19 Frutas do Cerrado: Pequi, Marolo, Boca-Boa e Mais!
O cerrado brasileiro é rico em frutas e frutos típicos de sabores marcantes e inconfundíveis. Neste post você confere 19 frutas do cerrado: pequi, as frutas amarela e vermelha do cerrado, o marolo, a boca boa e muitas outras!
O cerrado é a savana brasileira: o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil cobre cerca de 22% do território nacional na região do Planalto Central, estando presente em todos os estados do centro-oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), em Minas, São Paulo e Paraná e em alguns estados do Norte e Nordeste, como Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, entre outros.
Frutas do Cerrado
Fruta é um termo sem valor botânico, você sabia disso? Esse nome popular é dado aos frutos comestíveis de sabor doce, com suco e aroma característico. O fruto, por sua vez, é o órgão da planta responsável por proteger e disseminar as sementes, sendo que nem todos são comestíveis ou considerados frutas quando são comestíveis.
Você confere agora quais são as frutas mais consumidas do cerrado!
1. Araticum (Marolo)
O araticum ou marolo é encontrado em áreas secas e arenosas e tem uma casca bastante grossa com relevos, assim como a fruta-do-conde (ou pinha), de quem é parente. A árvore deste fruto atinge 4 a 8 m de altura e o araticum tem propriedade antioxidante. A polpa de sabor doce envolve as pequenas e numerosas sementes pretas.
2. Bacupari-do-Cerrado
A árvore do bacupari-do-cerrado atinge até 8 metros de altura! A polpa do fruto tem sabor adocicado que agrada o paladar, bem suave e refrescante, além de ser bem consistente. Além disso, o caroço também pode ser aproveitado!
3. Baru
A árvore do baru atinge até 15 metros de altura. Trata-se de uma castanha com sabor semelhante ao do amendoim e que pode ser consumida in natura, torrada e usada em receitas doces, como paçoca e rapadura. Além de tudo, o baru tem um alto índice proteico e é rico em gorduras boas.
4. Boca-Boa
A boca-boa tem um gostinho de ameixa que no início, é bastante amargo, mas depois adoça como nenhum outro doce, por isso o apelido! O nome da fruta – tanimbuca, vem do Tupi-guarani e significa “frutos pendurados como brinco”. A árvore atinge até 10 m quando cultivada, chegando a até 28 m no meio da mata.
5. Bocaiuva
A bocaiuva é bastante consumida por animais nativos do cerrado, tem sabor doce e é rica em vitamina A e betacaroteno. Você pode comer a fruta com a semente e tudo, pois sua castanha não precisa ser torrada ou aquecida para ser consumida.
6. Buriti
O buriti é conhecido como o ouro do cerrado e pode ser encontrado praticamente em todos os períodos do ano. A sua casca é o que mais chama atenção, pois possui escamas triangulares castanho-avermelhadas e serve para proteger a polpa contra predadores e contra a entrada de água.
É uma fruta bastante nutritiva, rica em vitaminas A,B e C, e fonte de minerais importantes, como o ferro e o cálcio, além das proteínas. O buriti pode ser consumido in natura e tem um gosto azedinho que lembra o damasco. E a sua casca pode ser utilizada para fazer farinha!
7. Cagaita
A Cagaita é uma fruta pequena e com sabor azedinho, é uma das mais conhecidas do cerrado, mas você deve evitar consumi-la muito madura, pois nesse ponto a polpa pode causar diarreia. Mas ela é super nutritiva, rica em vitaminas do complexo B e vitamina C.
8. Cajá-manga
A cajá-manga tem uma polpa bem suculenta, sabor agridoce ou azedo e muitos apreciam a fruta com uma pitada de sal! A sua casca é bem fina, lisa e frágil e a cor varia entre o amarelado e o avermelhado. A árvore atinge até 15 metros de altura!
9. Cereja-do-cerrado
A cereja-do-cerrado cresce em arbustos e recebe esse nome por sua aparência: as frutas são redondas e ficam bem vermelhinhas. A polpa é macia e bem doce, suculenta e lembra bastante a pitanga! Uma fruta vermelha do cerrado que encanta pela beleza e sabor!
10. Coquinho-azedo
O coquinho-azedo ou butiá nasce em palmeiras nativas do cerrado. Quando está maduro, a casca ganha um tom de amarelo bem vibrante. O gosto é azedo e doce e ele é rico em vitamina A e C, óleo e potássio. As amêndoas encontradas na fruta são utilizadas em receitas de pães, bolos e biscoitos.
11. Guabiroba ou Guavira
A gabiroba ou guabiroba dá em arbustos e é uma fruta saborosa e refrescante. A aparência é delicada, com casca alaranjada e, além da polpa que pode ser consumida in natura ou em receitas diversas, as folhas e as cascas da árvore podem ser utilizadas com fins medicinais para tratar infecções urinárias, diarreia e dores musculares!
A guavira já não é muito encontrada nos territórios do cerrado devido ao desmatamento, mas é uma fruta super nutritiva, rica em vitamina C, óleos essenciais e minerais importantes, como magnésio, cálcio, potássio, fósforo e zinco.
12. Jatobá-do-cerrado
O jatobá-do-cerrado ou jatobá-do-campo dá em árvores que alcançam até 9 metros de altura! O fruto tem uma casca bem dura que guarda uma polpa farinácea de sabor doce é é muito utilizada em receitas do dia a dia, como mingaus, pães e bolos, também em geleias e licores.
13. Jenipapo
O jenipapo é o fruto utilizado pelos indígenas para pintar os seus corpos, você sabia disso? Ele pode ser consumido cru, para fazer sucos, compotas, entre outras receitas, e todas as suas partes são aproveitadas! E ainda vem com o benefício de prevenir a catarata, sendo uma fonte de ferro e riboflavina.
14. Mama-cadela
Mama-cadela, por que esse nome? Justamente porque o fruto se parece com as mamas de uma cadela! São frutos bem pequenos, enrugados e com uma polpa suculenta, mas fibrosa que parece um chiclete cítrico e adocicado na boca, sendo comido cru ou mesmo utilizado para fazer chás para melhorar a circulação sanguínea.
15. Mangaba
Mangaba fruit from the northeast of Brazil on an aged wooden table.
A mangaba tem uma polpa branca suculenta e cremosa, com gostinho ácido e leitoso. Na verdade, ela é uma fruta natural da Caatinga, mas a mangabeira é encontrada comumente pelo cerrado. Sergipe é o maior produtor do fruto no Nordeste!
16. Murici
O murici é um fruto bem pequeno que dá em cachos, no outono, e tem um tom amarelado ou alaranjado. A polpa é espessa, bem docinha, e tem semente única. E claro que ela é super nutritiva: é rica em cálcio, ferro, proteínas e vitaminas C, B1 e B2.
17. Pequi
O pequi é a fruta mais famosa do cerrado, principalmente no cerrado goiano! A casca verde recobre a polpa amarela de sabor doce e bem característico, rica em vitamina C. Por baixo dessa polpa existem espinhos cuja função é proteger a semente, por isso a fruta deve ser comida aos poucos, roendo a polpa lentamente, pois se a fruta for mordida de vez, os espinhos vão espetar toda a sua boca!
18. Pêra-do-campo
A pêra-do-campo nasce em arbustos, é doce e azedinha ao mesmo tempo, com polpa macia e suculenta. É uma fruta grande, com cerca de 7 a 8 cm e agrada tanto pelo visual quanto pelo sabor!
19. Taperebá
O taperebá ou cajá-mirim é muito utilizado para tratar problemas de estômago, intestino e urinários. Ela é ácida e adocicada ao mesmo tempo e bastante utilizada em sucos e bebidas!