3 Ditados Populares sobre Amizade

Amigos, amigos, Negócios à parte

Os ditados fazem parte do nosso cotidiano e expressam importantes lições, mas para isso é fundamental que possamos parar para refletir sobre eles. Com isso, entenda abaixo o que representa dizer Amigos, amigos, Negócios à parte:

O que significa “Amigos, amigos, Negócios à parte”?

Falar esse ditado carrega o significado de que independente da amizade que exista, os negócios devem estar separados das relações interpessoais, tendo em vista que são campos diferentes de nossa vida e é melhor evitar que se misturem.

Assim, esse ensinamento se mostra muito válido para nossa vida prática, sendo um alerta para que a gente não confunda diferentes áreas da vida e com isso possamos evitar o fracasso das mesmas por expectativas, por exemplo.

Etimologia da expressão

Sendo esse um ditado sem autor conhecido, podemos dizer que sua origem parte realmente da população que a partir de suas próprias trajetórias podem chegar a lições como essa que chegou a se tornar até mesmo título de filme ainda em 1981, demonstrando sua popularidade.

Atualmente a expressão está mais ligada ao meio empresarial, já que no ramo dos negócios é preciso contar com um público que não necessariamente contará com o apoio de amigos, sendo preciso pensar além disso para obter o sucesso.

Reflexão a partir do ditado

A amizade é muito valiosa, mas nem sempre ela poderá suprir as nossas expectativas, principalmente com relação a outras áreas. Por isso, é importante que se deixe de lado intencionalidades comerciais com os amigos, para que esse carinho não seja afetado.

Exemplo disso é quando emprestamos dinheiro a um amigo e o pagamento não é efetuado como deveria, assim nos colocamos em uma situação complicada. Outro caso é quando começamos um novo negócio e os amigos desejam descontos ou até comprar para pagar depois, o que não deve ser permitido por conta da vida pessoal.

Quem não é Visto, não é Lembrado

Provavelmente você já ouviu falar que quem não é visto, não é lembrado. Muito além da exibição, o significado da expressão se associa a necessidade de se fazer presente. Confira uma análise do seu significado e outros detalhes sobre o ditado logo abaixo:

O que significa Quem não é visto, não é lembrado?

Essa frase revela a necessidade de aparecer, não de uma maneira egocêntrica ou exibicionista, mas sim no sentido de estar presente na vida das pessoas, fazendo valer o lugar que conquistou ao lado delas e mostrando que deseja permanecer ali.

Sem que isso seja feito, é possível que a pessoa perca esse lugar de importância, seja na vida daqueles que ama ou em espaços em si. Por isso, é preciso aparecer e manter a demonstração de interesse em seguir estando nesse lugar alcançado.

Etimologia da expressão

Esse ditado possui origem em Portugal, sendo um famoso provérbio português. Logo se popularizou em outros lugares, principalmente em colônias lusitanas como o Brasil, onde logou passou a fazer parte do vocabulário do povo, ainda em séculos passados.

O responsável pelo surgimento da frase é desconhecido, mas é certo que mal poderia imaginar a dimensão que seu pensamento poderia tomar com a passagem do tempo, sendo hoje uma fala comum em muitas regiões do nosso país e também fora dele.

Como ser visto e lembrado?

Uma simples mensagem pode ser suficiente para ser visto e automaticamente lembrado, caso essa tenha se tornado uma preocupação para você com base na expressão. Mas é importante frisar que quanto mais aparecer, mais será colocado como prioridade para pessoas e lugares.

Por isso, é importante demonstrar sentimentos como preocupação, felicidade por onde está e até mesmo um certo afeto. Mesmo que as necessidades do dia a dia te afastem de algo a alguém, tem sido cada vez mais simples exercer a comunicação com o crescimento das mídias sociais.

É preciso ser visto?

Se você quer ser lembrado, entende-se que também é necessário ser visto. Mas essa não é uma interpretação comuns a todos, já que você pode preferir viver de forma intimista, sem tantas amizades ao lado, por exemplo.

Nesse caso, precisa pesar aquilo que realmente importa para você, refletindo sobre o papel das pessoas na sua vida e sobre o seu papel na delas, assim poderá entender se vale a pena se esforçar para que não seja esquecido.

Além disso, cabe também a reflexão sobre se alguém que realmente gosta de você te esqueceria por conta da sua ausência, principalmente quando ela pode ser justificada por mudanças ou períodos complicados psicologicamente.

Quem Ri por Último Ri Melhor

A paciência é uma virtude de quem sabe que quem ri por último, ri melhor. Você ainda não sabe o significado deste ditado popular? Aprenda agora o que quer dizer quem ri por último ri melhor!

O que quer dizer Quem Ri por Último Ri Melhor?

Vencer uma batalha não significa ganhar a guerra. Quem ri por último ri melhor é um ditado que fala sobre paciência para manter o foco quando estiver perdendo ou em uma situação desfavorável, até mesmo quando estiver sendo humilhado ou diminuído por isso, porque ainda há chance de reverter o resultado, superar aquela situação e ultrapassar o adversário.

O ditado também fala sobre saber esperar o momento certo para comemorar uma vitória ou conquista quando você estiver em vantagem. Nada de ficar se vangloriando ou achando que está tudo definido, com zombarias ou com uma postura arrogante.

Na Bíblia

Um ditado popular que tem origem na Bíblia e que possui um significado semelhante a Quem ri por último ri melhor é Os humilhados serão exaltados. Isso porque podem estar rindo de você agora, mas, no final, você pode superá-los.

O mesmo acontece com a passagem bíblica “Os últimos serão os primeiros”, presente na Parábola dos Trabalhadores na Vinha. Nada é definitivo na vida: nem estar ganhando, nem estar perdendo. Os papéis e as posições podem sempre mudar!

Quem ri por último sempre ri melhor?

Existe uma resposta cômica a este ditado: quem ri por último é porque não entendeu a piada. Assim como tudo na vida, nem sempre esse ditado servirá de parâmetro a todas as situações, pois quem está ganhando pode per