14 Espécies de Periquitos brasileiros



Existe uma grande diversidade de animais em nosso país, incluindo entre eles os Periquitos, muitos deles já domesticados e chamando nossa atenção pela beleza, sobretudo pela tonalidade intensa das suas asas.

Assim, para que possa seguir conhecendo mais sobre, logo abaixo te contamos sobre algumas das principais espécies de periquitos brasileiros, trazendo maiores informações sobre cada uma delas. Confira:

Jandaia-verdadeira (Aratinga jandaya)

Um dos principais símbolos do Brasil é a Jandaia-verdadeira, e não é para menos, já que ela possui justamente os mesmos tons da bandeira nacional, incluindo nisso o verde, amarelo e também azul.  Em nosso país, pode ser encontrada principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.





Jandaia-de-testa-vermelha (Aratinga auricapillus)

Já a Jandeia-de-testa-vermelha se tornou popularmente conhecida através desse nome por conta da marcação vermelha em sua testa, estando presente a mesma coloração na parte da sua barriga, o que faz com que seja bastante característica.

Um detalhe interessante é que essa marcação avermelhada tende a surgir somente na fase adulta da ave, quando passa por uma intensa mudança em sua aparência.

Periquito-namorado (Agapornis roseicollis)

Apesar de ser originário da África, o Periquito-namorado também já é encontrado no Brasil, o que se deve principalmente a sua comercialização que tem acontecido de forma cada vez mais intensa, principalmente em razão da sua beleza.





Na parte do seu rosto e alcançando até parte do papo, a tonalidade que aparece nessa espécie de periquito é avermelhada, tendo ainda um bico mais claro que o comum e penas verdes pelo restante do corpo.

Periquito-rico (Brotogeris tirica)

Podendo ser conhecido também como Periquito-verde, o Periquito-rico é uma espécie bastante comum na Mata Atlântica, havendo ocorrências da sua presença principalmente em estados do Nordeste brasileiro como Bahia, Pernambuco e Alagoas.

Como podemos ver em usa imagem, tem o corpo quase que inteiramente verde, ocorrendo apenas oscilações em sua tonalidade ao longo dele.

Periquito-rei (Eupsittula aurea)

Encontrado tanto no Brasil quanto em outros países da América do Sul como Bolívia e Peru, o Periquito-rei é uma das espécies que, felizmente, não vem sendo ameaçada de extinção, podendo ser ainda amplamente encontrada.

Possui, basicamente, três cores que são o verde, amarelo e azul, podendo elas contarem com tonalidades diversas, sobretudo o verde que se faz presente em tom mais claro na região da sua barriga.

Periquito-de-asa-azul (Brotogeris cyanoptera)

O Periquito-de-asa-azul, por sua vez, tem um nome que naturalmente se explica, ressaltando a principal característica que o diferencia outras espécies, sendo justamente a presença da cor azul na sua asa.

Apesar de ser visível em todos os momentos, suas asas azuis ganham um maior destaque quando o periquito está voando, já que as asas ficam abertas e mostram sua parte interna, também na cor azul.

Curica-verde (Graydidascalus brachyurus)

Com um rabo mais curto que o comum entre as espécies de periquitos encontradas no Brasil, a Curica-verde é facilmente especificada a partir dessa característica, além de ter seu corpo quase inteiramente verde, o que motiva seu nome.

Maitaca-verde (Pionus maximiliani)

Com uma pluralidade de cores bastante diferente que não passa despercebida em meio a natureza, a Maitaca-verde é uma ave de cabeça acinzentada, bico e ventre amarelados, parte posterior da causa vermelha e asas verdes, sendo realmente muito bonita.

Tiriba-grande (Pyrrhura cruentata)

Uma das maiores espécies entre os periquitos brasileiros é a Tiriba-grande, que possui esse nome em razão de poder ser encontrada mais de 30cm. Sua cauda é também bastante alongada, contando com uma cor vermelha, a mesma que aparece na sua cabeça.

Tiriba-de-orelha-branca (Pyrrhura leucotis)

Com uma espécie de mancha branca na altura da orelha, o nome dado a essa ave de aparência chamativa é de Tiriba-de-orelha-branca, sendo esse o fator que ganha um maior destaque da sua aparência.

Mas, além disso, ainda podemos destacar sua cauda vermelha e azul, tons que também aparecem na região da cabeça da ave.

Ararajuba (Guaruba guarouba)

Outro periquito brasileiro que está entre os símbolos do nosso país é a espécie Ararajuba, que basicamente é amarela e verde, as principais cores que remetem ao país. Quanto ao seu habitat, são encontradas em especial na região Norte, com destaque para áreas próximas ao Rio Amazonas.

Cacaué (Aratinga maculata)

Podendo ser conhecido também como Mereco, o Cacaué é um periquito encontra na região Norte do Brasil, incluindo em especial os estados do Pará e Amapá. Em destaque na sua aparência, vemos riscos pretos que não são vistos em outras espécies.

Tuim-santo (Forpus passerinus)

Agora chegou o momento de conhecer o Tuim-santo, menor espécie de periquito encontrada no território brasileiro, e que também está entre as mais fofas delas! Muitas vezes criado domesticamente, tem um tom de verde claro, além de detalhes azuis presentes em sua casa.

Cuiú-cuiú (Pionopsitta pileata)

Por fim, inserimos nessa lista o Cuiú-cuiú, uma espécie bastante robusta de periquito que tem como diferencial uma parte avermelhada no topo da sua cabeça, o que colabora para que seja conhecido em algumas regiões do Brasil como Periquito com boné.

....