35 Comidas Típicas da França do Croissant ao Petit Gateau



Do croissant ao petit gateau, as comidas típicas da França são consideradas patrimônio imaterial da humanidade. A culinária francesa se destaca pela harmonização entre pratos e bebidas, pela confeitaria com doces e sobremesas incríveis, queijarias e uso da carne de pato e ervas aromáticas no preparo dos pratos.

Pouca gente sabe, mas a sofistica gastronomia francesa foi referência na Europa durante a Idade Média por estabelecer técnicas especiais de preparo, regras de etiqueta à mesa e pela organização dos pratos em entradas, pratos principais e sobremesas, tudo para satisfazer as exigências da nobreza no período de Luís XIV.
 
Hoje, ela é referência mundial com comidas típicas conhecidas em todo o globo. Confira agora quais comidas típicas não podem faltar no seu tour gastronômico pela França!

Pratos mais famosos

Começando pelos pratos mais famosos na França e fora dela – afinal de contas, não há barreiras que a boa comida não consiga ultrapassar!

1. Croissant





O pão feito com massa folhada é conhecido mundialmente, consumido no café da manhã, no lanche da tarde e em sobremesas, sem recheio ou com recheios variados, como ovo, legumes, chocolate, carne bovina ou de frango, entre outros.

2. Ratatouille





O Ratatouille não é o nome de um filme infantil: é um prato rústico tradicional da França, da região da Provença, feito com legumes cozidos (berinjela, abobrinha, pimentões) cortados em cubos ou rodelas, servido quente ou frio, como prato principal ou como acompanhamento.
 
A comida típica do país cabe muito bem no cardápio dos vegetarianos e veganos!

3. Escargot

Essa é a entrada ou aperitivo mais comum na França!O famoso escargot é um caramujo comestível servido com molho de alho e temperos variados, sem esquecer dos talheres especiais para apreciar o prato do jeito certo.

4. Queijos franceses

O queijo é tradição na França, apreciado geralmente entre o prato principal e a sobremesa! A variedade de queijos produzida no país pode chegar a até dois mil tipos, entre eles, devidamente destacados estão o camembert, o mais famoso e o comté, que é o queijo mais consumido no mundo.
 
Não podemos esquecer o brie, com consistência amanteigada, o roquefort, feito com leite de ovelha, além de outros como o vacherin, o reblochon (o queijo das montanhas) e o fromage de chèvre.

5. Confit de Canard

O confit de canard é um prato feito com carne de pato temperada e marinada com sal grosso e temperos por 24 horas, depois cozida lentamente em banha. A carne pode ser grelhada antes ou depois do cozimento para deixar a pele crocante.
 
O prato pode ser servido com molho rôti (feito com farinha de trigo e manteiga) ou calda de laranja.

6. Crepe

O crepe leva vários recheios, doces e salgados, e pode ser encontrado por toda a França. A massa é feita basicamente de farinha de trigo e vai à frigideira, diferente do crepe suíço que é servido no palito.

7. Raclette

O tradicional fondue de queijo veio da Suíça e virou tradição na França. Servido sempre com um bom vinho, é um prato perfeito para o inverno!

8. Coq au vin

O carro chefe da gastronomia francesa tem fama de ter sido criado a mando de Julio Cesar. O galo é mergulhado no vinho tinto e fica uma delícia!

9. Crème Brulée

O crème brulée é uma das sobremesas francesas mais consumidas no país. O doce é feito com creme de leite e calda de açúcar queimado que deixa a crosta bem crocante.

10. Petit gateau

O petit gateau não é a sobremesa mais famosa da França, como muitos pensam: talvez seja mais famosa em outros países! De qualquer forma, dá água na boca só da gente pensar nela!
 
A montagem dessa sobremesa sofisticada é feita com um bolo cremoso de chocolate e sorvete, geralmente de creme. A diferença de temperatura entre o bolo quente e o sorvete surpreende o paladar – para saborear a experiência da melhor forma, uma colherada de cada até acabar o prato!

11. Macaron

Outra iguaria: os macarons! A massa feita com farinha, manteiga e açúcar leva recheios diversos, como doce de leite, ganaches e chocolate e pode ser colorida com diversas cores por meio de corantes hidrossolúveis ou em gel.

Pratos principais

Continuamos com pratos principais servidos nas refeições familiares e nos melhores restaurantes franceses!

12. Magret de Canard

A carne de pato é muito utilizada na culinária francesa e esse prato é um dos preferidos dos franceses! O Magret de Canard é feito com peito de pato macio e suculento, com uma camada de gordura por cima que deixa a carne ainda mais saborosa.
 
Ela ganha crocância por fora e fica rosada por dentro, servida geralmente com molhos adocicados.

13. Poulet frites

Poulet frites: simplesmente frango com batata frita, acompanhado por salada ou molho. O frango pode ser servido de várias formas: cozido, frito ou grelhado!

14. Quiche lorraine

Tradicional da região da Lorena, o quiche lorraine é uma torta salgada com o sabor marcante do queijo gruyère e toucinho pimenta ou bacon, coberta com uma mistura de creme de leite (nata), ovos e noz moscada. Perfeita para o lanche e para apreciar com uma taça de vinho.

15. Cassoulet

Cassoulet é uma comida típica da região de Languedoc-Roussillon, feita com caldo de feijão branco ou feijão-de-corda e diferentes cortes de carne de porco defumados no vinho branco, como linguiça, bacon e joelho.
 
A tradição manda servir as porções em pequenas travessas. Por parecer tanto com a feijoada que conhecemos, o prato é conhecido justamente pelo nome de “feijoada branca”.

16. Sopa de cebola gratinada

A antiga “comida de pobre” hoje é um prato típico da culinária francesa que pode ser apreciada até mesmo nos restaurantes mais chiques.
 
As rodelas finas de cebolas são fritas na manteiga, depois acrescenta-se o molho ou água, temperos e farinha de trigo. Para completar, a iguaria é servida com fatias de pão torrado e queijo Gruyère ralado.

17. Tartare de Boeuf

Também conhecido como steak tartare, o tartare de boeuf consiste em carne de boi crua em pedaços servida com uma gema de ovo crua por cima e temperos. Você encara? Quem prova se surpreende!

18. Moules Frites

O mexilhão com batatas fritas é um prato simples na França, muito consumido e não pode faltar na lista de comidas a experimentar em um tour gastronômico na França.
 
Para comer, se utilizam as próprias conchas dos mexilhões como pinça. No balde que fica na mesa, vão sendo colocadas as conchas vazias. Além de uma refeição, é uma experiência!

19. Pot au Feu

O pot au feu é, simplesmente, o cozido de carne dos franceses, uma receita familiar tradicional que ganha o sabor especial das ervas aromáticas e especiarias utilizadas, como bouquet garni, sal, pimenta-preta e cravo-da-índia.
 
O guisado pode ser servido como sopa ou como prato principal, perfeito para o inverno. Os legumes utilizados geralmente são cenouras, alho-poró, nabos, cebolas e aipo.

20. Boeuf bourguignon

Originário da região de Borgonha, o boeuf bourguignon é feito com carne bovina cozida mergulhada em vinho tinto. A receita também inclui cebola, alho, bacon e bouquet garni (ramo de cheiros). Para acompanhar, batatas cozidas, cenouras e feijão verde.

21. Soufflé au fromage

O suflê de queijo é uma iguaria gastronômica mais do que tradicional na França. A palavra soufflé significa “um sopro”, ideal para traduzir a leveza do prato.
 
A receita leva ovos (claras e gemas separadas), leite, farinha de trigo, mostarda de Dijon, pimenta-de-caiena, noz-moscada e queijo gruyère ou um outro queijo duro curado e ralado.

22. Tartiflette

Feito com queijo Reblochon de Savoy, o gratinado de batatas também leva cebola e bacon e é perfeito para o inverno, muito consumido principalmente em sua região de origem, os Alpes Franceses, região de Savoia.

23. Fondue bourguignonne

E que tal um fondue de carne? O fondue bourguignonne consiste em pequenos pedaços de carne assados em óleo vegetal fervente que fica em um recipiente na mesa. Para adicionar mais sabor, vários molhos ficam à disposição!

24. Escalope de veau a la creme et aux champignons

A região da Normandia incorpora esse prato cremoso à gastronomia francesa, feito com carne de bezerro, cogumelo-de-paris, vinho branco seco, creme de leite, cebolinha-francesa picada e pimenta-do-reino-branca.

25. La bouillabaisse marseillaise

A sopa de peixe criada por pescadores franceses sem ambição nenhuma acabou se tornando um prato difundido e muito apreciado no país. É preparada com peixes pequenos triturados para encorpar o caldo, peixes nobres inteiros, mexilhões e batatas.

Confeitaria – Sobremesas

E é claro que tem mais sobremesas! Afinal de contas, a confeitaria francesa é uma das melhores do mundo!

26. Madeleine

Os biscoitos Madeleine chamam atenção pelo visual e textura semelhante às conchas do mar, mas se parecem mesmo com bolinhos. Eles existem desde a Idade Média e a massa leva ingredientes comuns, com a adição de raspas de limão e laranja e mel na receita.

27. Profiterole

A confeitaria francesa tem outra delícia que chama atenção não só pelo sabor incrível, mas, também, pela apresentação: os profiteroles!
 
A massa do doce tem uma base de farinha e manteiga, que é recheada com sorvete e coberta com calda de chocolate. A receita também pode incluir raspas de amendoim ou noz-moscada e pistache, que acentuam ainda mais o seu sabor.

28. Éclair

A bomba de chocolate francesa (como é conhecida aqui no Brasil) explode na boca, assim como manda o nome do doce que é sucesso na confeitaria. Feita de massa Choux, é recheada tradicionalmente com creme e ganha uma cobertura de ganache, mas os recheios também podem variar!

29. Teurgoule

Arroz, leite e canela se unem para dar origem ao prato que pode ser chamado de arroz doce de forno, mas com um gosto bem diferente do nosso arroz doce. Também é chamado de pudim de arroz e a receita pode levar uma pitada de noz-moscada.

30. Mousse au chocolat noir

Você sabia que o mousse de chocolate tem origem francesa? Pois é! Um artista francês, há muito tempo atrás, teve a brilhante ideia de misturar chocolate amargo com a espuma feita com clara de ovos e nata, e deu super certo!
 
Com o tempo, a receita foi mudando, mas continua sendo uma das sobremesas preferidas desde a sua criação!

31. Paris-Brest

A Paris-Brest foi criada em homenagem à competição entre Paris e Brest em uma corrida de bicicletas. O formato circular remete às rodas da bicicleta. O sabor e as texturas são inconfundíveis: crocante por fora e cremoso por dentro!

32. Tarte alsacien aux pommes

SAMSUNG CSC

A torta de maçã se diferencia das comuns pela cobertura de creme de ovos e canela que recebe antes de ir ao forno. Pode ser servida fria ou quente, a gosto do freguês!

33. Opéra

A tradicional sobremesa francesa em camadas à mostra que dão água na boca! É feita com biscoito, creme, ganache e cobertura de chocolate, uma combinação de ingredientes e sabores deliciosos!

Confira mais!

E ainda tem mais um pouco para conferir!

34. Croque Monsieur

Esse é um sanduíche que não pode ficar de fora de um autêntico cardápio francês! O croque monsieur é montado com pão de forma, queijo emmental, presunto e molho bechamel. Ele também pode vir acompanhado de fritas.

35. Baguette tradition

A baguete francesa é simples, mas tradicional. Lembra o nosso pão francês, mas tem suas peculiaridades que a tornam melhor ainda do que a baguete comum. Isso porque a fabricação mantém, até hoje, apenas ingredientes tradicionais: farinha, fermento, sal e água.

....