45 Comidas Típicas de Portugal e suas Maravilhas Gastronômicas



Conheça as comidas típicas de Portugal consideradas as maravilhas da gastronomia portuguesa! As comidas típicas de Portugal têm como protagonistas o bacalhau e as batatas em pratos simples e elaborados, os famosos sandes e pastéis, frutos do mar, sopas, carnes e doces à base de ovos que surpreendem o paladar.

Comece pelas 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, como a Alheira de Mirandela, o Arroz de Mariscos e o Caldo de Verde e continue conferindo as comidas típicas mais populares de Portugal!

7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa

Alheira de Mirandela

A Alheira de Mirandela é um embutido feito com carne de aves, pão, azeite e temperos, servido com batatas cozidas, arroz e ovo frito. Uma receita simples que faz sucesso no país.





Queijo Serra da Estrela

Um queijo português feito com leite de ovelha produzido na região montanhosa de Serra da Estrela e com selo DOP – Denominação de Origem Protegida. A preparação do queijo é especial: o leite é coalhado com sal e com flor do cardo, uma planta nativa da região.

Caldo Verde

Na categoria sopas, o caldo verde também é considerado uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa. Um caldo feito com creme de batata, linguiça, bacon, alho, cebola e couve, as folhas que dão a cor característica da receita.

Arroz de marisco





O arroz de marisco tem origem em Vieira de Leiria, feito com frutos do mar variados, como camarões, amêijoas, sapateira, lagosta, mexilhão e berbigão. A receita também leva cebolas e alho picados, tomate, coentro, pimenta piripiri, vinho branco, manteiga e sal.

Sardinha assada

As sardinhas assadas são temperadas apenas com sal grosso e preparadas na grelha. É tradicional servi-las em festas populares e almoços de família.

Leitão da Bairrada

O leitão da Bairrada é típico na região da Bairrada, que fica no centro do país. Para fazer a receita tradicional, a escolha do leitão até o abate deve seguir regras específicas. O leitão é temperado com sal, pimenta, alho, entre outros temperos, assado durante várias horas até ficar dourado, servido com batatas cozidas e salada.

Pastel de nata

O pastel de nata é conhecido pelos  brasileiros como pastel de Belém, o doce mais famoso de Portugal. A receita original é da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa, feita com massa folhada, leite, limão, canela, açúcar e ovos. O pastel é servido quente, é crocante e tem como marca característica a crosta preta, com destaque, também, para o creme suave que só de ver dá água na boca.

Comidas com bacalhau

O bacalhau é símbolo da cozinha lusitana. São vários os pratos principais, entradas e aperitivos feitos com o ingrediente.

Pastel de bacalhau

O pastel de bacalhau à portuguesa foi uma receita finalista das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa. É feito com bacalhau dessalgado e triturado, batatas cozidas e espremidas, leite, salsinha picada, claras em neve, gemas de ovos e pimenta-do-reino a gosto.
 
Basta misturar todos os ingredientes, deixando as claras em neve por último. É só moldar os pastéis e fritar.

Bacalhau à Gomes de Sá

O bacalhau à Gomes de Sá é uma legítima bacalhoada portuguesa feita com bacalhau em lascas dessalgado, batata cozida, azeitonas pretas, ovos cozidos, salsinha, cebola e azeite.

Bacalhau à Brás

O Bacalhau à Brás é um dos pratos com bacalhau mais famosos do país, um prato clássico simples criado pelo Sr. Braz, que era dono de uma tasca em Lisboa.
 
É feito com bacalhau dessalgado desfiado e batata palha artesanal nas versões mais tradicionais da receita, além das azeitonas, ovos batidos (que deixam a receita super cremosa), cebola frita em rodelas e salsa picada.

Bacalhau com Natas

Outra bacalhoada famosa é o Bacalhau com Natas. É um prato super cremoso que pode ser feito tanto com as natas (creme de leite) quanto com molho bechamel, para quem preferir. A receita leva cebola, alho e alho-poró, coentro ou salsa e azeitonas pretas, além das batatas e do ovo para pincelar o bacalhau.

Bacalhau espiritual

O bacalhau espiritual é feito com bechamel (molho branco), batatas fritas fininhas e sequinhas, queijo, pão amanhecido, leite, queijo ralado, cenoura, entre outros ingredientes. O resultado é um prato super cremoso e com um sabor divino!

Pataniscas

Com raízes na região da Estremadura, pataniscas são iscas de bacalhau fritas feitas com bacalhau cru em filetes empanados em ovo e polme de farinha. Um ótimo aperitivo!

Comidas com frutos do mar

Mariscos, lulas, mexilhões, camarões, entre outros frutos do mar, são as estrelas principais de pratos tradicionais de Portugal.

Amêijoas à Bulhão Pato

Outro prato com origem na região da Estremadura idealizado em homenagem ao escritor e poeta Raimundo António de Bulhão Pato. O petisco é feito com vôngoles, um tipo de molusco que é refogado no azeite com alho, coentro e vinho branco, finalizado com suco de limão.

Xarém com conquilhas

O xarém com conquilhas tem origem medieval e também é conhecido como papas de milho. A farinha de milho é obtida a partir do milho moído na molineta para fazer a papa, o prato é acrescido das conquilhas, tiras de toucinho fritas, pão em quadradinhos, coentro e sal.

Polvo à Lagareiro

O termo lagareiro vem dos trabalhadores dos lagares, áreas em que o azeite é produzido, já que o prato utiliza bastante azeite. O polvo é cozido com azeite, sal, alho e cebola, depois é assado no forno no refratário com batatas ao murro, coberto com fatias de alho douradas no azeite e regado com ainda mais azeite.

Feijoada de Mariscos

Típica da costa portuguesa, essa feijoada é feita com feijão branco e frutos do mar: peixes variados, camarão, lula e mariscos com um tempero especial feito com vinho branco, salsa, cebola, tomate, entre outros.

Cataplana de Mariscos

A cataplana de mariscos é feita na panela que se chama cataplana com diversos tipos de frutos do mar, como camarão, mexilhões e peixes, legumes e ervas que são cozidos com calor e vapor.

Carnes e caças

Não poderiam faltar comidas típicas de Portugal nas categorias carnes e caças, muitas delas finalistas na votação das 7 maravilhas gastronômicas do país.

Chanfana

A chanfana é tradicional de Miranda do Corvo, feita com carne de cabra velha temperada em vinha-de-alhos na véspera de ir ao forno, uma marinada feita com vinho tinto, alho e sal. A chanfana é assada em forno à lenha ou convencional em caçoilas, que são recipientes de barro preto típicos da região.

Tripas à Moda do Porto

Um prato típico do Porto feito com tripas, linguiça e barriga, feijão branco, cenoura e temperos, tudo bem cozido e acompanhado por arroz.

Coelho à caçador

Para fazer a receita, a carne de coelho é colocada, por duas horas, em uma marinada feita com vinho tinto e temperos, depois é frita em azeite até dourar dos dois lados e colocada para ferver na marinada com tomates e cogumelos.

Coelho à Porto Santo à caçador

Outro prato na categoria caça que se tornou uma referência gastronómica e cultural na ilha do Porto Santo. O prato é feito com coelho bravo temperado a gosto, cozido apenas em água, depois frito em um refogado feito com talos de cebola, alho e banha de porco, adicionando-se vinho e o caldo inicial da cozedura para finalizar.

Perdiz de escabeche de Alpedrinha

O perdiz de escabeche de Alpedrinha é outro prato na categoria caça, onde a ave é temperada com azeite, vinagre, alhos esmagados com a pele e sal. O tempo de cozimento é longo!

Rojões

Rojões à Minhota, ou simplesmente rojões, são pedaços de carne de porco desossada com gordura, que são marinados em uma mistura de vinho verde, louro, pimenta e sal. Os pedaços são selados na própria banha e depois cozidos na marinada, que pode receber o sangue do animal no estilo à cabidela. As batatas acompanham o prato.

Canja de galinha

A canja de galinha não poderia faltar nesta lista, mas a receita tradicional não é como a canja conhecida aqui no Brasil. A invenção lusitana original é feita com miúdos de galinha, massa pevide para canja, cenoura, hortelã, alho, cebola e ovos cozidos.

Frango Piripiri

Original da África, o frango piripiri foi incorporado à gastronomia portuguesa e se tornou uma comida típica do país. O frango é marinado no molho piripiri, feito com a pimenta que tem o mesmo nome e que é da família das malaguetas, e depois grelhado. Em Portugal, molho piripiri significa, simplesmente, molho de pimenta!

Pratos salgados

Mais pratos salgados: sopas, cozidos, sanduíches e refeições completas de dar água na boca!

Açorda Alentejana

Uma sopa típica portuguesa da região do Alentejo que não vai ao fogo e foi uma das finalistas das 7 maravilhas que você já conferiu. A açorda é montada na hora de servir: primeiro o coentro com os dentes de alho e o sal grosso socados no pilão forram a tigela, tudo é regado com azeite e escaldado com água fervente onde os ovos foram cozinhados ou com caldo de peixe ou bacalhau.
 
A açorda é mexida com uma fatia de pão e depois recebe mais pães cortados em fatias ou cubos e pode ser servida com ovos, peixe ou bacalhau.

Sopa de pedra

Outra finalista da votação das 7 maravilhas, a Sopa de Pedra de Almeirim é feita com feijão vermelho, orelhas de porco, 2 pedras, caldo de carne, azeite e temperos: cebola, alho, sal e pimenta a gosto.
 
A origem da sopa é explicada por uma lenda: um frade muito pobre saía de casa em casa pedindo para preparar uma sopa de pedras. Para temperar a sopa, pedia os ingredientes extras que são listados na receita.

Francesinha

A francesinha tem origem na cidade de Porto e faz sucesso. O sanduíche de prato tradicional é montado com pão de forma, presunto, salsicha, linguiça, bife e muito queijo por cima. O sandes vai ao forno e é regado com um molho picante suave.

Bifana

Bifana é um sande (sanduíche) tradicional de Portugal, inclusive, um dos mais populares. O recheio é feito com fatias finas de carne de porco cozidas com molho picante suave e especiarias. A receita desse molho é secreta e varia de chef para chef.

Tempura

Apesar de ser difundida com origem asiática, a tempura foi levada de Portugal ao Japão no séc. XVI, quando Jesuítas portugueses se estabeleceram no Japão. Trata-se de uma fritura de vegetais ou frutos do mar empanados com farinha de trigo e ovos.

Feijoada à Transmontana

A feijoada à Transmontana é uma feijoada típica de Portugal, originária da região de Trás-Os-Montes, um prato servido no Domingo Gordo logo antes do carnaval. A receita tradicional é feita com feijão encarnado ou feijão branco grande, carnes de porco, salpicão, presunto, cenoura, couve portuguesa e pimenta malagueta.

Arroz de pato

O arroz de pato também é chamado de Arroz de Braga, feito com a água onde foi preparado o pato com chouriço e presunto temperados. Depois de cozido, o arroz é misturado com a carne de pato desfiada e vai ao forno.

Leitão (Sandes de Pernil)

O sandes de pernil é recheado com fatias de porco assado no forno que derretem na boca, servido com temperos e molhos especiais. Vale a pena experimentar!

Arroz de polvo

O arroz de polvo é feito com arroz do tipo Carolino e preparado com o caldo formado na preparação do polvo, que é cozido e grelhado. A receita leva vinho branco, azeite, tomate e temperos tradicionais, incluindo louro, alecrim e pimenta-do-reino.

Caldeirada de Peixe

A caldeirada de peixe é típica de Portugal, feita com uma variedade de peixes que depende da região, como bacalhau, tamboril e congro, além de lula e mariscos. As batatas não podem faltar!

Arroz à cabidela

Um dos pratos mais antigos da gastronomia portuguesa, o arroz à cabidela é misturado com o guisado de frango e com o molho feito com o sangue da ave misturado com vinagre e vinho tinto. O prato tem bastante caldo e fica com uma consistência cremosa.

Cozido à portuguesa

O cozido à portuguesa tradicional é feito com carne bovina, de porco e galinha, toucinho fumado e chouriço, marcela, couve-lombarda, alho-poró, batatas, nabo, cenoura e alho. Fica bem colorido!

Arroz de tomate

O arroz de tomate português é um acompanhamento perfeito para carnes e peixes. Ele é feito com arroz carolino e com tomates bem maduros e sem pele. Fica super cremoso e vermelhinho, suculento e saboroso!

Doces típicos de Portugal

Os doces típicos de Portugal se destacam pelo uso de creme de ovos e os pastéis doces da região também são famosos!

Pastel de Tentúgal

O pastel de Tentúgal, também conhecido como pastel de convento, foi criado pelas freiras carmelitas do Carmelo de Tentúgal. Ele tem o formato de um pequeno embrulho, feito com massa filo, recheado com  calda de ovos moles e açúcar.

Pudim Abade de Priscos

O pudim Abade de Priscos é feito com ovos, açúcar branco, água, toucinho ou presunto de chaves, vinho do Porto, caramelo líquido, canela e limão. A receita finalista das 7 maravilhas gastronômicas do país é feita em etapas:
 
Primeiro, a calda é feita com açúcar, toucinho, cascas de limão e um pau de canela até ficar em ponto de fio. Depois é incorporado o creme feito com as gemas batidas e o vinho do Porto. Tudo é colocado na forma com o caramelo e levado ao forno em banho-maria.

Salame de Chocolate

O salame de chocolate é típico de Portugal e da Itália. É feito com chocolate, bolacha Maria, manteiga, açúcar e gemas, moldado no formato de salame, um doce sempre presente na ceia de Natal!
 
Veja também: 51 Comidas Italianas: Risotto, Ravioli, Tiramisù e mais!

Bola de Berlim

A bola de Berlim é inspirada no doce típico alemão Berliner. A bola é recheada com creme de ovos e creme de pasteleiro e é bem semelhante ao nosso sonho recheado com goiabada e polvilhado com açúcar.

Ovos Moles de Aveiro

Os ovos moles de Aveiro só podem ser produzidos, por lei, em Aveiro, mantendo a receita tradicional. A massa do doce é feita com gema de ovos, açúcar e água, envolvida com uma película própria que se parece com uma hóstia, mas em formatos diversos, principalmente de peixes e conchas.

Brisa do Liz

A brisa do Liz é típica da cidade de Leiria, feita com gemas de ovos, açúcar e amêndoas. Se parece bastante com o nosso quindim, inclusive, foi o doce que deu origem a ele aqui no Brasil, substituindo-se as amêndoas por coco ralado.

....