Comida típica do Paraguai: Conheça as mais Tradicionais

O Paraguai é um dos principais países da América do Sul, sendo muito conhecido como um dos maiores destinos de compras no continente, mas também reservando riquezas que vão além do material.

Assim, em sua cultura há uma extensa pluralidade, o que podemos perceber a partir dos pratos típicos encontrados por lá. Sabendo disso, reunimos os principais deles nesse post para que possa conhecer melhor, olha só:

Vori Vori

O Vori vori é um tipo de sopa bem tradicional no Paraguai, sobretudo em dias de baixa temperatura. Se trata, basicamente, de uma receita feita com bolinhas de farinha de milho, carne de boi ou de frango e ossos.

É uma ideia atrativa ao paladar, e com certeza vale a pena experimentar caso esteja passando pelo local.

Chipa de Queijo

A Chipa é um delicioso pãozinho paraguaio, similar ao pão de queijo que é muito popular também em algumas regiões do Brasil, a exemplo do Paraguai. Mas é claro, no Paraguai ela ganha características diferentes que torna essa receita única.

A exemplo disso há a presença do polvilho doce, ao invés do polvilho azedo. Além disso, a quantidade de queijo utilizada é muito maior, o que torna o seu sabor muito delicioso.

Veja Também: Comida típica Colombiana

Dulce de Mamón

O Doce de mamãe dispensa grandes explicações, já que é basicamente utilizada essa fruta com a adição de açúcar, além de conter cravos em sua finalização. Pelos poucos e simples ingredientes, é também bem simples reproduzir a ideia.

Comum no paraguai, é uma ótima opção para sobremesas, tendo ainda um alto valor nutritivo.

Mbeju

A partir de um ingrediente também muito típico em terras brasileiras, a tapioca, é possível fazer uma das minhas receitas preferidas na culinária paraguaia, estou falando do Mbeju.

Nesse caso, é ainda possível substituir a farinha de tapioca pela de mandioca, mas a versão com tapioca com certeza se supera no sabor. Além disso, se utiliza queijo, farinha de milho, manteiga, ovos, leite e água, tudo bem simples.

Batiburrillo

Tendo surgido na Espanha e passado a fazer parte também da culinária paraguaia, o Batiburrillo é um tipo de ensopado feito a partir do uso de partes menos populares da carne de animais como o porco, ovelha e cabra.

Nesse sentido, é comum que se utilizem as vísceras, por exemplo. Tudo é muito bem temperado e o sabor é maravilhoso, vale a pena esquecer do que se trata para experimentar sem preconceitos e se surpreender.

Guiso Popó

Mas se você realmente não gosta dessas partes mais incomum dos animais, pode focar na parte magra da carne bovina para fazer o seu próprio Guiso Popó, muito servido como prato principal.

Nele, o arroz é feito juntamente com a carne, além de conter muitos outros ingredientes, a exemplo do molho de tomate e um tempero reforçado, comum em todas as receitas que levam carne no país.

Pira Caldo

Chamado de caldo mas também podendo ser entendido como um tipo de sopa, o Pira Caldo tem como seu ingrediente principal o peixe, contando ainda com a presença do queijo e diversos temperos que se responsabilizam por um sabor único.

Esse é um prato que deve ser servido ainda quente e costuma ter o coentro picado em sua finalização, eu amo!

Koserevá

Finalizamos esse post com um outro doce, dessa vez o Koserevá. Essa é uma receita muito tradicional e particular, feita com a casca da laranja e por isso, ganhando um sabor agridoce bem diferente do que estamos acostumados a experimentar.

É uma maneira muito inteligente de aproveitar todas as partes do fruto, e não há dúvidas de que o resultado final vale muito a pena.