Comida típica do Maranhão: As 15 mais Famosas
O Maranhão é repleto de beleza naturais mas também culturais, e dentre elas com certeza está incluída a culinária típica do estado, sobre a qual te falamos logo abaixo por meio de 10 pratos famosos por lá. Confira:
Sururu ao leite de coco
O Sururu ao leite de coco é um prato típico feito com a base de moluscos que, quando combinado com o leite de coco, tem seu sabor aguçado e é capaz de ficar ainda mais delicioso, formando um ensopado de gosto singular que vale a pena experimentar.
Para seu preparo é utilizado diversos temperos como pimentões e coentro, além do Azeite de dendê que também tem lugar de protagonista no prato. Isso faz com que seja confundido com a moqueca baiana e realmente são receitas similares, mas não iguais.
Caldo de ovos
Ainda que no geral o Maranhão seja um estado bem quente, há muitos caldos que se fazem presentes na culinária local. Entre os principais deles, com certeza está o caldo de ovos, que também conta com carne moída no preparo e claro, muitos temperos.
Peixada maranhense
Quando falo em Moqueca, lembro logo de peixe, o que me faz pensar automaticamente na Peixada maranhense, receita de peixe do tipo pescada bem cozido, combinado com outros ingredientes curiosos como o ovo cozido, bem diferente da receita de peixada que talvez você já conheça de outras regiões.
Arroz de cuxá
Dentre os pratos mais comuns dessa região, com certeza está o Arroz de cuxá, receita que não pode deixar de ser experimentada quando viajar ao estado. Além do arroz, a vinagreira também protagoniza a receita, sendo essa uma planta de sabor amargo muito utilizada na região.
É comum que a receita seja reproduzida para acompanhar frutos do mar, complementando o sabor dos mesmos e nos proporcionando uma refeição única.
Sarnambi
O Sarnambi é um tipo de marisco bastante consumido pelos maranhenses, podendo ser cozidos junto ao leite de coco e geralmente servidos com arroz branco. O sabor é delicioso e bastante marcante, valendo a pena experimentar o preparo.
Juçara
No vídeo acima você pode conferir o preparo desde a colheita da Juçará, conhecida também como o açaí maranhense. Diferentemente do açaí encontrado na região Norte do país, sobretudo no Pará, a Juçará possui um gosto mais suave, além de ser também menos calóricas.
Mas há realmente similaridades entre as receitas, inclusive na sua forma de consumo, já que a Juçará também faz parte de refeições, podendo ser consumida com camarão, farinha e tantas outras possibilidades.
Peixe feito no Azeite de Babaçu
A minha versão preferida da receita é com o peixe frito no azeite de coco do babaçu, mas também é possível realizar o preparo com o peixe assado e ainda outras formas. A receita clássica é remontada de forma muito típica com esse ingrediente que não é facilmente encontrado em qualquer região, dando ao peixe um sabor indescritível e ainda mais delicioso que o comum.
Aliás, é também tradição o processo de fazer o azeite de babaçu, um processo demorado mas que percebemos valer muito a pena quando o experimentamos.
Peixe escabeche
Já deu para perceber que os frutos do mar são muito presentes na culinária maranhense, não é mesmo? Um dos possíveis preparos nesse sentido é o Peixe Escabeche, que é aberto em filés bem finos para que incorpore bem ao tempero, resultando em um prato delicioso.
Doce de Espécie
O Doce de espécie é uma opção para sobremesa, mas principalmente para o lanche da tarde ou café da noite, pois são doces na medida certa para não serem enjoativos nem atrapalhar o sabor de outros alimentos, por exemplo.
São similares a biscoitos artesanais e muito característicos da região de Alcântara, município maranhense que vale a pena conhecer caso esteja de visita pelo estado. Aproveite para o consumir com outros ingredientes típicos, como a geleia de Buriti que é igualmente deliciosa.
Caranguejada
Para o preparo de um dos meus pratos favoritos da culinária do Maranhão, a Caranguejada, os carangueijos são cozidos inteiros em uma mistura que envolve leite de coco, molho de tomate e temperos como o cheiro verde e a cebola, uma combinação curiosa que surpreende positivamente pelo sabor.
O prato pode ser encontrado em barracas que ficam no entorno de praias e eu indico demais que experimente, mesmo que seja uma reprodução feita aí na sua casa.
Carne de Sol maranhense
Popular em grande parte do Nordeste brasileiro, o que faz com que a carne de sol do Maranhão se destaque é o seu preparo versátil, gerando sendo feitas com uma boa manteiga de garrafa ou até mesmo virando uma espécie de paçoca.
Torta maranhense
A receita deixada acima é com Camarão, mas a torta maranhense pode ser feita com outros recheios, como de Sururu e Carangueijo, por exemplo. Talvez você esteja pensando que não há nada demais para que uma torta se torne receita típica, mas de forma diferente a outras tortas, essa não leva farinha.
Possui ainda um preparo bem simples de poucas etapas e ingredientes, sendo preciso apenas de materiais facilmente encontrados em casa, como ovos, batatas e claro, o recheio.
Doce de Bacuri
O Bacuri é uma fruta comum da região Amazônica, mas também se faz presente no Maranhão, principalmente em forma de sucos, geleia e claro, a minha preferida, como doce. O sabor é bem diferente de outros normalmente conhecidos e nos entender o motivo de tanto sucesso no estado.
Mingau de tapioca
A Tapioca é um ingrediente comum no Maranhão e podemos fazer uso dela para o preparo do mingau. Essa é uma receita leve, simples e saborosa que é consumida principalmente no café da manhã, gerando uma grande sensação de saciedade.
Arroz Maria Isabel
Famoso tanto no Maranhão quanto no Piauí, o Arroz Maria Isabel se assemelha ao preparo do arroz carreteiro, mas é incrementado com ingredientes já bem conhecidos e utilizados em ambos os estados, como a Carne do Sol e o Coentro, sabores que se combinam bem com a ideia original.