Frutas da Mata Atlântica
O Bioma Mata Atlântica ganha destaque por conta da diversidade que apresenta, o que diz respeito tanto aos animais que habitam esses espaços quanto às espécies de plantas que também fazem parte dele.
Inclusive, algumas dessas plantas são responsáveis por frutos marcantes desse mesmo espaço e para que os conheça melhor, listamos abaixo uma série de Frutas da Mata Atlântica, confira:
Jabuticaba
Pequena, a Jabuticaba é uma frutinha redonda que é roxa por fora em razão da sua casca, mas por dentro é inteiramente branca. É docinha e m,uito saborosa, além de que o seu consumo se mostra benéfico para a saúde em razão de todas as vitaminas que possui.
Pitanga
Outro fruto pequeno e muito saboroso que podemos encontrar na Mata Atlântica é a pitanga, que pode ser encontrada nas tonalidades vermelho, laranja, amarelo e também verde, tudo isso em uma mesma árvore.
Cambuci
Não é comum que o Cambuci seja consumido puro, mas tem cada vez mais se tornado ingrediente para geleias, licores, bolos e outras tantas receitas. No entanto, a madeira da árvore que dá o fruto também é muito explorada, gerando um risco de extinção.
Guabiroba
Presente tanto na Mata Atlântica quanto no Cerrado, a Guabiroba é uma fruta de sabor doce que agrada a maioria das pessoas, podendo ser consumida tanto em sua forma natural quanto se tornar parte de receitas para sobremesas diversas.
Araçá
Com semelhanças em relação a Goiaba, o Araçá tem um sabor ácido e ao mesmo tempo doce que é bastante marcante dessa fruta em especial. Assim, além de ser consumido em sua forma natural, tem também se tornado a base de produtos como sorvetes, gerando um sabor único.
Jenipapo
Ácido e marcante, não é tão simples explicar o sabor do Jenipapo, mas é uma opção deliciosa para sucos, licores e também doces, além de poder ser consumido em sua forma natural, sendo uma fruta mole e saborosa.
Feijoa
Em meio a diversos benefícios apresentados a nossa saúde, a Feijoa é uma fruta também conhecida como Goiaba-da-serra, tendo um sabor similar ao da Goiaba comum que é popularmente mais conhecida em todo o território nacional.
Abiu
A parte interior do Abiu, que pode ser consumida, tem um aspecto gelatinoso incomum e o sabor é bem docinho, o que faz com que se torne a base de receitas como geleias, doces e até mesmo sucos, sendo também uma ótima opção para a saúde.
Taiuva
Podendo ser encontrada em tonalidades que variam entre o verde e o amarelo, a Taiuva é uma fruta que possui semelhanças com a amora no que diz respeito a sua aparência. Já quanto ao sabor, tem uma leve acidez e quando maduras, são bem doces.
Bacupari
Um ótimo auxílio para quem deseja reduzir medidas, o Bacupari é uma fruta encontrada na Mata Atlântica e no Cerrado brasileiro, tendo um sabor suave que faz com que agrade a quase todo mundo, podendo ser facilmente incluída no nosso cardápio diário.
Pitomba
De aparência exótica, a Pitomba é uma frutinha doce e saborosa, tendo em vista que o seu interior é bastante suculento, podendo ser consumido desde que retire a semente presente em seu centro. Caso deseje regular o funcionamento intestinal, essa é uma boa dica de alimento!
Saputá
Já o Saputá, também conhecido como Fruta caramelo, é nativo do Brasil e popular na região da bacia amazônica. Em geral, o fruto tende a aparecer entre os meses de Dezembro e Janeiro, quando surgem diversos deles.
Ora-pro-nobis
Pouco se sabe sobre a ação do Ora-pro-nobis em nosso organismo e por isso ele ainda não é tão utilizado como outras frutas. No entanto, é sim possível encontrá-lo em receitas como geleias naturais e sucos.
Jatobá
Com uma casca bastante rígida, o Jatobá é uma fruta que, segundo a medicina popular, pode ajudar na melhora de dores diversas a partir do seu consumo. Com ele, podemos fazer uma farinha natural para bolos e outros tantos pratos.
Juçara
Com uma aparência que por vezes faz com que seja confundida com o Açaí, a Juçara é uma fruta que pode ser consumida a partir da sua deliciosa polpa, de uma forma similar ao que ocorre com o próprio açaí.