Comida típica do Acre: As receitas mais Populares
O Acre é uma das 27 unidades federativas pertencentes ao Brasil, fazendo divisa com o Amazonas, Rondônia e também outros países, a exemplo da Bolívia, a qual já pertenceu o seu território anteriormente.
Em meio a proximidade com esses outros espaços, os acreanos podem contar com uma cultura diversa, o que podemos perceber em muitos pontos mas, sobretudo, na sua culinária que é rica em sabores.
Para conhecer melhor sobre ela, reunimos as principais comidas típicas do Acre logo abaixo, confira:
Baixaria
Um dos pratos mais típicos e singulares da culinária acreana, a Baixaria é normalmente ainda consumida no café da manhã. Mas ao contrário do que essa informação pode te fazer pensar, a receita não tem nada de leve.
É bem similar ao cuscuz tão consumido no Norte, mas no Acre a receita ainda conta com a presença de carne moída, ovo frito e cheiro verde, sendo uma ótima maneira de começar o dia com toda a energia necessária para ele.
Caldeirada
A caldeirada é basicamente uma receita de ensopado que conta com ingredientes como o tucupi e camarões, alem de muitos temperos que acentuam o sabor do preparo e contribuem para que ele se torne ainda mais saboroso, justificando sua popularidade.
Bolo de pupunha
A Pupunha é uma árvore muito comum na região Norte do nosso país, e assim tendem a surgir novas receitas que a utilizam, exemplo disso é o tradicional bolo de Pupunha, famoso e muito querido na mesa dos acreanos.
Se trata de um fruto e o preparado é bem simples, similar ao que fazemos com bolos de outras frutas, como a Laranja.
Beiju de folha
O Acre tem forte influência de estados nordestinos, o que se deve ao latente processo de migração ocorrido em anos anteriores. Diante disso alguns ingredientes são utilizados nesse estado nortista, é o caso da tapioca.
Um dos seus principais usos é relacionado ao Beiju de folha, que se trata nada mais nada menos que o tradicional beiju envolto na folha de bananeira, o que faz com que ganhe um sabor ainda mais especial.
Maniçoba
De origem indígena, a Maniçoba é uma receita que acabou sendo popularizada principalmente no Norte do país. E provavelmente você já ouviu falar dela através de uma curiosidade bem interessante, que é o fato da folha usada na receita poder causar a morte quando não cozinha pelo tempo correto.
Tambaqui
O Tambaqui é um peixe muito consumido em alguns dos estados da região Norte, exemplo disso é o próprio estado do Acre. Por lá, ele é especialmente feito com as costelas do peixe.
Com um modo de preparo singular, os acreanos não abrem mão de uma comida bem temperada e acompanhamentos bem servidos, valendo a pena apostar nessa refeição em meio a certeza de que ela irá te satisfazer.
Quibe de arroz
Outra influência muito presente na culinária acreana é a árabe, fazendo com que os alguns pratos tradicionais passem a se reinventar e ganhem a presença de novos ingredientes. Assim, esse mostra ser o caso do Quibe de Arroz.
Logo de início não havia trigo para ser utilizado pelos imigrantes, portanto o arroz era comumente triturado e preenchido com carne moída para que fosse associado ao quibe original.
Vatapá
Presente em outros estados do Norte e até mesmo do Nordeste, como é o caso da Bahia, o Vatapá feito no Acre leva bastante camarão e leite de coco, além de pão e muitos temperos, sem deixar de lado a pimenta.
Saltenha
A Saltenha é um salgado muito comum em regiões bolivianas, sendo interessante frisar que o local onde hoje é o Acre, já foi território desse país, fazendo com que algumas heranças culturais ainda se mantenham presentes.
É um lanche de rua popular, então caso visite o Acre, não vai ser uma tarefa complicada encontrar o salgado à venda em lanchonetes, padarias e barraquinhas. Não tenha dúvidas de que vale a pena experimentar!
Tacacá
O Tacacá corresponde a um tradicional caldo servido no Pará, mas pela interferência e troca cultural, acabou se tornando popular também no Acre. Para ele, são utilizados ingredientes como o camarão seco e também a folha do jambu.
Rabada com Tucupi
A Rabada é um prato bem comum no Nordeste do país, e já na região Norte, em estados como o Acre, acaba sendo incrementada a partir de ingredientes locais como o Tucupi, que basicamente é um caldo feito da raiz de mandioca.
Pirarucu à casaca
Já o Pirarucu à casaca é popular tanto no Amazonas quanto no Acre. Trata-se do peixe Pirarucu feito com farinha de mandioca e outros ingredientes, incluindo o tempero regional. Como diferencial, o prato é feito em camadas.
Torta de Cupuaçu
Cupuaçu é uma fruta encontrada com certa facilidade em estados como o Acre, e por conta disso acaba sendo a base para diversas sobremesas. Exemplo disso é a torta de cupuaçu, que tem um recheio com sabor bem marcante, além de uma massa levinha e igualmente deliciosa.