90 Comidas de Festa Junina: Canjica, Pamonha, Amendoim e Mais!
A festa de São João é recheada com deliciosas comidas de festa junina. Aqui você vai encontrar listas de comidas salgadas e doces de festa junina, 90 opções para escolher quais pratos vai incluir no cardápio do seu arraiá!
O São João é uma festa típica do Nordeste, mas é festejado em todo o Brasil. Existem comidas típicas juninas mais tradicionais, enquanto outras são próprias da culinária e cultura de cada estado.
Sem mais delongas, prepare-se para ficar com água na boca!
Comidas típicas de festa junina
Comece conferindo as comidas tradicionais do São João no Nordeste, que é dono do maior São João do Brasil, onde a festa é típica, embora ela ocorra por todo o território nacional.
Milho cozido ou assado
Cozido ou assado, o milho é o alimento que mais simboliza a festa junina em qualquer lugar. É uma delícia comer ele cozido com manteiga ou bem assado ainda na palha.
Amendoim
O amendoim é outro prato coringa no São João, principalmente o amendoim cozido, mas ele pode ser torrado também e usado em várias receitas doces e salgadas.
Canjica (ou curau)
Na festa junina também não pode faltar canjica. A canjica nordestina original também é conhecida como curau. É feita com milho amarelo moído ou com milho verde de lata, leite de coco e açúcar. A consistência é firme, cremosa e molhadinha. A cereja do bolo fica por conta da canela em pó.
Pipoca
Sim, a pipoca é uma comida junina típica que também não pode faltar. E o melhor, nem precisa receita porque com certeza você já sabe fazer, né?
Bolo de milho
Mais uma vez, o milho surge na nossa lista, dessa vez no bolo. O bolo de milho é indispensável na lista de comidas de festa junina, então anota aí para não esquecer.
Pé de moleque
O pé de moleque é esse doce super crocante que é a cara do São João! Ele é feito, basicamente, com amendoim torrado e calda de açúcar queimado.
Cocada
A cocada é outra iguaria junina: doce, pode ser de amendoim, de coco, de goiaba, de leite, abacaxi, maracujá, entre outros sabores. Os ingredientes básicos são sempre o açúcar, e a água, além do que você vai usar para dar gosto. O leite condensado é opcional e não é utilizado nas receitas tradicionais.
Cuscuz
Na mesa de todos os nordestinos, o cuscuz é um prato diário, seja no café da manhã ou no jantar. E também é uma comida de festa junina, principalmente nesta região.
Tapioca
A tapioca ou beiju recheado, doce ou salgada, é maravilhosa, muito comum no Nordeste o ano inteiro e também pode estar entre as comidas típicas de São João.
Bolo de mandioca (ou aipim)
Ele é chamado por vários nomes a depender do estado ou cidade: bolo de mandioca, bolo de aipim ou bolo de macaxeira. Ele é bem molhadinho e fica com uma crosta crocante por cima que é uma delícia.
Pamonha
Olha ele de novo, o milho em mais uma receita. A pamonha é embrulhada na palha de milho, uma receita que pode ser doce ou salgada, cozida em vapor ou na água e fica com uma consistência bem molinha.
Arroz doce
O arroz doce cremoso também está presente na mesa de muitos nordestinos em outras épocas do ano, mas também é a cara do São João. Feito com arroz, leite, açúcar, canela e cravo-da-índia. As raspas de limão são opcionais.
Mungunzá
O mungunzá, em muitos locais, também é chamado de canjica, mas é bem diferente da canjica tradicional, no gosto e no visual. O mungunzá é feito com milho branco para mungunzá ou canjica, coco ralado, açúcar, leite e leite de coco, 1 pauzinho de canela, cravo e canela em pó.
Comidas doces de festa junina
Mas vamos continuar vendo mais comidas de festa junina presentes em todo o Brasil, focando agora, em comidas doces.
Cajuzinho
Olha só que docinho mais lindo! É feito com leite condensado e amendoim torrado moído sem casca.
Doce de leite em pedaços
Você pode comprar o doce de leite em barra já pronto e cortar em pedacinhos para por na mesa também.
Pé de moça
Parece com o pé de moleque, mas leva leite condensado na receita e fica com uma consistência mais mole.
Pipoca doce caramelada com amendoim
A pipoca doce caramelada com amendoim vai ficar ainda mais personalizada com o gostinho do São João.
Pipoca doce vermelha
Para combinar com a maçã do amor, a pipoca doce vermelha, feita com calda de açúcar com corante vermelho.
Pé de moleque com leite condensado
Embora o pé de moleque tradicional não leve leite condensado, você pode adicionar esse ingrediente na receita.
Amendoim doce
O petisco é feito com amendoim cru, açúcar, água, chocolate e canela, tudo na panela e é só mexer bem.
Paçoquinha
A paçoquinha é super fácil de encontrar nos supermercados e bombonieres. Vai fazer sucesso na festa!
Doce de abóbora
O doce de abóbora leva canela, cravo-da-índia e coco ralado. É uma delícia!
Paçoca de colher
Um doce que parece de festa de aniversário: separe leite condensado, amendoim torrado e moído sem pele, manteiga, creme de leite e leite.
Brigadeiro de milho
Essa versão de brigadeiro foi desenvolvida especialmente para festa juninas. Ele é feito com leite condensado, milho verde sem a água, coco e margarina.
Quindim
Amarelinho e bem brilhante, o quindim é feito com gemas de ovos, manteiga, açúcar e coco ralado. Perfeito para o sanju!
Maçã do amor
A maçã do amor é uma comida típica de festa junina e embeleza a festa com o seu vermelho brilhante.
Doce de batata doce
Qual o doce mais doce que o doce de batata doce? Ele é preparado com leite de coco, coco ralado, batata doce cozida, água e açúcar.
Cocada de colher
Você pode fazer uma cocada com uma consistência mais molinha para os convidados da festa comerem de colher!
Maria Mole
Feita com coco fresco ralado, gelatina em pó sem sabor para dar consistência, leite condensado e creme de leite.
Queijadinha
A queijadinha também é a cara do São João! O sabor do queijo meia cura é o segredo do gostinho especial.
Quebra-queixo no copinho
O quebra-queixo que a gente já conhece é feito com açúcar derretido, coco ralado fresco e suco de limão.
Pudim de abóbora
Um pudim diferente com abóbora, leite de coco e coco ralado. Também é servido com ameixas, como o pudim tradicional.
Brigadeiro de paçoca
O brigadeiro de paçoca é feito de forma semelhante ao brigadeiro tradicional, é só substituir o chocolate em pó pelo amendoim triturado.
Mini churros de doce de leite
Os mini churros com recheio de doce de leite são fritos em óleo e polvilhados com açúcar. Uma delícia que tem tudo a ver com os quitutes de São João.
Baba de moça
A baba de moça, assim como o quindim, é feita com gemas de ovos. A lista de ingredientes inclui, também, leite de coco, leite condensado ou calda de açúcar.
Broa de fubá
A broa é uma espécie de pão feito com fubá, farinha de trigo, açúcar, fermento em pó, margarina sem sal e um toque extra opcional de erva-doce.
Brigadeiro de quentão
Outra variação do brigadeiro para o São João é o brigadeiro de quentão. A massa é feita com chocolate branco picado e derretido, gengibre, leite condensado e o quentão já pronto. O acabamento é feito com açúcar de confeiteiro e um toque de doce de leite.
Biscoito de amendoim
O biscoito de amendoim é a cara da festa junina, feito com 4 ingredientes: açúcar, amendoim cru, ovos e fermento químico. Para deixar ainda mais charmoso, utilize formas com formatos diferentes!
Bala de pinga
Vai uma dose de pinga para esquentar? Mas é a bala, e não a bebida. Elas são feitas com gelatina em pó sem sabor, açúcar cristal, suco em pó (de morango ou no sabor que você quiser), água e pinga.
Cupcake de pamonha
Outro quitute doce perfeito para homenagear São João: o cupcake de pamonha é decorado com o brigadeiro de milho.
Cupcake de paçoca
E tem o cupcake de paçoca também, decorado com creme de paçoca e ganache com chocolate meio amargo.
Canudinho com doce de leite e coco
Os canudinhos feitos com massa de pastel podem ser recheados com doce de leite e coco ralado para enfeitar a mesa e adoçar a boca dos convidados da festa!
Bombom de amendoim
O bombom de amendoim é banhado com chocolate, que pode ser ao leite ou meio amargo, você escolhe. A massa é a mesma do brigadeiro de paçoca!
Doce de banana em calda
O doce de banana não fica de fora da festa junina!
Manuê
O manuê é um doce de fubá feito na panela e depois vai ao forno até ficar douradinho. Os ingredientes incluem fubá, leite, leite de coco, açúcar, manteiga e sal.
Pinhão com chocolate
O pinhão cozido pode ser banhado com chocolate ao leite para virar um doce junino!
Bolinho de arroz doce
O arroz doce vira bolinhos deliciosos. Além do arroz cozido, leva leite condensado, raspas de limão, farinha de trigo, leite, açúcar, ovo e fermento em pó. Os bolinhos são fritos em óleo e polvilhados com canela.
Comidas salgadas de festa junina
Além das comidas típicas que você provavelmente já viu lá em cima, tem mais comidas salgadas para incrementar a lista.
Dadinho de tapioca com queijo coalho
O dadinho de tapioca com queijo coalho é uma iguaria! Para acompanhar, cai bem uma geleia agridoce de pimenta!
Bolinho de milho com frango
Um petisco diferente e delicioso para servir no São João!
Pinhão cozido
O pinhão cozido com sal é típico do sul do Brasil e presente nos festejos juninos por lá.
Espetinho de queijo coalho
O espetinho de queijo coalho é bom na praia e bom no São João também, regado com bastante melaço para equilibrar o gostinho salgado.
Caldo de milho
O caldo de milho é uma ótima opção para comer com o espetinho de carne, por exemplo.
Pastel frito de carne moída
Um petisco de festa que combina muito com os festejos juninos.
Escondidinho de milho e carne moída
O famoso e adorado escondidinho é feito com milho no São João, é claro. É feito com lata de milho verde e amido de milho. Você pode fazer um recheio bem cremoso acrescentando creme de leite.
Quiche de milho verde
O quiche de milho verde pode substituir a torta salgada. A massa leva apenas 3 ingredientes: manteiga, sal e farinha de trigo.
Torta de abóbora com carne moída
Além do doce de abóbora, você pode usar esse vegetal para fazer uma torta deliciosa de abóbora com recheio de carne moída para a noite.
Caldo de aipim com calabresa e bacon
O caldo de aipim com calabresa é quentinho, super cremoso e delicioso!
Empadinha de carne seca
A empadinha de carne seca pode ser incrementada com banana da terra, catupiry, requeijão, queijo coalho, abóbora, palmito, o que você preferir para deixá-la ainda mais saborosa!
Torta de linguiça e requeijão
Outra opção de torta salgada para o arraial, dessa vez com recheio de linguiça, requeijão e vários temperinhos.
Torta de fubá e frango
E pode fazer a torta salgada para o São João com massa de fubá e um recheio de frango cremoso também.
Cachorro-quente
Sim, o cachorro-quente também é considerado uma comida de São João!
Pãozinho delícia
O pão delícia recheado com creme de queijo é uma comida salgada de festa junina bem prática: é só encomendar e servir, todo mundo ama!
Baião de dois
Feijão, arroz, cebola, coentro, verduras e queijo coalho, tudo junto e misturado no baião de dois na noite de São João com uma carne-de-sol frita para acompanhar.
Batata doce na brasa
Assada diretamente na brasa da fogueira, enrolada com papel alumínio!
Caldo de feijão
E pode ter caldo de feijão também na festa junina. Você pode incrementar a receita como quiser: com bacon e calabresa, cheiro verde, coentro, alho e louro, por exemplo.
Espetinho de carne
O espetinho de carne combina super bem com o clima do São João, um prato descontraído e super apetitoso.
Canudinho com carne seca
Os canudinhos recheados com carne seca e milho verde ficam deliciosos!
Torta salgada de liquidificador
A torta salgada simples também pode fazer parte do cardápio junino.
Escondidinho de mandioca com carne seca
Esse é um clássico: da mesa do almoço direto para o arraiá, você pode preparar pequenas porções individuais do escondidinho de mandioca com carne seca e polvilhar com queijo ralado. Uma delícia!
Torta de cachorro-quente
Com uma massa tradicional de torta salgada, a torta de cachorro-quente é recheada com salsicha, molho de tomate e milho verde.
Buraco quente
Buraco quente é um pão recheado com carne moída bem molhadinha. O visual do prato faz jus ao nome.
Caldo verde
Um caldinho verde também não pode faltar! Batata, couve, calabresa ou linguiça portuguesa dão sabor ao caldo tradicional.
Bolos de festa de junina
Além do bolo de milho e do bolo e aipim, tem muito mais, olha só:
Bolo de fubá com goiabada
Esse bolo combina incrivelmente o gosto do milho com a goiabada.
Bolo de paçoca
O bolo de paçoca com uma calda cremosa de amendoim é perfeito para o São João.
Bolo de tapioca
O bolo de tapioca é feito com leite de coco e coco ralado também. Fica branquinho e bem fofo.
Bolo de churros
O bolo de churros é uma verdadeira obra de arte e pode ser o prato principal da mesa decorada na festa de São João.
Bolo de coco
O bolo de coco é tradicional na festa junina!
Bolo de pinhão
O pinhão também pode ser utilizado na massa do bolo. Nesse caso, ele é cozido e triturado, combinado aos outros ingredientes usuais.
Bebidas de festa junina
E não poderiam faltar as bebidas nessa festa que acontece no inverno. Olha só o que pode ter na sua festa junina para esquentar o corpo:
Quentão
No quentão tradicional não falta gengibre, limão, canela em pó, cravos-da-índia e a pinga que desce queimando!
Chá de amendoim
O chá de amendoim na verdade não é um chá. É uma bebida bem docinha e cremosa que leva leite condensado, conhaque, amendoim, entre outros ingredientes.
Quentão de vinho
Esse não leva pinga, e, sim, vinho seco ou suave, açúcar, cravo, canela e maçã picada.
Suco de milho verde
O suco cremoso de milho é a cara do São João no Nordeste!
Choconhaque
Um chocolate quente alcoólico preparado com conhaque para esquentar no friozinho!
Chocolate quente com paçoca
E pode abrir espaço na mesa para o chocolate quente, combina muito bem com os festejos juninos adicionando paçoquinha na receita!
Sangria
Uma bebida espanhola clássica que também combina com o inverno e com o arraiá! Leva vinho, várias frutas, água com gás, canela, entre outros ingredientes.
Quentão sem álcool
O quentão também pode ser sem álcool, tá? Você pode preparar com suco de laranja, maçã, limão, canela e outras especiarias.
Batida de amendoim
Feita com cachaça, leite condensado e gelo, olha só como fica chique a apresentação!
Chá de maçã
E que tal um chazinho de maçã bem quentinho no SJ? Além de delicioso, a apresentação da bebida também chama atenção. A canela, os cravos-da-índia e o anis estrelado são as especiarias utilizadas na receita.
Licor
O licor também é a cara do São João. É fácil de encontrar para comprar no Nordeste. Tem de maracujá, umbu, cajá, tamarindo, jenipapo, entre outros, o álcool geralmente usado é a pinga e ele pode ter leite condensado também.