27 Comidas Típicas de Goiás: O Legítimo Sabor Goiano!

Empadão goiano, arroz com pequi, arroz com rapa, guariroba: as comidas típicas de Goiás são pratos calorosos e aconchegantes com um vasto cardápio, aperitivos, lanches, bolos e sobremesas de dar água na boca, como o famoso bolo de fubá com erva-doce e o doce de cajuzinho do cerrado.

A culinária goiana tem influência da cultura indígena e europeia e conta, também, com o toque dos tropeiros de Minas Gerais e de São Paulo. Confira as melhores comidas de Goiás e inclua no seu itinerário gastronômico quando estiver de passagem pelo estado!

1. Empadão Goiano

O empadão goiano com recheio de guariroba (ou gueroba), o palmito amargo natural do cerrado, tem a cara de Goiás! Junto com ele, frango desfiado, azeitona e linguiça. É claro que no estado você encontra outras combinações de ingredientes, mas o palmito não pode faltar na versão tradicional!

2. Arroz com Pequi

O pequi é incorporado a muitas receitas goianas, mas a mais tradicional delas, com certeza, é o arroz com pequi. O fruto amarelinho, típico do cerrado, tem espinhos que protegem a semente no centro, por isso é proibido cair de boca: ele deve ser apreciado com cuidado, roendo a polpa amarela pouco a pouco, parando na camada mais dura.

O arroz com pequi pode ser feito de diferentes maneiras: com molho de frango, com arroz branco, que fica bem amarelinho, ou na versão panelinha, que é outro prato típico de Goiás que você confere daqui a pouco.

3. Pamonha Goiana

A pamonha goiana é única! Típica das festas juninas de todo o Brasil, o seu preparo é tanto um ritual em família, quanto ela também pode ser encontrada em várias versões nas várias pamonharias espalhadas pelo estado. As mais apreciadas são a pamonha de doce, a pamonha salgada e a pamonha mista, que tem recheio de linguiça. Também é costume regar a pamonha com leite!

4. Galinhada com pequi

A galinhada não pode faltar nessa lista! O prato também é encontrado facilmente em outros estados, afinal de contas, é universal, mas em Goiás o pequi e o gueroba deixam a receita ainda mais especial e diferentona!

5. Panelinha goiana

O prato gourmet que ganhou o nome de panelinha nada mais é do que um risoto rústico feito com arroz comum e carne, que pode ser de boi ou de frango. O pequi e os temperos marcantes dão o gosto peculiar da receita, como pimenta-de-cheiro e açafrão.

6. Biscoito de Queijo

Os goianos defendem: Goiás tem o melhor biscoito de queijo do Brasil e o único original – mas os mineiros não concordam com isso, é claro. O biscoito de queijo goiano tem massa crocante e é mais cremoso por dentro, feito sempre com ovo caipira, é claro! Perfeito para comer com um cafezinho!

7. X-Tudo do Pitdog

O pitdog é parada obrigatória em Goiânia, principalmente depois da balada! As lanchonetes de rua que recebem esse apelido servem o melhor x-tudo – o hambúrguer completão com um recheio que mata a fome de qualquer um: queijo e presunto, ovo, ervilha, milho, salsicha, bacon e o que mais estiver à disposição do freguês.

O acompanhamento é peculiar: costuma ser uma vitamina de fruta com leite, chamada de creme, que é pra dar bastante sustância!

8. Pastel de feira

E o tradicional pastel de feira não se acha só em São Paulo, não! Também é costume dos goianienses comer o lanche com uma salada de repolho no capricho e um copão de caldo de cana!

9. Arroz com Rapa

O arroz com rapa nada mais é do que o arroz que gruda levemente no fundo da panela: aí os goianos piram! O arroz branco com a rapa douradinha é comida típica, sim, de Goiás, principalmente a rapa do arroz branco!

10. Guariroba

A guariroba é uma palmeira nativa do cerrado de onde é retirada a parte terminal do caule, que dá origem ao palmito amargo carinhosamente apelidado de gueroba. O amargor, ao contrário do que se pode imaginar, agrada muito ao paladar e combina perfeitamente com todos os tipos de carnes, em ensopados e recheios.

11. Matula

A feijoada do cerrado é um prato típico da Chapada dos Veadeiros! A matula é feita com tutu de feijão branco ou mulatinho, farinha de mandioca para engrossar o caldo, carne de sol, linguiça e carne de lata.

O mix de acompanhamentos também dá água na boca: arroz, mais carne de lata, mandioca cozida e galinha caipira. Sem esquecer do detalhe importante: a matula é servida na folha de bananeira!

12. Angu de milho verde

O angu de milho verde é bem facinho de fazer: leva apenas milho verde triturado, água e sal, perfeito para acompanhar uma legítima galinhada mineira com pequi.

13. Chica Doida

Esse creme de milho típico lá de Goiás é diferenciado, presta atenção: queijo, frango, linguiça e calabresa são alguns dos ingredientes incorporados à receita e olha só a apresentação desse prato, né? É de comer com os olhos!

14. Peixe na telha

O peixe na telha também é especialidade da gastronomia goiana, servido com um molho cremoso com fatias de pimentão vermelho e cebola. O preparo do peixe de água doce também leva molho de tomate, leite de coco, creme de leite e açafrão – tá explicada a cremosidade do molho, né?

15. Carne com Quiabo

Em Goiás ninguém torce a cara pro quiabo: ele é iguaria na cozinha goiana e deixa o molho da carne com uma “liga” que ninguém resiste. A carne picada em cubos é cozinhada com os quiabos picados ou em tiras e temperos apimentados. O acompanhamento perfeito é o arroz branco, é claro, e, de preferência, com rapa!

16. Gergeliko

O gergeliko é um salgadinho típico da região da Chapada dos Veadeiros, de gergelim e trigo, feito com ingredientes selecionados! E até mesmo muitos goianos ainda não provaram a iguaria, que é perfeita para comer com molhos e patês, como tira-gosto ou lanche!

17. Bolo de fubá com erva-doce

O bolo de fubá com erva-doce tem um lugar enorme reservado no coração dos goianos. Perfeito para o lanche e café da tarde, o toque de mestre da receita fica por conta das sementes da erva que deixam o bolo com aroma e sabor ainda mais irresistíveis!

Doces e Sobremesas

E tem uma seção reservada apenas para os doces e sobremesas de dar água na boca!

18. Cuca Goiana

A cuca goiana é um pão doce bem recheado com banana e canela, mas também pode ter outros recheios, como o de goiaba, por exemplo. E combina muito bem com uma bola de sorvete!

19. Mané Pelado

O bolo de mandioca com coco é perfeito para o lanche da tarde! A receita também leva ovos, açúcar, entre outros ingredientes, e o resultado é um mané pelado super cremoso para comer acompanhado de um cafezinho!

20. Doce de Cajuzinho do Cerrado

O cajuzinho do cerrado é um doce em calda feito com a fruta típica da região, um cajuzinho bem vermelho, água, açúcar, banana e açúcar granulado. Totalmente irresistível!

21. Doces em Compota

Outros doces em compotas também são marca registrada do estado de Goiás, então não deixe de experimentar quando estiver de passagem. Além do doce de cajuzinho, você encontra o doce de figo, ameixa, maçã, entre outras frutas.

22. Marmelada de Santa Luzia

A marmelada de Santa Luzia já é patrimônio de Goiás! O doce de marmelo é feito com as frutas colhidas na região entre os meses de janeiro e fevereiro pela marca que já tem mais de 200 anos de tradição e também produz outros doces, como a goiabada cascão.

23. Alfenim

O alfenim não tem origem goiana, mas ficou famoso no estado desde que chegou com os imigrantes europeus. O nome vem de “al-fenid”, termo em árabe que significa “aquilo que é branco”.

Esses docinhos existem desde a época medieval e as doceiras goianas aprenderam logo a receita que consiste em uma mistura simples de açúcar, água e vinagre ou limão.

24. Doces cristalizados

Os doces cristalizados também são marca registrada de Goiás, especialmente os doces de Nerópolis e encontrados por todo o estado! Os sabores? Abóbora, mamão, laranja, cidra, figo, leite…

25. Trufa de paçoca com baru

E quem rejeita uma boa trufa? Para começar a receita, leite condensado na panela, margarina, açúcar e, claro, o baru, uma espécie de amêndoa, e o amendoim moído e torrado. Uma trufa super original com um gosto marcante que você não vai esquecer!

Mas você também pode fazer a trufa de chocolate com baru com leite condensado, creme de leite, chocolate amargo e as sementes de baru trituradas.

26. Pastelinho

O pastelinho é fofinho como o nome. A massa leva, entre outros ingredientes convencionais, canela e banha de porco, é moldada, assada e recheada com doce de leite!

27. Trufa de chocolate com pequi

Pequi com chocolate amargo: será que rola essa combinação? Mas é claro que sim! De novo, leite condensado na receita, creme de leite, o chocolate amargo que não deixa a trufa enjoativa e o toque especial da polpa de pequi, que é a fruta nativa da região.