Comida típica de Santa Catarina



Santa Catarina é um estado típico em belas paisagens, festas populares e também uma culinária típica que pode nos remeter a diversos países europeus. Para conhecer melhor dessas comidas, confira logo abaixo:

Sopa de Agnolini





Essa é uma das tantas receitas famosas em Santa Catarina graças aos imigrantes europeus. A Sopa de Agnolini é uma herança específica dos italianos e costuma ser muito consumida em dias frios, pois servida bem quentinha é irresistível.

A versão original inclui uma massa fresca, feita em casa mesmo com o uso de farinha, ovos e o recheio que costuma ser de carne de Boi. A receita ainda conta com um delicioso caldo feito a base de cheiro verde para complementar seu sabor.





Rollmops

No segundo lugar dessa lista está um prato mais exótico que vale a pena conhecer, se trata do Rollmops, aperitivo de origem alemã que corresponde a um filé de sardinha recheado com cebola crua. Ah, é claro, essa mistura deve ser colocada em conversa.

Não há acompanhamentos muito comuns para esse prato, sendo geralmente servido apenas com pimenta. Se está visitando Santa Catarina, essa pode ser uma boa e inesquecível experiência gastronômica.

Cuca

Já com um sabor mais leve que pode funcionar bem para acompanhar cafés, temos a Cuca, uma receita deliciosa e muito tradicional de bolo que reflete a herança culinária de alemãs e poloneses que ainda resiste em Santa Catarina.

A massa é bem similar a massa de pão, principalmente aquelas mais levinhas. E com certeza um dos fatores que a marca é a presença de uma cobertura com farofa crocante que pode ser feita com diversos ingredientes, como a banana, coco e maçã, por exemplo.

Chucrute

Além do Rollmops sobre o qual já falamos, esse estado tem ainda outros pratos típicos feitos em conversa, exemplo disso é o Chucrute que basicamente se trata de uma conversa feita a partir do repolho fermentado.

Apesar de muitas possibilidades em seu preparo, a receita original é bem simples e conta apenas com repolho, água e sal, podendo ser facilmente reproduzida para que se consuma na companhia de outras comidas regionais, como o Eisbein.

Ostra Gratinada

A produção de Ostras é intensa no estado de Santa Catarina, principalmente na sua capital, Florianópolis. Diante disso, surgem também diversas receitas que contam com a presença do ingrediente, sendo a principal delas a versão gratinada.

O sabor é delicioso e marcante, além de que podemos o encontrar com certeza facilidade em restaurantes.

Apfelstrudel

A Apfelstrudel nada mais é que uma torta folhada de maçã, estando entre um dos doces mais consumidos no estado. A sua massa fina em união com a presença da maça açúcarada e um leve toque de canela, contribuem para que esse esteja entre os meus pratos preferidos.

Atualmente existem versões já diferentes da original, como na qual a maçã é substituída pela presença do queijo branco. De toda forma, ambos os sabores são incríveis.

Pinhão

Famoso em toda a região Sul, o estado de Santa Catarina é também um grande consumidor do Pinhão, proveniente da semente da Araucária e de simples preparo, além de incrementar diversas outras receitas, como farofas.

Assim, basta o cozinhar com água e dar uma leve passada na brasa caso desejar. O sabor é suave e delicioso, podendo ser consumido como aperitivo ao longo do dia.

Kassler

Esse é um outro prato que surge como herança da Alemanha, se tratando de um prato que conta com a Carne de Porco defumada e grelhada, um purê comum de batatas e ainda o Chucrute, conversa sobre a qual já te falamos acima.

É um prato muito saboroso que ainda pode ganhar variações no menu de alguns restaurantes, como com o Porco sendo servido à milanesa.

....