Lendas Nordestinas: Conheça as principais
Uma das regiões mais atuantes na construção e valorização do folclore brasileiro certamente é o Nordeste que, em meio a sua pluralidade cultural, contribui para diversas narrativas muito interessantes.
Em sinal disso, abaixo trouxemos exemplos de Lendas Nordestinas que você precisa conhecer. Sendo assim, siga conferindo e percebendo o quanto são interessantes:
Lenda da Cabra Cabriola
A Cabra Cabriola é, na verdade, uma cabra que também é um monstro, que é marcada por características como o fato de feder bastante, além de ter dentes afiados e uma expressão bastante malvada em seu rosto.
É justamente durante a noite que ela sai em busca das suas vítimas, que são principalmente crianças, mas pode acabar sendo qualquer pessoa desatenta. E, mesmo quando não encontra ninguém, entra nas casas para capturar as crianças que não se comportam bem.
A lenda do Labatut
De aparência assustadora, sobretudo por contar com dentes bastante afiados, o Labatut é um monstro que anda de forma estranha por conta dos seus pés tortos, com passos que logo anunciam a sua chegada e amedrontam as vítimas.
Aliás, ele faz vítimas justamente para que possa consumir a carne delas, sendo principalmente crianças. É durante a noite que ele age para conseguir surpreender as pessoas e dar a elas poucas chances de fuga.
Lenda do Papa Figo
De acordo com o folclore nordestino, o Papa Figo seria um homem já de idade avançada e aparência bastante feia que sempre que era visto estava com um saco em suas costas, sendo esse o local onde colocava as crianças que conseguia capturar.
A razão para que se chame Papa Figo é que ele levava essas crianças em seu saco para que conseguisse se alimentar do fígado delas. Posteriormente, o saco seria usado para guardar partes como os ossos.
Lenda do Cabeça de Cuia
Uma criança teria nascido em uma família bastante humildade, e a única forma que sua mãe encontrava de alimentar tanto a ele quanto aos seus irmãos era com uma sopa feita de ossos, ingrediente que conseguia pagar.
Certo dia esse menino, cansado da sua realidade, usa um dos ossos presentes na sopa para atingir a cabeça da sua mãe. Instantes antes de morrer, ela amaldiçoa o filho determinado que ele estaria destinado a seguir pelo resto da vida em um rio próximo, além de passar a ter uma cabeça grande em formato de cuia.
Para a maldição chegar ao fim, o garoto precisava encontrar sete meninas virgens que se chamasse Maria, as matar e comer a carne das mesmas. No entanto, desesperado diante da nova forma da sua cabeça, ele preferiu se jogar no rio.
O que não se sabe é se ele realmente morreu afogado ou ainda hoje sobrevive nessas águas.
Lenda da Alamoa
Em uma rocha bastante alta encontrada em meio ao mar, vive a Alamoa, uma mulher com características físicas que nos lembram uma alemã em razão da pele bem branca, olhos claros e cabelo em tom de loiro.
Ela tem o poder de encantar os homens, fazendo com que eles sejam levados através do mar até a rocha na qual vive. Apesar de ser a sua beleza que chama a atenção deles, quando chegam lá encontram uma caveira, que logo os jogam do penhasco.