15 Comidas Árabes: Shawarma, Tabule, Falafel e mais!



As comidas árabes tem sabores únicos! Shawarma, tabule, falafel e kafta são algumas das comidas árabes famosas que você vai conferir neste post. As receitas árabes são fáceis de fazer e você surpreende a sua família e os seus convidados com pratos incríveis.

Shawarma





O shawarma é um sanduíche árabe que tem muitas formas diferentes de preparo e uma apresentação de dar água na boca. A receita do shawarma pode ser feita do jeito tradicional, com carne de carneiro ou de frango em tiras no pão sírio com uma gama de temperos e ingredientes que acompanham o prato.

Aqui no Brasil é comum encontrar o shawarma de carne de patinho ou coxão mole no pão sírio. A montagem do sanduíche leva tomate, cebola, pepino e alface, e alguns temperos que podem ser utilizados são a pimenta síria, gengibre, canela, cominho e cardamomo em pó, molho de alho e pimenta-do-reino moída.





Tabule

A salada de tabule é outra comida árabe famosa, originalmente feita com pepino. A receita de tabule árabe leva trigo fino escuro para quibe, pepino, tomate e cebola cortados em cubos, as ervas, como salsinha, cebolinha e hortelã, além do azeite, sal, limão e pimenta síria para temperar, e as folhas de alface para servir,

Para o preparo da receita simples de tabule é preciso lavar o trigo e deixá-lo de molho por 1 hora. Depois é só espremer bem e levar à geladeira por 1 hora. Aí é só misturar os vegetais cortados em cubos, temperar com as ervas, com a pimenta, azeite, sal e limão. Sirva a salada gelada com as folhas de alface.

Falafel

O falafel é um bolinho de grão-de-bico versátil que pode ser frito ou assado, servido tanto como petisco como prato principal. O bolinho tem o gosto marcante da culinária árabe, com temperos como noz-moscada, canela, pimenta-síria e pimenta-do-reino moída na hora.

Como petisco, você pode servir com o molho tahine, e como prato principal, o falafel vai muito bem como homus e salada, você vai conferir esses pratos mais abaixo!

Kafta

Classic kebabs on the plate. Top view.

Kafta é um espetinho tradicional da culinária do Oriente Médio, feito com carne de boi ou de carneiro, até mesmo com frango e com porco, a depender da região. O espetinho pode ser grelhado ou assado em churrasqueira e o tempero especial do prato é a hortelã picada, além da canela e pimenta-síria, entre outros.

Tahine

Tahine, um acompanhamento perfeito para o falafel, é uma pasta de gergelim usada em várias outras receitas árabes, como o homus e o babaganush. A receita de tahine é simples: leva apenas gergelim branco, que é torrado e processado. Se quiser, você pode adicionar azeite ou óleo na receita.

Homus (Pasta de Grão de Bico)

O Homus também é uma pasta, mas de grão de bico, que pode ser servido como entrada, como acompanhamento para o falafel, sanduíches e carnes e também como prato principal!

O grão-de-bico precisa ficar coberto em água com bicarbonato de sódio de molho por, pelo menos, oito horas ou de um dia para o outro, o que diminui o tempo de cozimento dos grãos. O molho leva ingredientes como tahine, alho, caldo de limão, sal a gosto e azeite para servir.

Charuto de repolho

O charuto de repolho é uma receita árabe mais complicada feita em várias etapas. A montagem do charuto é feita com um recheio composto por carne de patinho moída devidamente temperada com pimenta síria, hortelã, entre outros temperos, arroz pré-cozido e molho de tomate, não esquecendo do tempero árabe e hortelã no preparo.

Os charutos são cozidos e a apresentação fica espetacular! Um prato completo que pode ser acompanhado por pimentões recheados e almôndegas de carne.

Arroz com lentilha (Mjadra)

Adivinha qual ingrediente não pode faltar no arroz com lentilha árabe? Isso mesmo, a pimenta síria! O prato é feito com arroz e lentilhas cozidas, temperados com cúrcuma, cominho, pimenta síria e sal. O mjadra é servido com cebolas douradas em tiras e amêndoas laminadas como um ingrediente opcional.

Coalhada Seca (Coalhada síria)

A coalhada seca é outra receita árabe deliciosa. A receita leva leite integral, iogurte natural, sal a gosto, azeite e hortelã. Para a coalhada ficar mais consistente, é só deixar o soro escorrer por mais tempo. É um ótimo acompanhamento para pães e quibes, lembrando que é uma receita que leva em torno de 2 dias para ficar pronta, mas o resultado é fantástico e ela dura até 2 semanas na geladeira.

Babaganush

O Babaganush é uma receita árabe simples: para fazer, basta misturar todos os ingredientes, incluindo as berinjelas grelhadas. O passo mais difícil, inclusive, é grelhar as berinjelas, mas você tira de letra, eu aposto, e elas podem ser assadas no forno envoltas em papel alumínio.

O prato final tem consistência pastosa e é uma mistura das berinjelas grelhadas e amassadas, tahine, limão siciliano, alho amassado, sal a gosto e salsa.

Kibe Cru

Kibe cru – outra iguaria árabe tradicional feita com carne moída de patinho sem gordura, triguilho e os temperos que não podem faltar, como cebola, cebolinha, hortelã e salsinha. Primeiro, o trigo é bem lavado, passado por água fervente no final, depois enrolado em um pano de prato limpo para ser totalmente espremido.

O trigo é misturado com a carne moída, com os temperos batidos no liquidificador ou processador e com cubos de gelo – importante para não deixar o calor das mãos cozinhar a receita. Depois de misturar bem por uns 5 minutos, é só retirar os cubos de gelo, montar o kibes e servir com hortelã, cebola e azeite à vontade.

Arroz marroquino

E seguimos para o arroz marroquino, que pode ser feito de maneiras diferentes, variando os temperos. Você pode utilizar carne moída e carne de frango cozida e desfiada, nozes e cebolas picadas a grosso modo, tempero sírio, alho amassado e sal a gosto.

Salada Fatuche

A salada fatuche tem o diferencial do molho de romã que surpreende o paladar. O molho também é feito com o Zaatar, um mix de especiarias feito com tomilho, gergelim torrado, orégano, manjerona, entre outras, com azeite, limão e sal.

Os ingredientes da receita da salada fatuche incluem pães sírios, pepinos japoneses, tomates, rabanetes, mini alface romana e hortelã. Fica crocante e deliciosa, com o toque apimentado característico do Oriente Médio.

Esfiha de carne

Impossível deixar de fora a esfiha de carne de fora dessa lista, uma comida árabe bem conhecida e amada no Brasil. A esfiha fechada e recheada com carne, cebola e tomate picadinho e pimenta-do-reino é uma entrada e um lanche já tradicional por aqui e pode ser servida com molho árabe ou tahine.

Maamoul (Doce Árabe)

Por fim, o maamoul, um doce libanês de semolina com tâmaras e nozes que também leva água de flor de laranjeira e água de rosas. A massa é recheada com tâmaras e nozes picadas e pimenta-do-reino preta.

Os discos são assados no forno e polvilhados com açúcar de confeiteiro. É claro que a receita tem suas variações, podendo levar outros ingredientes tanto na massa quanto no recheio.

Leve as comidas árabes para a sua mesa, varie o cardápio e surpreenda o paladar de todos!

....