Comida típica do Folclore brasileiro



O Folclore anuncia muito da cultura do nosso país, e a partir da análise sobre ele entendemos também sobre a culinária típica nacional. Por isso, reunimos aqui 10 dessas principais receitas para que você conheça melhor, confira:

Curau de milho





O Milho é um ingrediente que aparece em muitas das receitas relacionadas ao Folclore brasileiro, e uma das principais delas com certeza é o Curau, um creme delicioso feito de milho, leite, maisena e açúcar e sal para dar equilíbrio ao sabor.

Além disso, o prato é geralmente servido com Canela polvilhada por cima, o que aguça e complementa bem o sabor do milho. Caso goste muito do ingrediente, pode até inserir Canela em pau durante o processo da receita.





Bolo de aipim

O Bolo de Aipim, que de acordo com a região do Brasil também pode ser chamado de Bolo de Mandioca, é uma receita simples e deliciosa que pode ser também muito versátil, combinando perfeitamente com momentos como o café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo.

Como já é de se imaginar, ele é feito com a base do Aipim que nesse caso deve ser ralado para a devida confecção da massa. E o melhor de tudo, dá para fazer tudo bem rapidinho e os ingredientes são bem simples no geral.

Veja Também Comidas Típicas do Nordeste

Maria Isabel

Apesar do nome diferente, a receita da Maria Isabel conta com ingredientes já bem conhecidos, já que de modo simplificado podemos definir esse prato como sendo a mistura entre o arroz e a carne do Sol em um mesmo processo de cozimento.

Feitos juntos, o sabor da receita se torna muito harmônico, principalmente caso resolva caprichar no uso de temperos como o Cheiro verde e o Alho que dão a receita um sabor ainda mais especial e marcante.

Feijoada

Um clássico por todo o Brasil, a Feijoada também ganha destaque quando o assunto é o Folclore, principalmente quando feita com Feijão preto e claro, muitas carnes para acompanhar o cozimento do prato.

Nesse caso o tempero também faz toda a diferença, assim como os acompanhamentos, valendo a pena caprichar na farofa e salada para dar um toque final na hora de servir a receita e se deliciar com ela.

Pé de Moleque

O Pé de Moleque leva esse nome curioso mas na verdade, é bem simples de o entender. Se trata de um doce popular e delicioso feito a base de amendoim torrado e já sem pele, o que é misturado com açúcar e leite condensando para uma espécie de caramelo bem doce.

A união dos sabores é incrível e assim, forma uma opção de sobremesa bem típíca marcada por ser bem durinha e claro, agradar ao paladar de grande parte das pessoas que a experimentam.

Veja Também Comida típica do Norte

Feijão tropeiro

Popular principalmente em estados do Sudeste e do Nordeste brasileiro, o Feijão tropeito fez parte da História do nosso país. Hoje ele é muito utilizado como acompanhamento para churrasco, mas é claro que as suas formas de consumo são muito plurais.

É comum que nessa receita seja utilizado o Feijão mulatinho que logo após a etapa de cozimento deve ser misturado a farinha para uma mistura bem singular, contando ainda com temperos como a cebola e o cheiro verde.

Arroz Doce

O Arroz faz parte de grande parte dos brasileiros no dia a dia, mas ele é reinventado e ganha um sabor bem diferente quando se torna parte das comidas típicas do Folclore em nosso país, sendo dessa maneira um Arroz doce.

Para dar esse toque adocicado ao Arroz, são misturados a ele ingredientes como o Leite condensado, açúcar e creme de leite, o que contribui ainda para que a receita tenha um caldinho bem encorpado, além de delicioso.

Tutu de feijão

Esse é mais um prato onde o feijão aparece, sobretudo na região Nordeste onde possui grande popularidade. Para ele o feijão deve ser cozido e incorporado a uma série de ingredientes, como a farinha da mandioca e diversos temperos a gosto.

O resultado pode ser cremoso caso deseje e eu confesso que essa é minha versão preferida, pois foge da forma convencional com a qual estamos acostumadas a consumir o feijão e assim, somos apresentados a um sabor bem diferente.

Veja Também Frutas típicas do Nordeste

Pamonha

A Pamonha é feita a partir do milho enquanto seu ingrediente principal, mas é claro que conta ainda com outros itens que se responsabilizam pela construção de sabor do prato, a exemplo do coco ralado que dá um toque todo especial a receita.

Tradicionalmente, ela é enrolada em palhas, o que garante um processo de cozimento delicioso a pamonha e claro, contribui também para a excelência do seu sabor, mesmo não sendo tão difícil a fazer.

Bolo de pinhão

O Pinhão é muito consumido no Sul do Brasil, e nessa região o Folclore também ganha visibilidade, sobretudo a partir de seus pratos, como o Bolo de Pinhão que costuma ser consumido na companhia do Chimarrão, bebida típica entre os Sulistas.

O sabor é bem característico e marcante, mas a massa é leve e até bem simples de fazer, sendo possível otimizar o tempo desse processo com o uso de um liquidificador.

....