As 10 Cidades Mais Altas do Brasil – Neve, Frio e Paisagens Incríveis!
Nosso país não é um país de altitudes elevadas. As cidades mais altas do Brasil não alcançam os 2 mil metros de altitude, mas são completamente encantadoras em seus relevos, paisagens e possibilidade de neve nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
Neste post você confere as 10 cidades mais altas do Brasil, cujo ponto mais alto é o Pico da Neblina, com 2.995,30 metros. Só a nível de comparação, as cidades mais altas do mundo ultrapassam os 4 mil metros de altitude!
1. Campos do Jordão – SP
Campos do Jordão é a cidade conhecida como Suíça Brasileira. O município fica no interior de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, a 183 quilômetros da capital, e é a cidade mais alta do Brasil, ficando a 1.628 metros de altitude, com população estimada de 52713 habitantes (em 2021).
As principais vias de acesso para Campos do Jordão são a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro e a Estrada de Ferro Campos do Jordão.
2. Senador Amaral – MG
A cidade de Senador Amaral também fica na Serra da Mantiqueira, a 1505 metros de altitude, mas no estado de Minas Gerais. Economicamente, o município se destaca no setor agropecuário, nas culturas de batata, morango, brócolis e na produção das flores, contando com 5.225 habitantes, de acordo com o Censo IBGE/2010.
3. Bom Repouso – MG
A segunda cidade mineira da lista é Bom Repouso, a terceira mais alta do Brasil. Com relevo montanhoso, ela fica a uma altitude média de 1371 metros acima do nível do mar, com altitude máxima de 1680 metros no ponto mais alto. Há um destaque importante na cidade: nela fica a segunda maior imagem de Nossa Senhora das Graças do Brasil, com 20 metros de altura.
4. São Joaquim – SC
O estado de Santa Catarina também entra na lista com a cidade de São Joaquim, localizada no Planalto Serrano estando a uma altitude de 1.354 metros. O município fica a 232 km de distância de Florianópolis, a capital do estado.
5. Gonçalves – MG
Gonçalves, em Minas Gerais, fica a 1350 metros de altitude e é um dos polos turísticos que está se desenvolvendo bastante na Serra da Mantiqueira, já incluída no circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas.
6. Urupema – SC
Outra cidade de Santa Catarina entra na lista, o município de Urupema, que recebeu o título de Capital Nacional do Frio em 1 de dezembro de 2021 e que está localizada a 1335 metros de altitude junto à Praça Principal. Enquanto a sede se encontra em um pequeno vale, as elevações que a circundam ultrapassam os 1720 metros, a exemplo do Morro das Torres.
O clima é temperado marítimo com média anual de 13°C, atingindo média de 8º no inverno, com possibilidade de neve, e 18º no verão. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 2465 habitantes, uma cidade bastante pequena!
7. Campestre – MG
Campestre está localizada na microrregião de Poços de Caldas, em Minas Gerais, a 422 km de distância de Belo Horizonte. Criado em 1911 a partir do desmembramento do município de Caldas, a cidade de Campestre fica a 1300 metros de altitude e possui cerca de 20 mil habitantes.
8. São Tomé das Letras – MG
Outra cidade mineira! São Tomé das Letras, que tem pouco menos de 7 mil habitantes, segundo censo realizado em 2010, fica a 346 km da capital do estado e possui 1291 metros de altitude.
9. Diamantina – MG
Diamantina, novamente em Minas Gerais, fica no Vale do Jequitinhonha, na região central mineira, com população estimada em 47924 habitantes em 2021. Sua altitude é de 1280 metros.
10. Marmelópolis – MG
Marmelópolis está localizada na microrregião de Itajubá, integrando o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, e fica a 1277 metros de altitude, com população de 2.968 habitantes. Seu território pertence à Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, abrigando também uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural – (RPPN da Terra da Pedra Montada). Quem nasce em Marmelópolis é marmelopolense!