25 Comidas Típicas de São Paulo: Os Melhores Lanches do Brasil!



As comidas típicas de São Paulo incluem lanches deliciosos e pratos completos: cuscuz e virado a paulista, pão com mortadela do Mercadão Municipal, o incrível lanche de pernil e o bauru original. Aqui você confere 25 comidas típicas de São Paulo e com certeza vai se surpreender ao saber que muitos pratos consumidos em todo o Brasil vieram de lá!

1. Cuscuz paulista

O cuscuz paulista é famoso pelos inúmeros ingredientes que recheiam a massa de farinha flocada ou de fubá de milho e que ficam à mostra na montagem do prato: ovo cozido, milho verde, ervilha, tomate, pimentões, azeitonas, palmito, sardinha ou frango, entre outros.
 
Com certeza o prato fica mais nutritivo, né? Para quem gosta dessa mistura de sabores, então, é maravilhoso, embora alguns torçam o nariz para a combinação e apresentação considerada “exótica”.

2. Virado a paulista

O virado a paulista é o prato oficial da segunda-feira nos botecos e restaurantes de SP. O que vem no virado? Tutu de feijão, arroz, tirinhas de folha de couve refogada, ovo, banana frita, toucinho, linguiça, carne seca, farinha branca ou de milho para acompanhar.
 
Pode haver pequenas variações na montagem do prato a depender do local, mas todos mantendo devidamente a essência do tradicional virado à paulista, que foi criado na época do Brasil Colônia, quando todos esses ingredientes eram levados juntos em recipientes colocados em carroças. No sacolejar, tudo acabava se misturando, o que resultou no prato!





3. Pão Com Mortadela do Mercadão Municipal

Pão com mortadela a gente acha em qualquer lugar, mas não como o sanduíche de mortadela de São Paulo, especialmente o pão com mortadela do Bar do Mané, que fica no Mercadão Municipal de São Paulo.
 
As fatias bem fininhas de mortadela recheiam o pão francês fresquinho, e o queijo derretido bem quentinho dá ainda mais sabor ao lanche.

4. Bauru original

Dá licença, porque o bauru original foi criado no interior de São Paulo, na cidade do Leme! A receita original desse lanche que hoje é encontrado em outros estados, também, mas com modificações, inclui rosbife, queijo derretido, tomate e pepino em conserva.

5. Lanche de pernil





O lanche de pernil do Bar e Lanches Estadão é o mais famoso de São Paulo! O sanduíche é original de Ribeirão Preto e é preparado com pernil de porco fatiado no pão francês, cebola, pimentão e tomate. Uma comida típica obrigatória para todo turista!

6. Picadinho de carne

Os paulistanos adotaram o picadinho de carne carioca de tal forma que hoje ele é associado à gastronomia local. E como o próprio nome do prato já indica, é feito com filé de carne cortado em cubos servidos com bastante caldo, farofa de banana e arroz como acompanhamentos.

7. Pastel de feira frito na hora

Não tem como passar por São Paulo sem saborear um legítimo pastel de feira frito na hora com um copão de caldo de cana. Segue as dicas de onde provar: Pastel da Maria, na Praça Charles Miller; Pastel Croc 30, na Pompeia, e Pastel da Praça, na República, todos na grande São Paulo.

8. Cachorro-Quente Com Purê

Afinal de contas, vai purê no cachorro-quente ou não? Em São Paulo, essa é a regra! O famoso cachorro-quente paulista é finalizado com purê de batata por cima, que dá ainda mais sabor e cremosidade ao lanche, além de um efeito de cimento que não deixa o molho escorrer enquanto você come.
 
Mas o purê também pode ser colocado dentro do pão, além dos outros ingredientes que recheiam o molho, como milho verde, ervilha, vinagrete e, é claro, uma boa pitada de parmesão ralado.

9. Bolovo

O bolovo é outro salgado típico do estado, recheado com ovo cozido e carne moída bem temperada. A massa não pode ser muito grossa e precisa ser bem crocante. E quer saber? É perfeito para pedir no boteco e degustar com uma cervejinha!

10. Sardela

A sardela é uma receita italiana trazida ao Brasil pelos imigrantes que se estabeleceram em São Paulo. O antepasto é feito com sardinhas, pimentões, tomates e temperos e é servido como entrada, perfeito para acompanhar torradas e pão francês bem cascudo.

11. Peixes de Piracicaba

Às margens do Rio Piracicaba, na cidade que recebe o mesmo nome, na Rua do Porto, os turistas e moradores locais se deliciam com o aroma e o sabor dos inúmeros peixes assando nas churrasqueiras dos restaurantes.
 
Entre eles, se destacam o Tambaqui, o Filhote e o Pintado – nenhum pescado no rio Piracicaba (pasmem!). Vale muito a pena provar!

12. Ostras de Cananeia

Na pequena cidade de Cananeia, no litoral paulista, as famosas ostras gigantes e suculentas são o chamariz perfeito para turistas e o prato perfeito para curtir o dia na praia!

13. Churrasco no Pão

As melhores padarias de São Paulo servem o churrasco no pão francês: um bife suculento acompanhado de queijo derretido e salada. O prato é tradicional, servido em muitos restaurantes e até como comida de rua!

14. Churrasco Grego

O churrasco grego é feito com espetos giratórios de carne, que vão assando lentamente e ganham uma coloração dourada por fora de dar água na boca. As fatias retiradas são fininhas e suculentas de derreter na boca. Um prato imperdível para experimentar!

15. Pão na Chapa e Pingado

O pão na chapa com pingado é um café da manhã tradicional em Sampa. Você escolhe se quer o pão apenas com manteiga ou com requeijão. O pingado, por sua vez, é uma xícara de café com leite com mais café do que leite!

Você pode escolher o pão na chapa com requeijão na entrada, onde o requeijão é passado antes do pão ir na chapa, ou o pão na chapa com requeijão na saída, onde o requeijão só é passado depois do pão sair da chapa.

16. Queijo tulha

O melhor queijo do Brasil é produzido no interior de São Paulo! Essa você não sabia, não é? A Fazenda Atalaia, na cidade de Amparo, é responsável pela produção dos melhores queijos do Brasil. Um deles é o queijo tulha, que já ganhou, até mesmo, medalha de ouro no World Cheese Awards, uma premiação internacional de queijos.

17. Azul Marinho

O azul marinho é um prato caiçara típico do litoral paulista, principalmente em Ubatuba e Ilhabela, feito com peixe e banana verde, servido com pirão. E ele fica literalmente azul, porque a banana, ao ser cozinhada no tacho de ferro, provoca uma reação química que colore o prato.

18. Sorvete Rochinha

O sorvete Rochinha tem sabor de infância no litoral paulista também. São vários sabores disponíveis: doce de leite, milho verde, maracujá, abacate, chiclete, iogurte com morango, chocoduo, groselha e muito mais!

19. Sushi da Liberdade

E não dá para ir na grande São Paulo sem visitar o Bairro da Liberdade e provar os sushis preparados pela maior comunidade japonesa fora do Japão.
 
Veja também: 35 Comidas Típicas do Japão: Muito Além dos Sushis e Sashimi

20. Comida Holandesa

Achou estranho ter comida holandesa na lista de comidas típicas de São Paulo? Calma que você vai entender. Em Holambra, a cidade das flores, você prova o melhor da culinária holandesa depois de passear pelos lindos campos de flores e praças românticas da cidade turística.
 
Lá você encontra o Eisbein (joelho de porco), com salsicha e chucrute como opção de acompanhamento, o Pannekoek (panecuque), que lembram bastante a pizza (ou panquecas) e possuem diferentes recheios como batata rosti, alho-poró e queijo gouda, também o Bitterballen, um prato composto por croquetes holandeses recheados com frango e curry, entre outros.

21. Biscoito de polvilho

Pouca gente sabe, mas o biscoito de polvilho também foi invenção de paulistanos que, segundo a literatura, dividem os créditos com os mineiros. O biscoito leve mais conhecido como avoador é feito com polvilho azedo, leite, óleo, água quente, sal, ovo e queijo parmesão. Em São Paulo, não deixe de comprar os biscoitos legítimos O Globo!

22. Comida Árabe

A comida árabe também é tradicional em São Paulo! Por lá você pode provar deliciosos charutos, coalhadas, quibe cru, tabule, homus… São pratos típicos de dar água na boca com o gosto marcante da culinária árabe.
 
São vários os restaurantes árabes para conhecer, entre os melhores, o Aboud Shawarma & Comida Arabe, o Farabbud Moema e Sonho Árabe e Almanara, na grande São Paulo.

Veja também: 15 Comidas Árabes: Shawarma, Tabule, Falafel e mais!

23. Bife à parmegiana

O bife ou filé à parmegiana teve como inspiração a parmegiana italiana, feito com berinjela. O bife, que também pode ser filé de frango, é servido com bastante molho de tomate e uma camada de queijo derretido por cima. Para acompanhar, arroz branco e fritas!

24. Coxinha

Espera um pouco, a coxinha é comida típica do Brasil inteiro, né? Até pode ser, mas a origem das famosas e deliciosas coxinhas é paulista. E tem mais: a melhor coxinha do mundo é a da Padaria Brasileira, uma rede de Santo André, no ABC paulista, eleita em uma votação no site internacional Taste Atlas.
 
Mas outras redes de padarias e lanchonetes também levam o título de melhor coxinha da vida, como as de Bueno de Andrada, um distrito da cidade de Araraquara, produzidas pela rede Coxinhas Douradas.

25. Sonho de Padaria

O sonho chegou ao Brasil pelos imigrantes alemães que se estabeleceram em São Paulo. Por lá, eram chamados de berliners e aqui ganharam o novo apelido entre as décadas de 1920 e 1930. Já em Portugal, por exemplo, são chamados de bolas de Berlim.
 
Aqui no Brasil, o recheio tradicional do sonho é o de goiabada, mas as massas fritas também podem ser recheadas com doce de leite, chocolate, creme, entre outros.

....