20 Comidas Típicas da Inglaterra: Fish and Chips, Beef Wellington…



Além do chá da tarde com biscoitos, vale muito a pena conhecer as comidas típicas da Inglaterra: as famosas fish and chips, o beef Wellington, o famoso café da manhã inglês e muitos outros pratos que chamam a atenção, ora pela simplicidade, ora pela complexidade.

Nosso dever, com este post, é não deixar a culinária da Inglaterra ser ofuscada por seus vizinhos – França, Portugal e Itália, que são potências mundiais quando o assunto é gastronomia. Os dias cinzentos dos ingleses são aquecidos com pratos deliciosos, destacando-se o uso de embutidos, como salsichas e linguiças, batatas e curry.
 
Confira a seguir 20 comidas típicas da Inglaterra que vão te incentivar a experimentar o novo!
 

Comidas típicas mais famosas da Inglaterra

Comece pelos pratos mais famosos da culinária inglesa:

1. Fish and Chips





A comida de rua é a mais tradicional da Inglaterra! O clássico inglês é montado com pedaços de peixe empanado frito, geralmente bacalhau ou haddock, batatas fritas e molho. Até hoje você encontra barraquinhas vendendo a refeição rápida em folhas de jornal!

2. Afternoon tea – Chá da tarde





Na Inglaterra, todas as tardes merecem chá com biscoitos. Não se trata apenas de um lanche, mas de um evento, uma experiência! O chá da tarde nem sempre começa pontualmente às cinco, o horário é mais flexível por lá. Os restaurantes servem os chás com uma grande quantidade de quitutes e guloseimas e vários tipos de chá que podem ser combinados.

3. Beef Wellington

O Bife Wellington é um daqueles pratos famosos no mundo inteiro, mas pouca gente sabe de sua origem inglesa. Os bifes com uma camada de foie gras ou presunto e pasta de cogumelos são cobertos por uma massa folhada que vai ao forno e é servido mal passado, com molho de vinho tinto.

4. English Breakfast

O tradicional café da manhã inglês é muito, mas muito diferente do que estamos acostumados por aqui. Tem feijão branco com molho de tomate, salsicha, black pudding (chouriço com banha e sangue de porco) torradas, ovo e bacon fritos, tomates grelhados e cogumelos.

Não tem como pisar os pés na Inglaterra e não degustar um café da manhã tão substancioso como esse, reservado para datas comemorativas e finais de semana em família.

5. Bangers and Mash

Outro prato super popular no país, dessa vez com salsichão temperado, purê de batatas e molho de cebola. O salsichão pode ser apimentado e o prato também pode ter ervilhas como acompanhamento.
 
Veja também: 51 Comidas Italianas: Risotto, Ravioli, Tiramisù e mais!
 

Lanches e Aperitivos

Comidas de rua, lanches e aperitivos deliciosos para experimentar!

6. Scotch egg

Não se engane com o nome: os ovos escoceses são sucesso total na Inglaterra! Os ovos cozidos com a gema mole são envoltos em carne de linguiça, que é empanada com farinha de rosca e depois é assada ou frita. Os acompanhamentos ideais incluem queijo cheddar ou picles de cebola.

7. Sausage Rolls

Esse lanche a gente conhece bem! Os enroladinhos de salsicha fazem sucesso na Inglaterra e são vendidos em lanchonetes e padarias, como aqui também. Mas há diferenças no preparo: por lá, as salsichas são de outro tipo, geralmente chipolatas, e costumam ser envoltas em bacon!

8. Cornish Pasty

A cornish pasty se assemelha bastante às empanadas argentinas. A massa feita é feita com farinha e batata e o recheio tradicional é o de carne com cebola – quem é que tem coragem de recusar essa delícia?

9. Scones

E um lanchinho doce por aqui! Os scones são pãezinhos típicos da Inglaterra consumidos com geleia, manteiga ou clotted cream (creme de nata cozida). A massa é feita com farinha, açúcar, sal, leite e manteiga e eles são perfeitos para o chá da tarde.

10. Yorkshire Pudding

Típico da região de Yorkshire, não se trata de um pudim como você conhece. O prato é montado com bolinhos feitos com farinha, leite e ovos, como um suflê, que podem ser apreciados com carnes e geleias, do doce ao salgado, geralmente com o molho que acompanha o prato principal.

Pratos principais

Agora vamos aos pratos principais mais populares!

11. Bubble and squeak

Um prato que é a cara das segundas-feiras na Inglaterra! Isso porque ele é feito com sobras do almoço de domingo: vegetais cozidos, como repolho, ervilhas e cenoura, entre outros, misturados com purê de batatas, pimenta e ervas frescas. Depois a mistura é cortada em rodelas para fritar. É uma boa opção para acompanhar carnes.

12. Chicken tikka masala

Com forte influência indiana, já se imagina que o prato leva curry e frango, é claro. O frango é marinado no molho curry, depois é assado e misturado a um delicioso molho de iogurte. Para acompanhar a iguaria, arroz jasmim ou pão indiano (naan).
 
Dá pra personalizar o prato de inúmeras formas, usando carnes diferentes e até paneer, um queijo indiano, para fazer uma versão vegetariana.

13. Kedgeree

Inspirado em um prato indiano, o Kedgeree é um risoto de limão com peixe defumado, como o Haddock, curry que deixa o arroz bem amarelinho, salsa e ovos cozidos. Ele também pode ser servido frio e está presente, principalmente, no café da manhã.

14. Lancashire Hotpot

O prato típico do noroeste da Inglaterra consiste em uma caçarola de cordeiro com cenoura e uma camada de batatas em finas rodelas cobrindo a carne, sem esquecer do molho que deixa a receita mais suculenta e que pode ser feito com tomates ou molho inglês, entre outras variações.

15. Steak and Ale Pie

A deliciosa torta salgada de carne cozida na cerveja faz sucesso nos pubs ingleses. A massa é leve, recheada com bacon, queijo, cebola, cenoura, ervas frescas e a cerveja escura que dá um sabor especial ao prato.

16. Shepherd’s Pie

Um prato em camadas feito com carne moída de cordeiro refogada na cebola, cenouras e ervilhas, que é coberta com purê de batata. Por cima, o queijo ralado dá o toque final e então ela é levada ao forno para gratinar. Te lembra algum prato em específico? Parece bem o escondidinho, né?
 
Veja também: 45 Comidas Típicas de Portugal e suas Maravilhas Gastronômicas
 

17. Cottage Pie

A cottage pie é uma variação da torta acima, feita com carne de gado em vez de carne de cordeiro. Na verdade, você vai encontrar versões diferentes da torta na Inglaterra, o que é de se esperar, já que as receitas costumam ser incrementadas com ingredientes diferentes.

18. Ploughman’s Lunch

O almoço dos lavradores virou comida típica da Inglaterra! O prato frio é montado com pão e queijo inglês, vários tipos de picles e geleia com especiarias (chutney). Frutas também podem ser adicionadas, como fatias de maçã, além de presunto ou outros frios, ovos e salada.

Bolos

E os bolos mais tradicionais não poderiam faltar!

19. Victoria Sponge Cake

O bolo tradicional do chá da tarde recebeu esse nome em homenagem à Rainha Victoria, que o adorava! A massa super fofa é recheada com geleia de morango ou framboesa e creme de baunilha. A apresentação é fantástica, o gosto, melhor ainda.

20. Christmas cake

Apesar do nome remeter ao Natal, o Christmas cake, ou bolo inglês, como é conhecido por aqui, é um bolo muito presente no chá da tarde. A massa é semelhante à massa de cupcake e o seu diferencial é a presença das frutas cristalizadas utilizadas para saltear a massa.

....