51 Comidas Italianas: Risotto, Ravioli, Tiramisù e mais!

A culinária italiana é uma das melhores do mundo! Neste post você confere 51 comidas italianas que despertam paixões: a lasanha à bolonhesa original, risotto, nhoque, tiramisù, pizza napoletana, ravioli, antepasto de berinjela e outras receitas que ganharam o mundo, além daquelas mais conhecidas e consumidas na região de origem.

Você vai se surpreender com os pratos, com a variedade de massas e carnes, aperitivos e sobremesas que vão te deixar babando de vontade de experimentar cada um deles!

Aperitivos/Entradas

Começando com os aperitivos e entradas, eles vão te dar água na boca!

Carpaccio

Beef carpaccio on black plate with mustard and parmesan

O carpaccio é feito com lâminas finas de carne crua, parmesão e um molho à base de alcaparras e mostarda. Uma iguaria muito apreciada na Itália!

Bruschetta

A bruschetta dispensa apresentação, né? A torrada é grelhada levemente no azeite, temperada com sal e alho, recheada com tomate e manjericão. Além da bruschetta al pomodoro, existem outras versões, é claro, como a bruschetta de caponata.

Antepasto de berinjela

O antepasto de berinjela é uma entrada muito apreciada, feito com fatias finas de berinjela, pimentões, cebola e alho, vinagre de vinho branco, azeite de oliva e folhas de louro. Um prato leve e ideal para degustar antes do prato principal, que pode ser uma massa italiana, é claro!

Salada caprese

Uma salada italiana simples feita com muçarela de búfala, fresca fatiada, tomate e manjericão, temperada com sal, azeite e pimenta-do-reino moída na hora. Ela também pode ser temperada com molho pesto e fica uma delícia, além de outros temperos, como vinagre balsâmico e limão siciliano.

Arancino

Nada melhor do que degustar um bom vinho com uma porção de arancino! O arancino é um bolinho frito de arroz de risoto com recheio de molho de queijo ou de carne, mas isso é algo que varia muito de acordo com a região do país.

Olive Ascolane

Olive Ascolane são muito servidas em festas, barraquinhas e comemorações: são azeitonas recheadas com carnes e queijo parmesão, empanadas e fritas, mas o recheio pode variar. Na Itália, elas são encontradas até mesmo congeladas em supermercados.

Crostini de cogumelos

Um pão rústico grelhado e regado com azeite extra virgem e sal fino, coberto por um mix de cogumelos (portobello, shiitake e o shimeji) refogados no azeite, sal e salsinha.

Piadina Romagnola

Típica da Romagna, a piadina é uma comida de rua tradicional que consiste em um pão italiano em forma de disco, com uma massa super leve e que pode ser recheado com salada caprese, com o recheio margherita (muçarela, tomate, manjericão e azeite extravirgem), entre outros.

Carciofo alla Giudia

Um prato feito com alcachofras cimaroli, ou outro tipo de alcachofra italiana, temperadas com limão siciliano, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto, fritas inteiras. Um verdadeiro deleite!

Caponata

A caponata italiana é muito confundida com o antepasto de berinjela. De fato, a caponata é um tipo de antepasto, mas feito de forma diferente, com muito mais ingredientes. Também leva alcaparras, azeitonas sem caroços e uva-passa branca, além dos pimentões, berinjelas em cubos, cebola, tomate e vinho branco seco.

Pappa al pomodoro

A pappa al pomodoro é feita com pão dormido e molho de tomate cozidos até virarem uma papa. Um prato ideal para apreciar no inverno ou para servir de entrada em um almoço ou jantar. É servido com bastante azeite extravirgem e folhas de manjericão frescas.

Massas

Impossível falar sobre culinária italiana sem reservar uma seção especial para as massas tão famosas no mundo inteiro.

Lasanha à bolonhesa

A lasanha é um dos pratos mais amados pelos brasileiros. A sua origem não é italiana, provavelmente veio da Grécia ou da Inglaterra, mas foi na Itália que a receita foi refinada. A lasanha à bolonhesa é a tradicional, feita com carne bovina moída e de qualidade, molho feito com tomates frescos e a receita também leva cenoura e vinho branco seco.

Nhoque (Gnocchi)

Cada região da Itália tem sua versão de nhoque. O prato clássico é feito com batatas e um pouco de farinha de trigo para dar liga aos bolinhos. O segredo é ferver pouco antes de servir para garantir que eles fiquem bem macios.

Pizza Napoletana Margherita

A pizza napoletana é especialidade da cidade de Nápoles, que possui as pizzarias mais tradicionais do mundo, e engloba dois sabores: a margherita e a marinara. Por lá, a pizza não leva tantos ingredientes como aqui no Brasil, a massa é feita com uma farinha diferente e os ingredientes são selecionados rigorosamente.

A pizza margherita, sem dúvidas, é a mais consumida na Itália: leva muçarela, azeite, manjericão e molho de tomate. A história conta que a pizza não foi realmente inventada pelos italianos, e sim pelos egípcios, mas foi lá que ela ganhou novos modos de preparo e técnicas que fizeram com que o prato ficasse famoso no mundo inteiro.

Pizza Napoletana Marinara

A pizza marinara é ainda mais simples — só não confunda isso com uma pizza sem sabor. Ela leva apenas molho de tomate, azeite, orégano e alho e provavelmente é a pizza com molho de tomate mais antiga do mundo.

Spaghetti aglio e olio

O famoso macarrão alho e óleo é um prato típico da Itália, especificamente de Nápoles. Além do alho fatiado ou esmagado com azeite extravirgem, a massa pode receber, também, pimenta-calabresa e salsa picada.

Ravioli

Ravioli são mini pastéis cozidos que foram criados na Sicília. A massa é feita com farinha de trigo e ovo. O recheio pode ser feito com ricota, parmesão, manjericão, noz-moscada, espinafre, alho poró, entre outros ingredientes.

Tagliatelle al Ragù

Tagliatelle al Ragù é a receita tradicional da massa cortada em tiras (não se deve utilizar spaghetti) com o verdadeiro molho bolonhesa. O molho leva tomates da melhor qualidade: San Marzano ou pomodoro italianos.

A receita leva vinho branco seco, carne bovina e suína moídas e pancetta picada, aipo, cenoura, louro e, é claro, queijo parmesão ralado do tipo Parmigiano Reggiano ou Grana Padano.

Trofie al Pesto

Trofie é uma massa em formato torcido perfeito para comer com molho pesto, já que ela segura o molho nas suas voltas. O pesto é feito com alho, manjericão, nozes, azeite, sal e parmesão.

Rigatoni alla Carbonara

O legítimo macarrão à carbonara italiano é feito com rigatoni: uma massa italiana em formato cilíndrico, maior que o penne. Depois de cozida, a massa é misturada com guanciale (bacon italiano) e creme de ovos com parmesão, servida com pimenta do reino moída na hora e parmesão ralado.

Macarrão à putanesca

É claro que o macarrão à putanesca legítimo não é feito com macarrão. Na Itália, o prato se chama spaghetti alla puttanesca. O molho é feito com molho de tomate, anchovas, alcaparras, azeitonas pretas e pimenta calabresa ou pimenta dedo-de-moça.

Spaghetti a la bottarga

A bottarga é uma ova de tainha ou de outros peixes curada no sal, uma iguaria típica da Sardenha. A bottarga é preparada em tiras com as pontas raladas, fritas em azeite e alho.

Bucatini all’amatriciana

Prato típico de Amatrice, no centro da Itália, o bucatini all’amatriciana é conhecido no Brasil como espaguete grosso. Na Itália, a massa é feita de forma caseira e o molho de tomate é recheado com guanciale, um tipo de bacon. O prato é servido com queijo pecorino salpicado.

Bombolotti all’Amatriciana

All’Amatriciana quer dizer ao estilo de Amatrice, uma comuna italiana próxima à Roma. O bombolotti é uma massa grossa e larga com sulcos onde o molho fica preso, um molho de primeira feito com tomates premium, guanciale frita e queijo pecorino romano ralado.

Capeletti in brodo

Uma espécie de sopa feita com a capeletti, uma massa em forma de chapéu recheada com carne de boi ou porco, cozida no caldo chamado brodo à base de carne e legumes.

Linguine allo Scoglio

Linguine allo Scoglio é uma massa em tiras típica preparada com frutos do mar: mexilhões, amêijoas, lulas e camarões. Já deu para perceber que variedade de massas (e de boa qualidade) é o que não falta! Cada uma utilizada em receitas diferentes.

Culurgiones

Receita típica da Sardenha, feita com massa fresca de sêmola e ovos recheada com batata, menta e queijo pecorino com molho de tomate fresco.

Pratos Salgados/Carnes

Além das massas, existem vários outros pratos salgados, incluindo carnes de altíssima qualidade, que são ponto forte da culinária italiana.

Risotto alla milanese

O risotto nasceu na Lombardia, norte da Itália. É um arroz cremoso refinado, uma receita de cozimento lento com ingredientes selecionados e frescos. O mais famoso é o risotto alla milanese, feito com açafrão, caldo de legumes, vinho branco seco e queijo parmesão ralado.

Risotto al Gorgonzola

O risotto al gorgonzola é outro clássico, que adiciona na lista de ingredientes o queijo Grana Padano e o gorgonzola, chalotas (semelhantes a cebolas) e pimenta preta.

Polenta

Para quem não sabia, a polenta é um prato típico da Itália! A pasta é feita com farinha de milho moída a grosso modo e pode ser mais firme ou cremosa, servida com ervas e queijos frescos, grelhada ou frita.

Bistecca alla Fiorentina

A Bistecca alla Fiorentina é feita com uma bisteca típica de Florença, capital da região toscana. O corte tem o contra filé e o filé mignon bovino, cerca de 5 a 6 centímetros de altura e é servido mal passado acompanhado de salada. O cozimento é feito na grelha com carvão e a carne é temperada com sal, pimenta preta moída na hora e azeite extra virgem apenas após o cozimento.

Polpettone

O polpettone italiano parece muito com um rocambole na aparência. A receita é feita com carnes bovina e suína de qualidade, pão de forma, parmesão ralado, queijo muçarela em cubos ou ralado, é empanado em ovo e farinha de rosca e frito em óleo.

Cotoletta alla milanese

A cotoletta alla milanese se originou na região da Lombardia: é um bife de bisteca de vitelo com osso empanado e frito na manteiga, parece muito com o bife à milanesa que encontramos por aqui, e é acompanhado, principalmente, de rodelas de limão e batatas assadas.

Porchetta

Um assado de porco tradicional da Itália: desossado, gorduroso e suculento, temperado com ervas aromáticas que dão um toque de leveza e frescor ao prato.

Brodetto

Uma sopa de peixe típica da costa adriática que tem diferentes versões a depender do porto e também pode ter camarões e anéis de lula. Você escolhe entre várias versões: Brodetto romagnolo, Brodetto di Porto Recanati, Brodetto alla sambenedettese, entre outras.

Porceddu

Um porco temperado com ervas e assado por horas no espeto, em fogo de chão, típico da Sardenha em casamentos e festas de família de pastores.

Baccalà alla Vicentina

O bacalhau à vicentina é feito com bacalhau seco e salgado, preparado com anchovas, salsinha, leite e pimenta-do-reino. Ele fica cremoso e pode ser servido com polenta, uma delícia!

Trippa alla Romana

Conhecida como a dobradinha italiana, mas mais sofisticada, é consumida como um segundo prato. A receita leva dobradinha ou bucho, menta romana e o pecorino romano, molho de tomate, cenoura, aipo, vinho branco seco e pimenta fresca.

Ossobuco

Típico da Lombardia, o ossobuco é feito com perna de vitela com o osso e o tutano que dá mais sabor ao prato. Geralmente é preparado com legumes, vinho branco e caldo, e você pode experimentar diferentes versões, como o ossobuco braseado e o ossobuco ao molho de tomate.

Bollito alla Piemontese

Um cozido misto originário de Piemonte, feito com várias carnes e cortes, servido com mostarda de Cremona, que tem um sabor agridoce único, caldos e molhos suaves também.

Parmigiana

A parmigiana italiana é um prato preparado em camadas com fatias fritas de berinjela, queijo e molho de tomate. Vai ao forno e está pronto para ser saboreado!

Ciabatta – Pão italiano

O pão italiano tem alguns diferenciais na receita e no modo de preparo: 2% de azeite em sua composição e uma massa altamente hidratada, além do processo de fermentação que é mais longo, feito à frio.

Sobremesas e doces

As sobremesas e doces tradicionais da Itália surpreendem o paladar pela leveza e pela escolha de ingredientes.

Tiramisù

Tiramisù significa puxa-me para cima: é a sobremesa número um da Itália feita em camadas que inspirou o nosso pavê. É feita com biscoitos de champagne embebidos em café, creme à base de queijo mascarpone e chocolate amargo ou cacau em pó para polvilhar.

Gellato

O gellato é o legítimo sorvete italiano, com uma receita mais leve e uma técnica especial de fabricação com muito menos gordura que os sorvetes comuns, com o sabor das frutas muito mais acentuado e uma consistência cremosa – e não totalmente congelada. O gellato foi servido pela primeira vez no casamento da Catarina de Médicis e Henrique II, em Paris, no século XV.

Struffoli

O struffoli também é conhecido como honey balls. São bolinhas fritas de massa doce (que leva licor, laranja, limão e abóbora cristalizados) cobertas com calda de mel e até mesmo com chocolate granulado. São muito consumidas no Natal!

Pannacotta

A panacotta, que quer dizer nata cozida, já chama atenção pelo visual incrível: típica de Piemonte, feita com nata de leite ou creme de leite, açúcar, gelatina e especiarias, principalmente canela. Frutas e chocolate são utilizados para enfeitar o prato e dar ainda mais água na boca!

Zabaglione

Essa é uma sobremesa super leve feita com uma batida de gemas, açúcar e vinho Marsala ou do Porto, que é levada para ferver com água. A aparência lembra bastante um mousse de maracujá, né?

Cannoli siciliano

O cannoli siciliano é um canudo de massa doce frita, que leva canela, cachaça e vinho branco na receita, e é recheado com creme de ricota e frutas cristalizadas, polvilhado com açúcar de confeiteiro!

Granita de melão

A granita de melão é a raspadinha italiana, ou melhor, a raspadinha siciliana, feita com água, açúcar e suco de frutas. Primeiro, todos os ingredientes são levados ao fogo até o açúcar derreter completamente, e depois são levados ao liquidificador. É só levar ao congelador por 12 horas e raspar com um garfo para servir!

Salame de chocolate

Com aparência de salame, mas com gosto de chocolate, o salame de chocolate é uma sobremesa muito consumida na Itália e em Portugal, principalmente no Natal e na Páscoa. É preparado chocolate ao leite ou meio amargo, bolacha Maria e manteiga. Na Itália é comum adicionar avelã, amêndoas, pistache e uvas-passas na receita.

Sfogliatelle

Um doce original da Campânia que consiste em uma massa recheada em forma de concha recheada com um creme feito com ricota, açúcar, creme de baunilha, frutas cristalizadas e canela em pó.