18 Comidas Típicas da África do Sul: Do Biltong à Carne de Crocodilo



A culinária da África do Sul é rica em comidas típicas com diversas influências, como o Biltong, Braai, Bobotie, Boerewors e Bunny Chow. Um país tão diverso e plural reflete essas características em sua gastronomia, misturando os sabores herdados dos povos africanos pré-colonização com os sabores trazidos pelos colonizadores britânicos e holandeses.
 
A alimentação na África do Sul tem como base as carnes vermelhas, o pap e sobremesas deliciosas. Confira quais são as comidas típicas do país e se surpreenda com as comidas exóticas também!

Aperitivos e comidas de rua

Começamos com os aperitivos e comidas de rua mais populares no país!





1. Biltong e Droewors

O Biltong é um petisco comum em todo o país, feito com tiras de carnes vermelhas e de caça (javali, avestruz), que são salgadas e colocadas para secar ao sol. É possível encontrar a iguaria, também, em forma de salsicha, chamadas de droewors.





2. Bunny Chow

Bunny Chow é uma das comidas de rua mais famosas na África do Sul! Os pães cozidos funcionam como recipientes, em formato circular ou quadrado, para o recheio composto de carne, geralmente de porco ou de frango (ou feijão e lentilha na versão vegetariana) e o curry picante que não pode faltar!

3. Fish & Chips

O prato de origem britânica se popularizou na África do Sul, quando o país ainda era uma colônia. As fatias de peixe empanado servidas com batata-frita são de fácil preparo e baixo custo, dois fatores que o tornaram uma das refeições mais populares na África do Sul.

Veja também: 20 Comidas Típicas da Inglaterra: Fish and Chips, Beef Wellington…

4. Sosatie

O sosatie é semelhante a um kebab, feito com carne de cordeiro apimentada e marinada com curry, suco de tamarindo e temperos, como cebola, pimenta e alho. Tudo isso deixa os espetinhos de carne assada com um gosto bastante peculiar. Não é para menos, né?

5. Kingklip

O kingklip, também conhecido como confrio, é um peixe rosado típico da África do Sul, comum na costa, como na Cidade do Cabo. Ele pode ser servido de diversas maneiras, em postas, assado ou frito e, ainda, na composição “fish and tips”.

Pratos principais

Confira alguns pratos principais mais tradicionais na África do Sul!

6. Bobotie

O bobotie era o prato favorito de Nelson Mandela! De influência holandesa, é feito com carne de boi ou cordeiro moída, que é temperada com curry e especiarias. Por cima, uma camada de ovo e leite cobre a carne e tudo vai ao forno para assar.

7. Boerewors

A salsicha típica da África do Sul é feita com uma mistura de diferentes carnes, como a bovina, de porco e de cordeiro. Elas são temperadas, moldadas e grelhadas, servidas dentro de um pão ou acompanhadas do pap, um tipo de polenta.

8. Braai

O Braai é o famoso churrasco Sul Africano, super tradicional em todo o país. Mais do que um churrasco, é um ritual entre família e amigos, feito como manda a tradição: os homens cuidam da grelha e as mulheres dos acompanhamentos.
 
Inclusive, o Dia do Patrimônio na África do Sul foi apelidado carinhosamente como o Dia do Braai. O churrasco é feito à lenha e as carnes são variadas, incluindo Boerewors (salsichas), sosaties (carnes espetadas), costeletas, bifes, lombos e aves.

9. Potjiekos

O cozido africano tem esse nome porque é preparado em um potjie, as antigas e tradicionais panelas de ferro. Além da carne cortada em pedaços pequenos e que pode ser de vários animais, o cozido também leva batatas, aipo, cenouras, tipos diferentes de abóboras, cogumelos e, ainda, bebida alcoólica, como cerveja ou vinho.

Acompanhamentos

Os acompanhamentos não deixam a desejar!

10. Pap

O pap é feito com farinha de milho e água e fica com consistência de “papa”. Ele é tradicionalmente comido com as mãos, exceto nos restaurantes, é claro.

11. Chakalaka

O chakalaka está presente na mesa dos sul-africanos como o principal acompanhamento nas refeições. O prato é feito com feijão e vegetais: cenoura, repolho, tomate, cebola e especiaria, servido frio, como uma salada mesmo, perfeito para combinar com o pap!

Sobremesas

Nós, brasileiros, acostumados com sobremesas cheias de açúcar, não vamos passar vontade por lá!

12. Malva Pudding

Para a sobremesa, o pudim de malva é perfeito! Outro prato com influência holandesa, assim como o bobotie, o pudim é feito com geleia de damasco, leite, farinha de trigo, açúcar refinado, entre outros ingredientes, e assado no forno.
 
Diferente do nosso pudim de leite condensado, ele é servido ainda quente com molho de nata com um toque de baunilha (opcional).

13. Melktert

Outra sobremesa famosa na África do Sul, a melktert é uma torta de comer rezando, muito parecida com a torta holandesa conhecida aqui no Brasil, mas sem as bolachas e o chocolate. A massa fina é recheada com um creme especial feito com leite, ovo, açúcar e farinha e a torta é polvilhada com canela.

14. Koeksister

O koeksister parece muito com um bolinho. A massa trançada é frita e mergulhada em xarope de açúcar, mas também pode ser moldada em forma oval e polvilhada com coco ralado.

Comidas exóticas

E os pratos exóticos, você encara?

15. Carnes de caça

As carnes de caça também são tradicionais na África do Sul, principalmente a de avestruz e a de “springboks”, um tipo de gazela (cabra-de-leque). Outra carne muito apreciada dos sul-africanos é a carne de carneiro, além da “oxtail”, o rabo de boi.

16. Grilos fritos

Uma opção exótica e ousada para experimentar quando for à África do Sul: grilos fritos! Não podemos negar que são uma ótima fonte de proteína. O sabor? É uma surpresa!

17. Carne de crocodilo

A carne de crocodilo também está listada no cardápio exótico da África do Sul. É uma carne branca magra, macia e suculenta, com textura semelhante à carne de frango. O melhor corte é a calda!

18. Vinhos da África do Sul

Para finalizar, é preciso falar sobre os vinhos da África do Sul que têm renome internacional, feitos a partir da uva Pinotage, que é o símbolo do país. Os vinhos brancos também têm destaque, principalmente os produzidos com as uvas Chenin Blanc e Sauvignon Blanc.

....