10 Mascotes de Time Brasileiros – Urubu, Porco, Mosqueteiro e Mais!



Cada time brasileiro tem sua mascote! Elas foram criadas para poder dar identidade ao grupo, animar a torcida e gerar fonte de renda na venda de produtos, e podem ser representadas por pessoas, animais ou até mesmo figuras folclóricas. Uma das figuras mais utilizadas, por exemplo, é o leão, pois simboliza força e reinado!

Neste post você confere 10 mascotes de times brasileiros como Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Corinthians!

1. Flamengo – Urubu

O Flamengo adotou o Urubu como mascote após um jogador soltar a ave no gramado para tentar zoar o time, só que a tentativa de zoação foi frustrada – a ave deu sorte ao time no jogo e, por isso, foi adotada como mascote do clube.

No entanto, são 4 mascotes ao total: além do urubu, a principal mascote, vale lembrar do Popeye, que é a antiga mascote marinheiro do clube de regatas, a Urubinha e o Samuca.

2. Palmeiras – Porco





“Dá-lhe Porco” é o grito de guerra para a nação alviverde.O Palmeiras é um time que possui duas mascotes, uma atual, que é o Porco, e o Periquito. O Periquito é a mascote mais antiga, que já caminha com o time há 40 anos.

O Porco foi escolhido recentemente – a escolha foi motivada porque os seus adversários os xingavam de porcos. Mas como o apelido acabou dando sorte ao time, eles adotaram a imagem do animal como mascote.

3. Corinthians – Mosqueteiro

A mascote do Corinthians não é um gavião, como todos pensam, e sim um mosqueteiro! O clube abraçou essa ideia porque, certa vez, no “Jornal Gazeta”, após uma vitória do Timão sobre o Barrancas, foi noticiado que a vitória do Corinthians contra o time argentino foi na raça, como um verdadeiro time de mosqueteiros.

4. Botafogo – Cachorro





A mascote do Botafogo foi escolhida por causa do cachorro do Carlito Rocha, presidente do Time, que fez xixi na chuteira de um dos jogadores. O fato inusitado veio depois: o mesmo jogador fez o gol da virada na partida, levando o time a ganhar por 2×1. Depois, o cachorro foi levado a todos os jogos, até falecer, marcando, para sempre, a história do Botafogo.

5. Fluminense – Homem de Cartola

O Fluminense também possui dois mascotes – o homem de Cartola, criado nos anos 40, e o Guerreirinho, que surgiu em 2009 e faz alusão ao time de 2009 que evitou o rebaixamento no Brasileirão daquele ano.

6. Santos – Baleia

Antes do Pelé, o Santos não costumava se destacar no futebol brasileiro. Os seus rivais os chamavam de “peixinhos”, e assim os torcedores adotaram o “peixe” como apelido. Depois da chegada do Pelé, o time virou um clube gigante e de muitas conquistas, o que motivou a escolha de uma baleia como mascote, o maior animal dos mares!

7. São Paulo – São Paulo

A mascote do time simboliza o próprio São Paulo, que é um santo da Igreja Católica – simples assim!

8. América Mineiro – Coelho

O coelho foi escolhido para ser a mascote desse time através do Cartunista Fernando Mangabeira que trabalhava na folha de Minas. Ele resolveu fazer mascotes para times mineiros e esses mascotes eram representados por animais. Ao usar o coelho, os torcedores do clube imediatamente vibraram com a ideia, já que o animal tem grandes qualidades, como ser rápido e inteligente.

9. Atlético Mineiro – Galo

O galo foi escolhido como mascote porque fazia alusão às brigas de galo, que o animal está ali para lutar de forma incansável pela sua sobrevivência até os seus últimos minutos.

Os torcedores apreciaram a ideia e abraçaram o símbolo. Lembrando, é claro, que naquela época as rinhas de galo eram comuns, ao passo que hoje em dia são proibidas na maioria dos estados brasileiros!

10. Chapecoense – Índio

A mascote da chapecoense tem relação com o nome da sua primeira casa: o estádio Índio Condá. Esse nome, por sua vez, é uma homenagem a Vitorino Condá, um cacique que lutou muito para que seu povo tivesse direito a terras tomadas por colonizadores na região de Santa Catarina, como reza a lenda!

....