10 Frutas típicas do Nordeste

As frutas nem sempre precisam estar ligadas a pratos elaborados para serem típicas, já que cada região possui alguns bem específicas em seu cotidiano. Sabendo disso, fizemos aqui uma lista com
10 frutas típicas do Nordeste, confira:

Pinha

A Pinha, que também pode ser chamada de Fruta do conde, é uma fruta natural do Caribe mas que também acaba se desenvolvendo bem no calor natural do Nordeste, costumando ser docinha e já um pouco mole quando madura, o ponto perfeito para se deliciar.

Tamarindo

Muito ácido, o Tamarindo divide opiniões quanto ao seu sabor que é bem diferente de frutas doces e mais consumidas no geral. Apesar disso, há algumas formas de aliviar sua acidez, como o utilizando como base para doces e sucos, adoçando bem sempre.

Jambo

O pé onde nasce o jambo chama atenção pelo seu tamanho e imponência ao mesmo tempo em que o fruto não passa despercebido por quem resolve o experimentar, tanto um sabor doce na medida certa e claro, inconfundível.

É possível encontrar o mesmo, para além da fruta em si, como ingrediente principal em receitas a exemplo de geléias, sendo ainda rico em diversos proteínas que fazem muito bem ao funcionamento devido do nosso organismo.

Carambola

A Carambola é uma fruta de aparência curiosa, possuindo semelhanças com o formato de uma estrela quando vista a partir de sua ponta. Apesar de ter sua origem ligada a Índia, chegou ao Brasil quando ainda era uma colônia e hoje pode ser facilmente encontrada no Nordeste do país, crescendo em quintais.

Cajá

O Cajá é uma pequena fruta de sabor ácido e coloração que varia entre amarelo e laranja. Muito confundido com a Seriguela, outra fruta típica da região, ele é marcado pela sua versatilidade, podendo ser a base para sucos, sorvetes e até mesmo licores.

Umbu

O Umbu com certeza está entre as minhas frutas preferidas da região Nordeste, sendo um ingrediente ideal para fazer chás e sucos. Aliás, o preparo do seu suco requer certo tempo pois a fruta precisa ser cozida, mas o sabor faz os esforços valerem a pena.

Sapoti


Fonte de vitaminas e um ótimo apoio para a melhora da imunidade, o Sapoti é uma fruta arredondada de tons amarronzados e sabor doce, possui muita parte em seu interior para que possamos experimentar, além de usar em receitas como doces típicos.

Pitomba

Doce como poucas outras frutas, a Pitomba possui uma polpa em tonalidade branca que mistura acidez com a quantidade ideal de açúcar para que não se torne enjoativa. Repleta de vitaminas e proteínas, com certeza essa é uma ótima opção para ser consumida em sua forma natural e também como suco.

Caju


O Caju é uma deliciosa fruta tropical e, ao contrário do que muitos pensam, a parte da fruta em si é sua castanha que pode ser torrada e consumida. Mas além disso, a sua outra parte também pode ser consumida e possui um sabor bem singular.

Mandacaru

O Mandacaru consegue sobreviver em regiões áridas e é uma fruta que em grande parte representa o Nordeste brasileiro. Como possui espinhos, é preciso tomar cuidado caso deseje experimentar a fruta mas além disso, ela é muito utilizada para a ornamentação diante de toda sua beleza.