Danças da região Sul separadas por Estado



Muito além de representar o movimento do corpo, vemos que a Dança é também um importante instrumento de divulgação da cultura, representando ritmos e passos únicos que conseguem revelar aspectos de cada região.

Assim, siga conhecendo abaixo sobre as Danças da região Sul de acordo com cada um dos seus estados, revelando uma pluralidade cultural bastante extensa, além de distinta de outras áreas brasileiras.





Danças típicas do Rio Grande do Sul

Xote gaúcho

O Xote gaúcho é o nome de um ritmo musical e também da dança feita para ele, sendo bastante tradicional no estado do Rio Grande do Sul. Esse é, dentre tantos outros, um forte simbólica da interferência europeia na região, o que acabou colaborando para diversos traços culturais, podendo eles ser percebidos até mesmo na roupa utilizada pelos dançarinos.





Milonga

Apesar de belos movimentos, a dança Milonga não exige tanta precisão, contando bastante características como o improviso e espontaneidade dos passos. Com ânimo e agilidade, ela é dançada a dois e se torna comum em eventos culturais.

Bugio

Um famoso estilo musical entre os gaúchos, o Bugio também nomeia a dança que complementa as apresentações ligadas ao ritmo. A princípio se tornou muito popular no interior do Rio Grande do Sul, mas hoje já conquistou um destaque muito mais amplo em grande parte do estado.

Danças típicas do Paraná

Pau-de-fitas

Chamada de dança das fitas ou ainda outros possíveis nomes, essa é uma dança folclórica que já existia na Europa, tendo passado a se tornar parte da cultura paranaense diante da interferência de grupos colonizadores.

O seu nome não é dado por acaso, já que trata-se de uma dança de roda que acontece diante do mastro repleto de fitas, havendo interação entre as dançarinas e as fitas ao longo das apresentações.

Curitibano

O próprio já reflete como essa é uma dança bastante marcante para os paranaenses, em especial para os curitibanos. Basicamente, é uma dança de rosa que exige a presença de pares, todos eles vestidos a caráter e prontos para não apenas dançar, como também interpretar as narrativas musicais.

Fandango

Presente também em outros estados do Rio Grande do Sul, no Paraná o maior destaque para o Fandango acontece na sua parte litorânea. Diante de músicas que contam com o som de instrumentos como a viola, a dança acontece através de pares e exige o cumprimento de uma coreografia mais exata para acontecer.

Danças típicas de Santa Catarina

Dança do Catira

Já no estado de Santa Catarina, vemos algumas outras danças marcantes da região Sul do Brasil, a exemplo da Catira, onde acontece a batida intensa dos pés em movimentos repetitivos que exigem também o movimento das mãos.

Balainha

Presente em Santa Catarina, mas também no Paraná, a Balainha é uma dança linda que tende a ser protagonizada pelas meninas. Para sua execução, são utilizados arcos floridos, muito presentes nos movimentos sincronizados a serem executados.

Dança do Boi de Mamão

Divertida e de grande destaque no cenário folclórico, a Dança do Boi de mamão acontece a partir da encenação de bois, se tornando algo bastante divertido que atrai principalmente as crianças. Em Florianópolis e região metropolitana, ela é bastante presente.

....