Comida típica da Paraíba: Top 15
A Paraíba é um estado da região Nordeste do nosso país e por lá estão muitas das heranças culturais do nosso país, como podemos perceber em sua culinária. Por isso, confira abaixo 10 comidas típicas da Paraíba que separamos para você:
Rubacão
De nome curioso, o Rubacão se trata de um dos mais famosos pratos da Paraíba. Para ele, são utilizados ingredientes como o Arroz, Feijão verde, Queijo coalho, Carne do Sol e também o Leite de Coco e de gado, além de temperos a gosto.
O prato é bem popular e não é apenas algo voltado para os turistas, já que faz parte do dia a dia dos paraibanos e pode ser encontrado em diversos restaurantes do estado. Mas se não estiver em visita a Paraíba, pode tentar reproduzir de casa mesmo.
Mocotó
O Mocotó é um prato bastante pesado feito a partir do bucho do boi, reunindo partes do animal que geralmente eram descartadas. Apesar de ser uma receita gordurosa, é rica em nutrientes e claro, também em sabor.
Buchada
A Buchada pode ser feita tanto com o Bode quanto com o Boi, e em comum em ambos os casos tem o uso de partes que geralmente são deixadas de lado no consumo desses animais. Exemplos disso são as vísceras, rins e até mesmo o fígado, tudo mistura para dar origem ao prato.
O cozimento também é muito característico, sendo realizado em uma bolsa formada a partir do estômago do animal. Quando pronta, é só cortar essas bolsas recheadas com as partes citadas para se deliciar. Vale a pena deixar o preconceito de lado para experimentar essa iguaria!
Veja Também Comidas típicas de Pernambuco
Fava
A Fava é um tipo de feijão bem comum nesse estado e pode servir como base principalmente para uma espécie de feijoada, também chamada de Favada. O curioso é que o preparo deve ser muito bem feito, já que em algumas situações o sabor amargo da Fava pode persistir.
Ainda assim vale a pena experimentar, pois com o preparo feito o sabor é delicioso, além da Fava ser uma ótima fonte de nutrientes.
Marisco ao coco
Os frutos do mar são muito utilizados na culinária da Paraíba, e sinal disso é o preparo do marisco ao coco. Todo o sabor é garantido pelo leite de coco natural junto ao temperos, criando um cado grosso e saboroso.
Mungunzá
Ainda mais comum no São João mas ainda assim típico por todo o ano, o Mungunzá é uma receita doce feita a partir do uso do Milho, além de contar ainda com outros ingredientes, a exemplo do açúcar e do leite, que contribui para que tenha um delicioso caldo.
Outros itens adicionais são a Canela e o Cravo, que podem dividir opiniões quanto a sua presença mas fazem parte da receita tradicional, por isso vale a pena experimentar com eles para saber realmente o sabor característico do Mungunzá.
Arroz de leite
Sendo um dos mais deliciosos acompanhamentos da culinária nacional, o Arroz de Leite tem como diferencial a presença de Manteiga e leite em seu cozimento, resultando em um prato cremoso e repleto de sabor.
No geral ele costuma acompanhar proteínas como a Carne de Sol, mas é claro que vale a pena usar a criatividade para o utilizar como parte da sua mesa, já que o resultado é muito gostoso e pode ser utilizado de diversas maneiras diferentes.
Panelada
A Panelada é, basicamente, a mistura de diversos ingredientes que se unem para um único preparo. Nesse sentido, leva feijão verde, partes do estômago do boi e temperos como o coentro, que não pode faltar. Para acompanhar, geralmente é servida com arroz.
Cuscuz
Famoso em grande parte do Nordeste, o Cuscuz é uma outra receita que conta com a presença do milho, mas dessa vez mais especificamente com a farinha de milho que pode ser encontrada pronta e tem um preparo bem simples, sendo geralmente temperada apenas com Sal e ganhando a presença da água.
Em seguida, essa massa feita é cozida no vapor e o resultado é um Cuscuz muito gostoso e soltinho que pode ser consumido de várias maneiras, como com margarina, leite de coco ou até mesmo fazendo parte de refeições principais, como o almoço.
Veja Também Frutas típicas do Nordeste
Baião de dois
Também muito consumido em outros estados Nordestino como o Ceará, o Baião de Dois é uma receita tradicional marcada pela união do Arroz e do Feijão desde a etapa de cozimento, incluindo ainda temperos como o Coentro, que definitivamente não pode faltar.
É comum que proteínas animais, como pedaços picados de linguiça, sejam inseridos na receita, mas essa não é uma regra. De toda forma, o resultado é muito saboroso, já que o cozimento em conjunto contribui para um sabor mais aguçado.
Bolo Souza Leão
Bastante popular em Pernambuco, o Bolo Souza Leão também passou a fazer parte da culinária típica da Paraíba. O seu tom amarelado se deve ao fato de levar cerca de 10 gemas, fazendo ainda com que tenha uma textura leve que lembra a de um pudim.
Cartola
Doce típico de Pernambuco, a Cartola acabou se popularizando também na Paraíba, o que com certeza se deve a proximidade entre os locais que possuem alguns aspectos culturais muito similares, a exemplo da própria culinária.
Para essa receita, se utiliza a Banana frita na Manteiga com Queijo coalho já derretido, além de Açúcar e Canela na finalização do prato. O resultado é uma sobremesa não tão doce, que costuma agradar a muitos paladares.
Arroz doce
Outra opção para sua sobremesa é o Arroz doce, receita bem curiosa que é feita a partir do Arroz já cozido, misturado com açúcar e leite, bem parecido com o que acontece para o preparo do Mungunzá.
Mas no caso do Arroz doce, é comum que seja ainda incluso o Limão e a Canela, além de haverem versões diferentes da receita que incluem o formato original ligado a novos sabores. De toda forma, o indicado é que experimente a versão típica!
Tapioca
Dependendo de onde você seja, pode conhecer como Beiju, mas no Nordeste é chamado de tapioca tanto o ingrediente em si quanto esses dicos feitos com a farinha de tapioca, que pode levar diferentes recheios, tanto doces quanto salgados.
Galinha capoeira
A Galinha capoeira é a versão paraibana da já conhecida Galinha caipira, aquela criada de forma natural sem uso de hormônios, o que contribui para um sabor mais leve e claro, muito gostoso, sobretudo se usar os temperos corretos.
Para experimentar uma dessas, com certeza vale a pena visitar a Paraíba e ir até restaurantes de comida caseira.