Flores do Cerrado: 15 Espécies para conhecer

Marcado por ser o segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado não ganha destaque apenas pela sua extensão em si, mas sim pela diversidade que diz respeito a sua fauna e flora, nos apresentando a espécies bem diferentes.

Em sinal disso, listamos abaixo Flores do Cerrado para que você possa conhecer e claro, se admirar com a beleza que elas possuem. Confira:

Algodão-do-cerrado

Além de ser muito bonita e portanto ser usada na ornamentação de diversos espaços, essa é uma planta também utilizada como ingrediente da medicina natural. De forma curiosa, ainda podemos evidenciar que durante o seu período de maior seca, perde todas as usas folhas, mas ainda assim segue com uma grande beleza.

Flamboyant

De porte considerável e intensidade marcante no que diz respeito a coloração de suas flores, o Flamboyant tem sido cada vez mais utilizado na arborização de espaços urbanos. A sua madeira também pode ser utilizado em alguns casos para a fabricação de itens.

Chuveirinho


Podendo ser conhecida também pelo nome de Sombreiro, essa é uma planta que tem sofrido bastante com a exploração humana em seu habitat, se tornando constante alvo dos projetos de reflorestamento para que não deixe de existir no Cerrado.

Sempre-viva

Sendo encontradas em diversas tonalidades, a Sempre-viva é uma flor típica do Cerrado que pode ser utilizada tanto em sua formatura natural quanto seca para a formação de arranjos, sendo esse um dos principais dos seus usos.

Flor-do-pequi

Um dos frutos mais típicos da culinária de estados do cerrado como Goiás, o Pequi também nos apresenta a uma bela flor, sendo ela chamada justamente de Flor-do-Pequi. Trata-se de uma flor de aparência delicada que realmente possui certa fragilidade, possuindo pétalas amarelas muito bonitas.

Canela-de-ema

Em uma cor delicada e marcante de lilás, a Canela-de-ema é uma espécie do Cerrado muito utilizada para ornamentações. Mas além disso é também uma flor comestível, podendo ser consumida pelos humanos sem apresentarem riscos nesse sentido.

Ipê do Cerrado

De porte considerável e podendo alcançar cerca de 20 metros de altura, o Ipê do Cerrado é uma planta durável e bastante resistente, podendo ser mantida por anos como parte do seu projeto de paisagismo. Diante de sua beleza, se tornou uma flor símbolo do nosso país.

Pau-terra

Nativa do Cerrado, a Pau-Terra é uma planta que tende a florescer em períodos de chuva, incluindo principalmente o período compreendido entre Setembro e Dezembro. Seu tom amarelado é único, fazendo com que se torne muito bonita.

Caliandra

Considerada uma flor exótica do Cerrado brasileiro, a Caliandra possui um tom de vermelho bastante intenso que marca sua aparência, sendo formada por estames alongados que diferem daquilo que estamos acostumados a ver em outras espécies de flores.

Colestenia

A Colestenia é um dos tipos encontrados de orquídeas, sendo essa ligada de forma mais específica ao bioma do Cerrado, enquanto outros tipos podem surgir na Mata Atlântica, por exemplo. Infelizmente, elas tendem a florescer em um período curto e bastante específico do ano, somente entre Janeiro e Março.

Para-Tudo

A Para-Tudo é uma flor única que nos revela uma curiosa característica: Ela nunca murcha! Ela surge ao longo do Verão e tem um tom que mescla entre o vermelho e o laranja, sendo eles percebidos de forma bastante intensa.

Umburuçu

O Umburuçu, por sua vez, não tem uma produção tão expressiva de flores, mas apesar de surgirem de forma bastante isolada, marcam a flora do Cerrano pelo formato diferente e exótico que possuem.

Pau-de-rosas


A depender da fertilidade do solo onde são plantadas, essas são árvores florais que podem alcançar o marco de cerca de 10 metros de altura, aparecendo flores lindas e muito delicadas em uma tonalidade intensa de rosa, remetendo às cerejeiras.

Lobeira

De aparência chamativa, a Lobeira é uma flor repleta de propriedades medicinais, sendo cada vez mais popular o consumo do seu chá que, dentre outros benefícios, possui ação diurética, auxiliando a elimição de líquidos pelo corpo.

Quaresmeira


Por fim mas não menos importante, falamos da Quaresmeira, uma planta linda que floresce por duas vezes ao ano, fazendo surgir flores que variam entre o roxo e o lilás, sendo perfeitas para uso ornamental.