milho, de mandioca, bananeira, papel alumínio ou outro invólucro e é cozida no vapor ou fervida. O recheio também varia, incluindo carnes, queijos, legumes, frutas e pimentas.

16. Chilaquiles


Adivinhem: os chilaquiles também são feitos com tortilhas de milho em tiras ou triângulos (totopos), que são fritas, servidas com molho verde ou vermelho, ovo, frango, queijo e crema, acompanhados por feijão e abacate. Como é um prato típico de café da manhã e pode ser feito a partir do reaproveitamento de alimentos do jantar, a receita pode variar!

17. Elote


Um nome diferente para o que já conhecemos como milho na espiga! No México, os elotes são apreciados com molhos diferenciados, sal e pimenta, é claro. A comida de rua é encontrada em todo lugar e é símbolo da cultura nacional!

18. Cemita poblana


O México também tem o seu hambúrguer especial. E não poderia faltar abacate e pimenta na receita. O hambúrguer é feito com carne de frango, boi ou porco empanada à milanesa, e é recheado com um mix de abacate, pimenta, queijo Oaxaca, cebola roxa, chipotle e folhas de pápalo.

19. Sope


Mais um tipo de tortilhas de milho na lista, com trigo e mais grossas que as tortillas tradicionais. Elas são fritas e podem ser servidas com diversos recheios, como ensopados de carne, verduras e molhos apimentados.

Molhos

Os molhos mexicanos são conhecidos pelo sabor apimentado!

20. Rajas Poblanas


Um prato liberado para vegetarianos: o rajas poblanas é feito com tiras de pimenta poblano em um molho feito com creme de leite, cebola, milho e queijo fresco.

21. Mole poblano


O mole é outra iguaria de sabor marcante tradicional de Puebla, no México. O molho é feito à base de chile, cacau amargo, ervas aromáticas fortes e sementes moídas, uma combinação rica em sabores que acompanha principalmente carnes de aves.

22. Pico de gallo


O molho mais fácil entre os demais, o pico de gallo fresco é feito com tomate, cebola, coentro e pimenta.

Doces mexicanos

Nem só de pimenta e tortillas é feita a culinária mexicana. Os doces típicos do país vão te deixar com água na boca!

23. Bolo de chocolate com pimenta


Chocolate com pimenta não é uma combinação que existe apenas nas novelas da TV! O bolo de chocolate com pimenta é uma iguaria mexicana tradicional com receita originária dos povos astecas. Tem que respeitar, né?

24. Jericallas de Guadalajara


O jericalla foi criado por uma freira chamada Jerica em um antigo orfanato em Guadalajara, por isso recebeu esse nome em sua homenagem. O pudim de leite cremoso é servido com canela e baunilha. Uma sobremesa tradicional perfeita para ser saboreada após um prato picante.

25. Alegrías


Pelo nome, é claro que alegrías são doces mexicanos! A receita é feita com amaranto (um pseudogrão repleto de propriedades benéficas à saúde) e mel ou açúcar mascavo, com toques de nozes, passas ou amendoins e outros frutos secos. O doce é super nutritivo, então pode comer sem culpa!

26. Polvorón


Os biscoitos mexicanos são feitos com farinha de trigo, açúcar de confeiteiro, nozes picadas e essência de baunilha. Também considerado um bolinho, é pesado e tem massa amanteigada com consistência quebradiça, polvilhado com açúcar confeiteiro.

27. Churros


Os churros você já deve conhecer! Como recheio tradicional mexicano na sobremesa que é muito apreciada por lá, levada por colonizadores espanhóis. Podem ser recheados com doce de leite, chocolate e até mesmo sorvete de creme.

28. Garapiñados


O garapiñados é outro doce típico do México feito com amendoim, nozes ou castanhas torrados. A cobertura é feita com uma calda quente de açúcar que deixa o doce super crocante!

29. Palanqueta


A palanqueta é semelhante ao nosso pé-de-moleque, um doce de amendoim tradicional na sobremesa mexicana feito com manteiga, glicose de milho, bicarbonato, açúcar e água. Todos esses ingredientes vão ao fogo até chegar ao ponto de caramelo, quando os amendoins ou amêndoas são adicionadas.

30. Dulces cubiertos


Os dulces cubiertos são frutas inteiras cristalizadas e recheados com coco, como figo, pera, maçã e limão, até mesmo a abóbora.

Bebidas

Também não deixamos de fora as bebidas mais tradicionais do México!

31. Tequila


A Tequila é para o México o que a cachaça é para o Brasil. Ela é feita a partir da fermentação do açúcar extraído da agave-azul (Tequilana Weber Blue), uma espécie da planta agave. Quanto mais pura e quanto mais tempo passa nos barris, mais suave é o seu sabor e mais escura a sua cor. Ela pode ser servida pura, com limão e sal ou em drinques elaborados.

32. Mescal

alcohol


Muita gente confunde Mescal e Tequila. As duas bebidas são produzidas a partir das plantas do gênero Agave, mas enquanto a tequila é produzida a partir de uma única espécie específica, o mescal pode ser feito a partir de outras espécies da planta. Não se assuste quando vir uma larva de borboleta na garrafa!
 
O gusano rojo não morre com o teor alcoólico e tudo indica que não faz a mínima diferença ter o bicho ali: é só uma estratégia de marketing aliada ao mito de que a larva dá propriedades alucinógenas e afrodisíacas à bebida, além de deixar mais “macho” o homem que tomar a última dose da garrafa.