Comida típica do Mato grosso: 10 Receitas!
O Mato Grosso está na região do Pantanal, apresentando visões únicas aos seus turistas mas também uma experiência culinária bem especial. Abaixo, conheça melhor sobre ela a partir de 10 pratos típicos do estado:
Caldo de piranha
Essa receita é feita justamente à base de Piranha, um Peixe de água doce que assusta quando visto em meio a natureza mas nos faz salivar em diversos restaurantes dispostos pelo Mato Grosso, onde o caldo de Piranha se torna um dos pratos mais solicitados.
Um caldinho grosso marca essa receita, além da junção de diversos temperos que aguçam o sabor do peixe juntamente com os outros ingredientes. Essa é uma daquelas receitas que nos revigora e também delicia!
Carne com Maxixe
Essa combinação irreverente só podia ser típica do Mato Grosso, um local de cultura única. A receita é bem similar a carne de panela que já conhecemos bem ao longo do país, mas com certeza a presença do Maxixe dá a ela um grande diferencial.
O prato é bem temperado e ainda tem um caldo delicioso que podemos apreciar, geralmente feito com carne de charque que pode ser moída para uma maior incorporação de sabores, nos apresentando a um resultado maravilhoso.
Maria Isabel
A Maria Isabel, uma receita também presente em alguns estados da região Nordeste, possui preparo simples e que vale a pena ser reproduzido por você diante do seu sabor que mistura dois ingredientes clássico em apenas uma receita, estou falando do Arroz branco e da Carne seca.
A junção, normalmente feita apenas no prato, é realizada desde o preparo e isso faz com que se torne ainda mais saboroso com sabores mais presentes e marcantes que fazem com que a receita esteja em restaurantes famosos no Mato Grosso, além de casas populares.
Arroz com pequi
O Arroz com pequi é uma ótima opção para os vegetarianos e veganos que querem aproveitar da culinária do Mato Grosso, pois a mistura de arroz com essa frutinha típica dá um ar cítrico a essa receita simples que é reinventada com novos toques de sabores.
Uma dica se nunca experimentou a receita é que consuma o pequi sem morder, acredite que assim terá uma experiência ainda melhor e mais completa!
Furrundu
A essa altura, já quero te trazer uma opção deliciosa de sobremesa, o Furrundu. Para essa receita, é utilizado como base o Mamão e o Gengibre, mas é claro que não se pode esquecer também do Cravo, Rapadura e Canela, dando um sabor bem singular a Iguaria.
Esse doce é tão comum que se encontra facilmente em diversos lugares do Mato Grosso, desde restaurantes até lojinhas locais. E claro, não deixe de experimentar quando for visitar o estado!
Galinhada
A Galinhada é uma das receitas mais típicas do Mato Grosso, sendo uma mistura entre arroz, galinha e também Pequi. Além disso, é claro, vale a pena apostar em diversos temperos para complementar o sabor, tornando esse prato delicioso e valendo a pena o experimentar.
Se atente também, pois o sabor é marcante e bem diferente daquilo que podemos estar acostumados a experimentar. Muito disso se deve ao uso do Pequi na receita, um fruto muito presente no Mato Grosso e que também aparece em outras receitas típicas do estado.
Bolo de arroz
Já pensando no café da manhã ou da tarde, sabemos que um bolinho sempre cai bem e nesse sentido, que tal um Bolo de arroz? A mistura entre arroz e coco é perfeita e faz parte dessa receita deliciosa, uma ótima opção para recepcionar visitas com aquele cafezinho.
Farofa de Banana da terra
Entre tantas receitas, com certeza coloco a Farofa de Banana da terra nas minhas preferidas! Aliás, essa também é uma das receitas de preparo para mais simples, demandando apenas farinha de mandioca e banana da terra madura. Você ainda pode incrementar a receita com Carne seca!
Mojica de pintado
O Pintado é um peixe muito comum na região do Pantanal e protagoniza a Mojica de Pintado, uma receita onde podemos experimentar de uma carne branca muito saborosa em conjunto com muitos temperos e claro, a mandioca, fazendo com que tenha um sabor inconfundível e delicioso.
Carne com Banana Verde
A combinação de Carne seca e banana verde é bem singular e claro, típica do Mato Grosso. Essa com certeza é uma opção diferente para o seu almoço, levando a mesa um sabor diferente a partir de ingredientes já conhecidos. Uma dica é usar o Molho shoyu para adicionar ainda mais sabor ao caldinho resultante do prato.