17 Comidas Típicas da Argentina: Chorizo, Alfajor, Choripán e Mais!

Carne de qualidade e doces famosos mundialmente: confira as 17 comidas típicas da Argentina mais tradicionais, como bife de chorizo, alfajor e choripán. Com influência europeia, espanhola e criolla, a Argentina tem muito a oferecer aos turistas quando o assunto é culinária local.
 

Conheça as comidas típicas do país e já comece a planejar a viagem para provar essas delícias!

Carnes argentinas

Começando pelas carnes, confira os cortes de maior qualidade e os pratos mais apreciados no país nos quais a carne é a estrela principal.

1. Bife de chorizo

O bife de chorizo é a carne nobre argentina que não tem nada a ver com o chouriço aqui do Brasil! Ela é retirada do miolo do contrafilé, uma peça bovina super macia que dá pra comer até de colher, servida com acompanhamentos simples, como arroz e purê de batatas.

2. Asado

Asado é o típico churrasco à lenha argentino. A parrilla (churrasqueira) tem uma grelha onde as carnes são assadas: asado de tira (costela), bife de chorizo, bife de lomo (filé mignon), maminha, moleja pré-assada, linguiça parrillera, entre outros embutidos. O churrasco argentino é servido com poucas guarnições, pois a estrela principal é a carne mal passada!

3. Matambre Arrolado

O matambre arrollado é um corte típico da Argentina e do Uruguai. O corte é retirado das costelas do boi e é o primeiro a ficar pronto no churrasco, por isso o nome matambre, que significa “matador de fome”. O bife é recheado com ingredientes diversos: legumes, ovos cozidos, ervas e azeitonas, depois é assado ou grelhado, até mesmo cozido. Esse também é um prato consumido no sul do Brasil!

4. Milanesa e Lomo

A carne também é a protagonista desse prato, que pode ser de boi ou de frango, empanada como o bife à milanesa brasileiro e servida com arroz e fritas. Você também encontra a milanesa napolitana, com o toque extra da cobertura de tomate e muçarela que deixa o prato mais suculento.

5. Cazuela de lhama

Muito consumido no norte da Argentina, o guisado de carne de lhama, cujo gosto se assemelha à carne de boi, é servido com legumes – cenoura e batatas – arroz e especiarias. Cazuela é o nome de uma caçarola especial de barro onde a carne é preparada.

Massas, Lanches e Aperitivos

Não faltam opções para lanchar e apreciar, incluindo as pizzas tradicionais do país!

6. Empanada argentina

A empanada é adorada na Argentina, como nossas cozinhas e empadas. Podem ser fritas ou assadas, sendo a assada a forma mais tradicional, com recheio de carne moída, ou mesmo de humita (com milho) ou queijo com cebola. Os turistas brasileiros podem experimentar a iguaria por menos de R$5,00.

7. Choripán

Um dos melhores lanches de rua do mundo! É a versão argentina do cachorro-quente, feito com linguiça artesanal assada, molhos artesanais, principalmente o chimichurri, vinagrete picante ou salsa criolla. O nome une as palavras Chorizo (linguiça) e Pan (Pão) em espanhol.

8. Medialuna

Perfeita para apreciar com um cafezinho, a medialuna se parece muito com o croissant francês, incluindo a massa folhada, já que é uma adaptação da receita francesa, mas o gosto é diferente. A massa é mais fofa e adocicada, combina mais com recheios e calda doce, como o doce de leite.
 
Existem várias outras facturas argentinas, que são essas massas doces de padaria, como pastelitos e cañoncitos de dulce de leche.

9. Pizza com Fainá

A influência italiana se estendeu à Argentina, mas por lá, você vai encontrar a pizza servida com fainá, uma massa de grão de bico que vai por cima do recheio!

10. Fugazzeta

Uma das pizzas mais famosas entre os argentinos é a fugazzeta, que possui 2 andares e recheio duplo, combinando 3 tipos de queijo, incluindo o quartirolo, um queijo típico da Argentina, orégano, queijo parmesão e azeite.

Caldos e Cremes

Caldos e cremes para esquentar no inverno e saborizar as carnes e pães!

11. Locro

O locro é um prato andino que pertence ao folclore local, perfeito para o inverno, com origem criolla. Consiste em um caldo bem encorpado feito com milho, abóbora, batata e feijão branco e que também leva carne de boi, bacon, toucinho, linguiças, além dos temperos que variam de província para província.

12. Humita

Popular não só na Argentina, mas em vários países da América Espanhola, como Peru, Chile e Bolívia, o humita é a versão argentina do creme de milho verde, feito com os grãos triturados, leite fresco, manteiga, azeite, cebola picada, páprica doce, pimenta-malagueta, açúcar e sal. É ideal para ser servido com frango!

13. Chimichurri

Você sabia que o chimichurri é um molho tradicional na Argentina? Preparado com salsa, orégano, pimenta em flocos, cebola, alho, azeite e um toque de limão ou vinagre. É muito utilizado no asado para dar o típico sabor argentino à carne!

Doces e sobremesas

A Argentina é conhecida por seus doces, principalmente o alfajor e o doce de leite. Quando for lá, ou se já estiver aí, não esqueça de experimentar!

14. Alfajor

O doce típico da Argentina e famoso mundialmente é feito com massa de biscoito bem macia, recheada com doce de leite, coberto ou não por chocolate. Existem várias versões com coberturas de diferentes tipos para experimentar.

15. Doce de leite argentino

Famoso mundialmente, o doce de leite argentino tem qualidade e sabor inquestionáveis. São várias marcas renomadas, como Havana, Freddo e Chimbote.

16. Chocotorta argentina

Apesar de parecer com um pavê, a chocotorta argentina é diferenciada: em vez de biscoito de maisena, são utilizados biscoitos de chocolate. O creme do recheio é feito com cream cheese e doce de leite: deu água na boca só de escrever!

17. Helado argentino

O helado argentino é semelhante ao gelato italiano. O helado de dulce de leche é o mais tradicional!