50 Comidas de Ano Novo



Ainda não sabe o que comer no ano novo? Neste post você confere uma lista completa de comidas de ano novo para fazer uma ceia deliciosa com pratos salgados e sobremesas, incluindo as tradicionais lentilhas e o bolo com chantilly, desde as receitas mais simples e práticas para uma ceia simples e barata, até às mais elaboradas com ingredientes refinados.

Começaremos pelas entradas e petiscos e seguiremos com os pratos principais, acompanhamentos, sobremesas e bebidas. Aqui tem tudo o que você precisa!





Entradas e petiscos

Bolinho de bacalhau

O bolinho de bacalhau é tradicional em qualquer festa, um petisco com gosto refinado que pode ser servido com diversos tipos de molhos.





Bruschetta

A bruschetta é um clássico: torradas recheadas com queijo, tomate e manjericão com o gostinho especial do tempero de alho e pimenta-do-reino. Uma entrada simples com uma apresentação incrível.

Patê de frango

Você também pode servir torradas com um patê de frango cremoso com azeitonas pretas que fica uma delícia. A receita leva 500 gramas de peito de frango desfiado, tomate, cebola e azeitonas pretas picadas, salsinha, maionese, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Barquetes recheadas

As barquetes recheadas são servidas geladas. Você compra a massa pronta e só prepara o recheio fácil com batatas e cenouras em cubos e cozidas, temperadas com a pasta de alho e cebola picados, sal, azeite e maionese a gosto.

Patê de atum

O patê de atum é outra opção de patê para os convidados comerem com torradas.

Bolinho de batata com queijo

Outro petisco tradicional é o bolinho de batata com queijo. A massa é feita com batatas cozidas e amassadas, queijo parmesão, farinha de rosca, orégano, sal e pimenta-do-reino a gosto. Aí é só formar as bolinhas e rechear com mussarela.

Tábua de frios

E quem não gosta de uma boa tábua de frios? O melhor é que ela pode ser adaptada de acordo com o seu gosto e o seu bolso. Não pode faltar queijo, presunto, salame e azeitonas!

Cestinha de camarão

Quem não abre mão do camarão pode servi-la logo na entrada. A cestinha de camarão feita com massa pronta é recheada com bastante cremosidade. A receita leva cream cheese, creme de leite, suco de limão e pimenta-do-reino.

Rabo de tatu

O rabo de tatu é uma entrada muito prática porque basta comprar os canudinhos e fazer o recheio com frango assado e triturado no processador com os temperos de sua preferência ou outro recheio cremoso, se você preferir.

Canapé de ricota com cebola caramelizada

A combinação de sabores do creme de ricota com as cebolas caramelizadas fica divina! Uma entrada simples, leve e refinada.

Pratos principais

Lentilha de Ano Novo

A lentilha de Ano Novo é a estrela da ceia, o principal entre os pratos principais. Primeiro você frita o bacon e a linguiça calabresa no azeite, adiciona uma cebola picada e refoga, depois acrescenta a lentilha cozida (2 xícaras), azeitonas, cebolinha e sal a gosto. Aí é só deixar refogar por alguns minutinhos e está pronto.

Filé de frango à parmegiana

O filé de frango à parmegiana é um prato bastante conhecido que pode ser servido na ceia de Ano Novo também. As chances de agradar são de 100%!

Lombo assado na cerveja

O lombo assado na cerveja é perfeito para o Natal e Ano Novo também. A marinada é feita com uma cebola espetada com cravos, cerveja, suco de laranja e folhas de louro.

Salmão ao molho de maracujá

O salmão ao molho de maracujá tem um gosto incrível e é uma comida de ano novo mais refinada para quem ama pratos salgados com um toque especial da fruta.

Pernil Assado

O pernil assado de ano novo pode ser de porco ou de boi, temperado a gosto e recheado com bacon em cubos pequenos. Fica uma delícia!

Frango assado na cerveja

O frango assado na cerveja é um prato simples que ganha um gostinho especial com a marinada de cerveja. Vale a pena experimentar!

Peixe desfiado cremoso

O peixe desfiado cremoso é fácil de fazer, é só finalizar a receita adicionando creme de leite e requeijão.

Lasanha de espinafre com molho branco

A lasanha de espinafre com molho branco é maravilhosa e com certeza vai surpreender os convidados, tanto pelo gosto quanto pela apresentação. Você pode fazer com ou sem queijo, intercalando as camadas de massa, molho branco e o refogado de espinafre.

Camarão ao alho e óleo

Camarão ao alho e óleo é uma das receitas mais simples do mundo e é deliciosa, ideal para variar nos pratos entre carnes e frutos do mar.

Rosbife

O rosbife é feito com meia peça de lagarto, que é temperado a gosto, grelhado e depois vai ao forno com manteiga e um dente de alho amassado por cima. Depois de pronto, é só cortar em fatias e usar ramos de tomilho para decorar o prato.

Fricassê de carne moída

O fricassê de carne moída também é uma delícia! Primeiro você refoga a carne e separa, depois faz o creme batendo todos os ingredientes no liquidificador: requeijão, creme de leite, cebola e azeitonas. Aí é só montar o prato em um refratário e levar ao forno para gratinar.

Bacalhau gratinado

O bacalhau gratinado é um prato que tem uma apresentação fantástica! A receita leva leite de coco e ele é servido com batatas.

Costela na cerveja

Em vez de frango, você pode optar por uma costela na cerveja! Só de olhar já dá água na boca.

Acompanhamentos

Salada de lentilha

Além de estar presente no prato principal da noite, a lentilha também está nos acompanhamentos. A salada de lentilha cozida leva tomate, cebola e pimentão amarelo bem picados e temperos a gosto: açafrão, salsinha, cebolinha, sal, pimenta-do-reino, orégano e suco de limão.

Salpicão de frango

O salpicão não é feito apenas no Natal, você também pode apostar na mesma receita para a ceia de Ano Novo.

Arroz à grega

O arroz à grega é recheado com cebola, alho, cenoura, pimentão, uva-passa, milho verde, ervilhas e cheiro verde. Fica super colorido e muito saboroso.

Batata gratinada

A batata gratinada é um prato muito econômico, super cremoso e com o gostinho de queijo e bacon que a gente ama. Um acompanhamento perfeito!

Farofa de bacon

Uma farofa de bacon também cai muito bem como acompanhamento. Todo mundo ama e o preparo é muito prático.

Arroz cremoso com espumante e amêndoas

O arroz cremoso com espumante e amêndoas é uma receita de arroz mais sofisticada para o ano novo. Primeiro você refoga a cebola, acrescenta o arroz e cobre com água fervente, adicionando os cubos de caldo de galinha. Quando estiver quase seco, deve-se adicionar 1 xícara de espumante e deixar secar. Aí é só acrescentar o creme de leite, as amêndoas e a salsinha picada, deixando o arroz descansar por cerca de 5 minutos.

Creme de mandioquinha com cogumelo

O creme de mandioquinha é feito com caldo de legumes e creme de leite, por isso fica bem cremoso, finalizado com folhas de manjericão e rodelas de cebolinha.

Salada de grão-de-bico

A salada de grão-de-bico tem tudo a ver com a ceia de Ano Novo e é muito fácil de fazer. Basta adicionar o grão-de-bico cozido à salada tradicional de tomate e cebola.

Cuscuz de chester

O cuscuz de chester é feito com a ave em cubos pequenos, cuscuz marroquino, temperos a gosto e tem o toque especial das amêndoas tostadas e laminadas.

Salada russa

A salada russa é feita com frango, maioneses, ervilhas, cenoura e batata, outro prato geladinho e refrescante para a noite.

Farofa de banana

A noite de verão pede pratos preparados com frutas, né? A farofa de banana é feita com banana-da-terra frita em cubos, farinha de mandioca, manteiga, cebola, coentro, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Salada Tropical

Quem gosta de frutas na sala vai amar a salada tropical, um acompanhamento super refrescante e fácil de preparar com um mix de folhas de sua preferência, palmito, manga, morangos e uvas sem caroço, tomates cereja e castanhas-do-Pará. O molho pode ser feito com iogurte natural.

Paçoca salgada de carne de sol

Para fazer a paçoca salgada de carne de sol você tritura a carne de sol devidamente dessalgada e cozida, refogada com cebola e pimenta-dedo-de-moça no processador. Depois é só acrescentar a farinha de mandioca e salsinha picada.

Purê de maçã

Um purê de maçã também vai muito bem na ceia de ano novo. Um prato diferente, mas fácil de fazer. Os  ingredientes incluem 3 maçãs fuji, meio limão espremido, mel, canela, noz-moscada e sal a gosto, se você preferir.

Sobremesas

Manjar branco

Uma sobremesa branca para combinar com a cor tradicional do réveillon. O manjar branco é feito com leite condensado, creme de leite e leite de coco, servido com ameixas.

Mousse de limão

Um mousse de limão também vai muito bem após a ceia: uma sobremesa azedinha que todo mundo ama!

Delícia de abacaxi

A delícia de abacaxi é refrescante e muito simples de fazer. São três camadas: primeiro, o creme feito com leite condensado, gemas de ovos e leite de vaca; o doce de abacaxi fica no meio: é feito com um abacaxi cortado em cubos, açúcar e água; por fim, a cobertura feita com claras em neve, creme de leite e açúcar.

Bolo de ano novo com chantilly

O bolo de ano novo com chantilly é feito com massa de chocolate e cobertura de chantilly com essência de baunilha. Afinal de contas, não pode faltar um bolo para celebrar o ano que está por vir.

Bombom de uva na travessa

O bombom na travessa é um clássico e uma sobremesa coringa: ideal para quem quer uma sobremesa com chocolate super cremosa e com o toque da uva que tem a cara do ano novo.

Sagu de uva

O sagu de uva é uma sobremesa que foge do convencional para impressionar os convidados. É feita com 1 xícara de chá de sagu, açúcar, água, canela em pó e suco de uva integral.

Pudim de leite condensado

O pudim tradicional de leite condensado também é uma opção simples e prática!

Pavê de coco com abacaxi

O pavê de coco com abacaxi é outra opção para quem quer uma receita com essa fruta que é uma delícia com o toque do coco ralado!

Bebidas

Ponche da sorte de ano novo

O ponche da sorte de ano novo é feito com vinho branco, espumante, açúcar cristal azul, pêssego amarelo em cubos, morangos fatiados, uvas moscatel e em rubi sem sementes cortadas ao meio. Ele atrai paz e união, leveza e equilíbrio, prosperidade, amor, paixão e saúde.

Drink de ano novo

Outro drink especial de ano novo! É feito com 25 ml de licor de pêssego, 50 ml de suco de maçã, gelo, champanhe e decorado com morangos.

Bebida Chilcano

Quem gosta de caipirinha vai amar a bebida Chilcano. Ela é feita com um copo de gelo, 30 ml de cachaça, 1 colher de sopa de açúcar, polpa de maracujá, folhas de manjericão e água tônica citrus.

Gin com romã

Comer romã na virada do ano atrai prosperidade, então você pode adicioná-la ao gin para fazer uma bebida super refrescante. É só fazer uma polpa de romã espremendo metade da fruta na peneira, depois bater na coqueteleira junto com uma dose de gin, 1 colher de açúcar, meio limão Tahiti e 2 doses de espumante.

Água de Valência

A água de valência é uma bebida típica da Espanha feita com 1 copo de suco de laranja, 1 garrafa de champanhe semi-seco, meio copo de vodka, açúcar a gosto e rodelas de laranja para decorar. É só misturar tudo e servir bem gelado.

....