Comida típica do Ceará



Para conhecer melhor do Ceará, um importante estado brasileiro localizado no Nordeste do Brasil, reunimos aqui algumas de suas comidas típicas que podem te surpreender. Confira:

Baião de dois





Um clássico da culinária cearense, o Baião de dois consiste na mistura de 2 ingredientes muito populares em nosso país, o arroz e o feijão, que nesse caso costuma se tratar mais especificamente do feijão de corda, que possui um sabor delicioso.

É claro que outros preparos se unem como importantes acompanhamentos para o prato, a exemplo da carne bovina que não pode faltar e claro, a farofa que se mostra tão essencial quanto.





Sarapatel

Os ingredientes do Sarapatel pode assustar em primeiro momento, pois o prato é composto basicamente por vísceras de porco, sangue coalhado e toucinho, além dos temperos regionais como o coentro.

Essa composição faz com que muita gente tenha preconceito com o prato mas quem o experimenta costuma aprovar, principalmente quando acompanhado de um arroz soltinho e um bom molho de pimenta.

Cuscuz

Muito consumo em praticamente todos os cantos do Nordeste, o Cuscuz é preparado a partir do uso dos flocos de milho, também conhecido popularmente como Flocão, e para ficar pronto basta poucos minutos.

Ele pode ser consumido puro mas os adicionais também são bem vindos, podem ser leite de coco para uma versão mais molhadinha ou manteiga de garrafa, carne, queijo coalho e até mesmo ovo cozido ou frito.

Moqueca Cearense

Cada local tem um preparo único para a sua Moqueca e apesar das mais famosas estarem na Bahia e no Espírito Santo, o Ceará não fica para trás nesse sentido, trazendo opções deliciosas para o prato que também pode ser conhecido como Peixada.

Diante de tantas opções de preparo, o diferencial desse estado está na inclusão do suco de Caju na receita, levando um toque diferente ao sabor final e, por incrível que pareça, nos surpreendendo pela sua harmonia no paladar.

Carne de Sol

Também comum em muitos locais, sobretudo do Nordeste, a Carne do Sol ganha destaque entre as comidas típicas do Ceará. Se trata basicamente da Carne que é desidrata no Sol, dando um sabor ainda mais marcante a proteína.

Curiosamente, essa técnica era muito utilizado há anos atrás, principalmente em cidades do interior, para manter a Carne por mais tempo sem o auxílio de geladeiras, um detalhe cultural que torna o ingrediente ainda mais típico.

Doce de Caju

É claro que não poderíamos deixar os doces típicos de fora desse post, e por isso citamos aqui o Doce de Caju, feito a partir dessa fruta que é muito comum na região e por isso é também utilizada em muitos outros preparos.

Para o seu doce, é utilizado ainda açúcar e cravos da índia. Apesar de poucos ingredientes, a receita pode levar cerca de 10 horas para ficar completamente pronta.

Caranguejada

Consumir a carne do Caranguejo é muito comum no Ceará e foi com base nisso que surgiu a Caranguejada, receita para a qual o animal deve ser cozido no leite de coco e servindo em meio a diversos temperos, tomates e pimentões.

É típico também que o prato chegue acompanhado de um pequeno martelo para que a casca do Caranguejo seja quebrada e tenhamos acesso a sua carne sem grandes dificuldades. Esse é prato comum nas regiões mais próximas às praias.

Rapadura

Por fim, um outro doce que com certeza pode ser facilmente encontrado no Ceará, a Rapadura. Ela é feita a partir da cana de açúcar e entre os locais, o acompanhamento preferido é a farinha, jeito qual podemos reconhecer um cearense de longe.

Mas existem outras muitas opções e a minha preferida é com coco, mas vale a pena se deliciar com um pouquinho de cada sabor e escolher o seu preferido, lembrando que é preciso se atentar por ser um doce calórico e repleto de açúcar.

....